Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Educação Ambiental como Tema Gerador de Competências para Docência em Ciências Naturais
AUTORES: Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA) ; Brasil de Oliveira Marques, P.R. (UFMA) ; Salazar Queiroz, T.L. (UFMA) ; da Silva e Silva, F. (UFMA) ; Silva Nunes, E. (UFMA) ; Alves Silva, L.D. (UFMA)
RESUMO: O presente trabalho baseou-se na abordagem de pesquisa qualitativa buscando
utilizar a educação Ambiental para gerar discussões em uma escola de ensino
Fundamental da cidade de Codó como também acompanhar a estruturação reflexiva de
identidades docentes pela prática da pedagogia de projetos que fomentam o
desenvolvimento de competências nos docentes em formação do curso de
licenciatura em Ciências Naturais do Campus de Codó – UFMA. O acompanhamento
dos trabalhos revelou contribuições significativas para a formação de cidadãos
críticos, criativos e participativos no seu papel com cidadão, além de ter
proporcionado o desenvolvimento de um amadurecimento informativo-científico e
emocional em um número significativo de alunos da escola.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino de Ciências; formação docente
INTRODUÇÃO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza aplicados
ao Ensino Fundamental, o ensino de ciências deve ser orientado no sentido que os
alunos correlacionem os conteúdos trabalhados em sala de aula com as
experiências cotidianas através da integração de conhecimentos dos saberes das
disciplinas e dos temas sociais. A inserção destes temas nas atividades
pedagógicas deve ter como objetivo principal a formação do cidadão crítico e
participativo além de despertar a compreensão das diferentes relações entre o
homem e os fenômenos naturais sob os aspectos de ser integrante e agente
transformador. A educação ambiental, então, se constitui numa ferramenta
poderosa de apoio à preservação e proteção de água de qualidade para as futuras
gerações. Educar sobre o meio ambiente, para o meio ambiente, no meio ambiente e
a partir do meio ambiente tem colocado a educação ambiental na perspectiva de
construtora dos fundamentos para uma sociedade sustentável mais justa e humana.
Atividades interdisciplinares vêm se apresentando eficazes na didática do Ensino
de Ciências da natureza, pois possibilitam a integração de vários saberes das
áreas especificas de conhecimento, ratificando de forma efetiva a interligação
inerente entre áreas que compõem a área. Dentre o exposto, este trabalho teve
por objetivo propiciar a educação ambiental em uma escola municipal da cidade de
Codó Maranhão através de atividades desenvolvidas nas dimensões de formação de
futuros professores vislumbrando a simetria invertida no que tange o “fazer
ciência” utilizando os procedimentos próprios da ciência, suscitando situações
coletivas e individuais, estabelecendo um processo de troca que gera novas
indagações.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho baseou-se na abordagem de pesquisa qualitativa buscando
utilizar o tema água para gerar discussões em uma escola de ensino Fundamental
da cidade de Codó como também acompanhar a estruturação reflexiva de identidades
docentes pela prática da pedagogia de projetos que fomentam o desenvolvimento de
competências nos docentes em formação do curso de licenciatura em Ciências
Naturais do Campus de Codó – UFMA. O movimento dos trabalhos se constitui em
etapas distintas, com coleta de dados obtidos por meio de observação guiada do
desenvolvimento das competências dos licenciandos, sendo também constituída por
aplicação de entrevistas, questionários e gravação com posterior análise das
atividades. Primeiramente, trabalhou-se com os licenciando na academia,
estabelecendo-se questões de pesquisa baseado na problemática Água na
perspectiva de desenvolver atividades que contemplassem a transposição didática
para a etapa do Ensino Fundamental. Estas questões funcionaram como norte para
reflexão da atividade docente para suscitar discussões e conscientização da
problemática e na sequencia gerar possibilidades de soluções advindas das
sugestões dos alunos. Desta forma, foram elaboradas ações destinadas a escola e
outras ações no âmbito acadêmico para contemplar a parceria universidade-escola.
Dentre as atividades, destaca-se: palestras do dia mundial da água, oficinas de
controle e combate da dengue, oficinas de medição de pH da água, oficinas sobre
tratamento da água com material alternativo. A culminância das atividades foi
promovida nos espaços do campus da universidade em comemoração ao dia mundial da
água. Durante a culminância, foram coletadas concepções dos alunos do Ensino
Fundamental sobre a temática e também dos professores da referida escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todo o trabalho teórico-prático dos licenciandos do curso de ciências naturais
participantes deste projeto foi supervisionado pelo coordenador do projeto e
demais professores componentes da equipe executora com regulação continua. A
atuação dos licenciandos no projeto buscou pontuar em colaboração com o conteúdo
trabalhado nas disciplinas de ciências ofertadas aos alunos do ensino
fundamental de sexto ao nono ano através de levantamento prévio do rol de
conteúdo ministrado pelos professores da escola. As oficinas buscaram interagir
com os alunos da escola municipal despertando a curiosidade e as percepções
destes sobre a problemática da poluição e do uso racional da água levantando
também em todos os momentos das atividades do projeto o contexto da realidade da
comunidade escolar. Os alunos da escola mostram-se interessados e participativos
nas atividades de oficinas propostas pelo projeto. A mobilização de
conhecimentos apropriados para compreensão e ação de forma qualificada no
contexto em que os alunos se inserem é uma das competências esperadas do egresso
do curso, o que vem sendo percebido pela execução das atividades do projeto.
Sendo assim, a forma como a construção do conhecimento foi proposto neste
projeto, pode proprocionar uma efetivas contribuições no aprendizado dos alunos
tanto no que tange a formação ambiental como na construção da praxis docente.
CONCLUSÕES: A aplicação deste projeto se mostrou eficiente tanto no processo de formação de
futuros docentes como no processo de ensino aprendizagem de alunos do ensino
fundamental da escolar municipal Remy Archer da cidade de Codó-Maranhão, uma vez
que percebeu-se o despertar da atenção dos alunos, como também a motivação e a
relativa apropriação de conhecimentos sobre educação ambiental necessários a esta
comunidade escolar, para a formação de cidadãos críticos, criativos e
participativos no seu papel com cidadão, além de ter proporcionado o
desenvolvimento de um amadurecimento informativo-científico.
AGRADECIMENTOS: Escola Municipal Remy Archer,
FAPEMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A. M. P., GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências, 2003.
MEC. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília, 2007.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programa Nacional para Educação Ambiental, 2005.