11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A LUMINESCÊNCIA COMO FERRAMENTA ATRATIVA NA MEDIAÇÃO DE CONTEÚDOS DO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Moura, R.M. (UERR) ; Lima, R.C.P. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UERR) ; Sousa, L.M. (UERR) ; Miranda, A.L. (UERR)

RESUMO: Considerando que, uma das dificuldades encontradas pelos alunos na abstração de conteúdos está na relação entre teoria e prática, este trabalho propõe a utilização do fenômeno da luminescência como estratégia de ensino para o tema estrutura atômica. Mediante uma visita diagnóstica a Escola Tancredo Neves, localizada na periferia da cidade de Boa Vista, Roraima, foi apresentado e discutido com os alunos da 1ª série do ensino médio um experimento sobre a luminescência, abordando o conteúdo átomo de Bohr. Os resultados evidenciaram que cerca de 73% dos alunos não conheciam o tema luminescência, mesmo já tendo estudado o conteúdo estrutura atômica. O experimento se mostrou eficaz na motivação e aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Luminescência; Átomo de Bohr

INTRODUÇÃO: No mundo contemporâneo muitas são as necessidades encontradas nas salas de aula, cada vez mais encontramos alunos desmotivados e com dificuldades de aprendizagem. No ensino de química estas dificuldades são relacionadas pelos estudantes, principalmente a falta de relação da teoria com a prática, o que torna a aprendizagem muitas vezes sem sentido. Assim, o ensino da química deve possibilitar ao aluno a construção de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo utilizar este conhecimento no cotidiano. De acordo com Américo et. al. (2008), os parâmetros curriculares nacionais (PCNEM) destacam que o ensino de química deve possibilitar ao aluno a compreensão dos processos químicos e da construção do conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Nery e Fernandez (2004) afirmam que o fenômeno da luminescência é visualmente atraente e desperta a curiosidade das pessoas de todas as idades, podendo ser uma ferramenta atrativa e uma alternativa metodológica para atrair a atenção dos alunos nas aulas de química do ensino médio, tendo como objetivo inserir subsídios para que as aulas experimentais que abordem este tema sejam introduzidas e assim possam contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Os experimentos voltados para este conteúdo provocam discussões em sala de aula, que vem a facilitar a mediação do professor, tornando a estrutura da matéria um tópico mais interessante. Para alcançar os objetivos pretendidos foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto, visita diagnóstica a Escola Estadual Tancredo Neves, localizada na periferia da cidade de Boa Vista, Roraima, apresentação seguida de discussão dos experimentos e avaliação da aprendizagem dos conteúdos.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado inicialmente por meio de levantamento bibliográfico, o qual ofereceu embasamento teórico sobre o assunto, fornecendo subsídios para preparação dos experimentos. Em seguida foi realizada visita diagnóstica a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde foi possível identificar as fragilidades de aprendizagem dos alunos e estudado o experimento que poderiam ser apresentado. O experimento escolhido foi realizado para os alunos da 1ª série do ensino médio, pois o assunto estrutura atômica, mais precisamente o átomo de Bohr, costuma ser abordado neste período. Para o experimento foi construída uma caixa preta provida de luz negra para fornecer energia a alguns materiais com propriedades luminescentes, para que emitam a energia que absorvem na forma de luz. Nesse experimento, foram usados materiais alternativos como, extrato da clorofila de vegetais de folhas escuras, água tônica e comprimidos de complexo B. Para avaliar o nível de conhecimento e de aprendizagem dos alunos, foi aplicado um questionário contendo 8 questões fechadas a 60 alunos. As questões buscaram identificar o nível de conhecimentos existente e o nível de aprendizado obtido após a prática mediada. Após a coleta de dados, os mesmos foram tabulados e analisados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Mediante a visita diagnóstica foi observado que os alunos apresentavam grandes dificuldades na discussão do tema “átomo de Bohr” e a explicação da luminescência a partir destes conhecimentos. Ao analisar as respostas do questionário foi possível constatar o que já se havia observado na visita diagnóstica, que os alunos desconheciam aspectos relacionados ao efeito luminescente presentes em seu cotidiano, e que 73% dos alunos não tinham consciência da importância da luminescência e dos vários campos em que ela está presente, no entanto 93,4% responderam que o tema era interessante mas que não entendiam muito sobre o assunto. Conforme os dados obtidos, o aprendizado foi significativo, pois cerca de 50% dos entrevistados responderam que após o experimento e as explicações dadas agora conseguem relacionar alguns elementos presentes no cotidiano com o fenômeno da luminescência. Ressalta-se ainda que 91,7 acham que a aula prática contribuiu de alguma forma para seu aprendizado e 95% gostariam de ter aulas experimentais na escola. Sendo assim, as aulas experimentais são uma das formas de mediação entre a prática e teoria eficaz para o ensino em química. Observou-se, que nas explicações teóricas antecipando-se ao uso do experimento os alunos não deram muita importância ao assunto explorado, porém ao efetuar a mediação na prática a maioria queria participar e passaram ter curiosidade sobre o assunto. Neste sentido, 81,7% conseguiram absorver que o átomo absorve energia quando sai de seu estado fundamental para um nível de maior de energia e libera energia quando volta ao estado fundamental em forma de luz e 65% identificaram que o modelo atômico que foi abordado foi o modelo de Bohr.

CONCLUSÕES: Durante a execução da atividade foi possível trabalhar, de forma prática e dinâmica o assunto em questão, fazendo relação com o cotidiano dos alunos. O tema luminescência influenciou positivamente na aprendizagem de conceitos químicos, tendo despertado a curiosidade e motivado os alunos a buscarem novos conhecimentos. Desta maneira é possível perceber que o ensino de química pode trabalhar temas relevantes e atuais, levando os alunos a refletir a existência da química em vários acontecimentos do dia-a-dia, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de opinar sobre assuntos científicos.

AGRADECIMENTOS: Os autores deste trabalho agradecem ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID e a Universidade Estadual de Roraima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMÉRICO, F. G (IC), CIRQUEIRA, S. S. R. (IC), ASSUNÇÃO, I. P. de (IC), CORRÊA, R. G. (PQ), PIRES, Ana Maria (PQ). O Uso do Tema Luminescência para a Contextualização do Tópico Atomística. 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008. Disponível em: sec.sbq.org.br/cdrom/31ra/resumos/T0879-1.pd Acesso em: 20/05/2013

NERY, A. L. P. N.; FERNANDEZ, C. Fluorescência e Estrutura Atômica Experimentos Simples Para Abordar o tema. Química Nova na Escola n° 19, maio 2004.