Autores
de Oliveira, M.V. (UECE) ; Martins Júnior, F.R.F. (UECE)
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que resultou em TCC submetido ao curso de Licenciatura Plena em Química da UECE/FAFIDAM. O objeto de estudo buscou demonstrar como o professor pode contextualizar o ensino de Química pela utilização das TICs na visão dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Morada Nova no interior do Ceará. O instrumento de coleta de dados desta pesquisa descritiva foi a frequência dos Laboratórios de Informática, e um questionário investigativo na intenção de analisar como a utilização das TICs influi no ensino de química. Aqui, o que pode ser constatado foi que grande parte destes alunos, estão desmotivados a aprender Química, através de um ensino centralizado na transmissão massiva e descontextualizada de informações.
Palavras chaves
Ensino de Química; TICs; Contextualização
Introdução
A justificativa da presente pesquisa ocorre ao se observar a controvérsia entre o avanço da Educação, o da Ciência (Química no caso) e o da Tecnologia (TICs). Ultimamente no Brasil, a medida que os anos se passam, as tecnologias são fomentadas pela ciência, porém pouco são utilizadas como ações educativas pelos professores. Mesmo dispondo de dispositivos tecnológicos inovadores disponibilizados por algumas escolas, por exemplo a desta pesquisa, ainda grande parte dos professores brasileiros optam em ensinar utilizando os mesmos métodos tradicionais. Desta forma espera-se que a inclusão das TICs como recursos didáticos para práticas pedagógicas inovadoras, potencializem a relação de ensino- aprendizagem no Ensino de Química. Entre as TICs acessíveis a operacionalização no Ensino de Química, podem ser citadas como principais: o amplo acesso a internet, o computador com diversos programas, além de vários softwares educativos e a lousa digital. Tal problemática visa a ser contornada de acordo com Brasil (2008), quando é informado que as novas tecnologias são ferramentas adotáveis que podem contextualizar o ensino de Química e tem a finalidade de buscar a compreensão dos conhecimentos para uso do cotidiano, formando discentes críticos, formadores de ideias construtivas, tendo uma ampla visão e compreensão da realidade que exige a sociedade atual. Diante do exposto, alguns princípios objetivaram a pesquisa, a saber: I. Revelar a visão dos alunos do 3º ano no Ensino Médio acerca da utilização das TICs na contextualização do Ensino de Química; II. Explorar a frequência dos laboratórios de informática da referida escola nos anos de 2011 a Maio de 2014; III. Utilizar um questionário como forma de diagnóstico da associação entre a utilização das TICs e o ensino de química.
Material e métodos
Este estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Prodanov e Freitas (2013) menciona que o objetivo de uma pesquisa consiste na busca de informações que o pesquisador necessita. A pesquisa teve como 1ª etapa: um breve histórico da instituição na intenção de conhecer um pouco mais o campo de pesquisa, além de conhecer o espaço físico da escola e os meios tecnológicos que a mesma disponibilizava. As etapas subsequentes da pesquisa foram: 2ª etapa: Observação do uso das TICs no ambiente escolar: As visitas na escola ocorreram durante o mês de maio do ano de 2014, onde foi possível observar o uso dos recursos tecnológicos no âmbito educacional, essas observações possibilitou uma visão mais ampla da realidade escolar. Essa interação entre pesquisador e escola, proporcionou uma aproximação entre alunos e professores observando suas atitudes e pensamentos relacionados à educação que estão inseridos.; 3ª etapa: aplicação dos questionários: foi aplicado a cento e nove alunos nas turmas de 3º ano da E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas do município de Morada Nova no interior do Ceará, com o intuito de diagnosticar a situação da utilização das TICs na escola 4ª etapa: Verificação das frequências da utilização dos LEIs: Foi explorada a frequência do laboratório de informática referente aos anos de 2011 a Maio de 2014, na primeira semana de Junho de 2014, na intensão de analisar com qual frequência os professores de Química utilizava os LEIs para ministrar suas aulas, além de verificar qual disciplina que mais utiliza esta ferramenta e quais disciplinas que adotam menos esses recursos.
Resultado e discussão
4.1 Análise e resultados das observações do uso das TICs no ambiente escolar
(2º etapa).
Os LEIs usufruíam de sessenta e cinco computadores, nos quais todos tinham
acesso a internet, dois retroprojetores e três data-show, onde um deles
estava anexado a lousa digital.
4.2 Análise e resultados do questionário realizado com os alunos de Química
do 3º ano (3ª etapa).
Na questão de número quatro, foi investigado se as TICs poderiam contribuir
para sua motivação nos estudos de Química. O resultado foi positivo para os
cento e oito alunos participantes, e apenas um aluno respondeu que não
contribuía.(Gráfico 1 em anexo, Escala em azul: sim ; escala em vermelho:
não)
4.3 Análises e resultados da frequência das turmas de Química do 3º ano aos
Laboratórios de Educação de Informática (LEI) do período de 2011 a 2014 (4ª
etapa).
O Gráfico 2 em anexo traz como legenda: as cores das escala referem-se aos
anos: azul 2011; vermelho 2012; verde 2013 e lilás 2014, e ainda a
quantidade de vezes que as turmas usaram o LEI.
Moran (2009) considera importante o professor diversificar as suas aulas, e
menciona que o mesmo tem um leque de opções metodológicas, ou seja, possui
inúmeras possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, e cabe a
ele, em sua prática docente, encontrar uma forma mais adequada de interagir
os recursos tecnológicos com os muitos procedimentos metodológicos.
Gráfico 1
Gráfico 2
Conclusões
No ensino de Ciências o aprendizado adquirido no ambiente escolar, deve contribuir não somente para o conhecimento teórico, mas também para uma observação mais ampla, desenvolver meios para a interpretação de fatos da natureza e compreender seus fenômenos para com o nosso cotidiano. A sala de aula deve ser o lugar onde professor e alunos exploram os conteúdos educativos desvendando novas tecnologias e possibilidades didáticas. A Química pode desenvolver a contextualização do ensino ao abordar conteúdos químicos e temas químicos sociais que são considerados essenciais para o ensino mencionado.
Agradecimentos
Referências
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15ªed. Campinas, SP: Papirus, 2009. (Coleção Papirus Educação).
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF, 2008. 135p.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ªed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.