11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: EUCALIPTO: uma abordagem histórico-social para o ensino de química orgânica.

AUTORES: Andrade, T.B. (UFPI-CPCE) ; Reis, M.I.G. (CEMTI) ; Fernandes, H.C. (CEMTI) ; Trindade, E.F. (UFPI-CPCE) ; Alves, R.H. (UFPI-CPCE) ; Osajima, J.A. (UFPI-CPCE) ; Souza, J.S.N. (UFPI-CPCE)

RESUMO: A contextualização de temas que possibilitem a articulação do ensino de Química Orgânica faz-se cada vez mais frequente e importante para os diferentes níveis educacionais, incluindo diferente cursos de graduação que necessitam, em sua matriz curricular, a disciplina de Química Orgânica. Este trabalho efetuou um estudo para a utilização do tema eucalipto, para desenvolver o ensino teórico e prático de Química Orgânica, aos discentes do curso de engenharia florestal, da Universidade Federal do Piauí.

PALAVRAS CHAVES: contextualização; ensino de química; óleo essencial

INTRODUÇÃO: O Campus Profa. Cinobelina Elvas (CPCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é uma jovem instituição de ensino superior, implantada em 2006, através do Plano de Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação (MEC). Esta instituição está localizada no município de Bom Jesus, na região sul do Estado do Piauí, com 5 cursos de graduação. O curso de Engenharia Florestal apresenta, na matriz curricular, no 30 período, a disciplina intitulada Química Orgânica. Os alunos de cursos distintos da Química, geralmente, apresentam carências nos conhecimentos na disciplina em questão e, por conseguinte, têm apatia com o aprendizado da mesma. Segundo Da Silva (2008), o sistema educacional adotado pela academia tem optado pela obtenção do conhecimento através da sistematização fragmentária. Atualmente, dentre os vários eixos da pesquisa em educação, o desenvolvimento interdisciplinar, histórico-social tem merecido destaque (GORRI; SANTIN FILHO, 2009). Além disso, no ensino de Química, esse desafio é estendido ao buscar construir um elo entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos alunos. A ausência desse vínculo é responsável por apatia e distanciamento entre alunos e professores (VALADARES, 2001). É de conhecimento que a experimentação desperta um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização (ARROIO et al., 2006), aumentando a possibilidade de aprendizado, pois a motivação funciona como ferramenta para envolver o aluno nos temas em estudo. O presente trabalho tem como objetivo utilizar o tema eucalipto, bem como a extração de óleo essencial, como ferramenta para destacar relevantes conceitos da Química Orgânica.

MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi aplicado no Curso de Engenharia Florestal, para os alunos matriculados na disciplina de Química Orgânica (30 discentes). Realizou-se um levantamento sobre possíveis temas que poderiam ser utilizados para a contextualização da Química Orgânica, no referido curso. A contextualização, através do tema eucalipto, apresentou-se a mais viável (LE COUTEUR; BURRESON, 2006). A partir do tema, estudou-se como poderiam ser criadas estratégias para serem abordadas em aulas teóricas e práticas. Iniciou-se com a extração de óleo essencial de 200 g de folhas de Eucalyptus sp., coletados no Campus, pelo método de hidrodestilação. Posteriormente, realizou-se levantamento de artigos com análises de óleo essencial, através de cromatografia gasosa, acoplada ao espectrômetro de massa. Através do constituinte majoritário, buscou-se utilizar temas relacionados aos conteúdos presentes no plano de disciplina do curso que poderiam ser trabalhos com o tema eucalipto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na aula prática, a utilização de 200 g de folhas recém-coletadas e obtendo-se 1,8 mL, com massa de 1,44 g, tem-se um óleo com densidade de 0,8 g.mL-1 e rendimento (com relação a massa foliar) de 0,72%. Resultado este, de acordo com os dados da literatura para uma extração de óleo com fins comercial. (VITTI,1999). O levantamento bibliográfico demonstrou que o constituinte majoritário para Eucalyptus sp. varia de acordo com a espécie estudada, podendo ser: felandreno, pepiritona, citronelal, citral, dentre outros. A partir da temática eucalipto, pode-se abordar os seguintes estudos: polímero de celulose, extraído do eucalipto, na indústria de celulose e papel, até o nível de glicose, para abordar os conteúdos iniciais do ementário, como características estruturais do carbono, ligações químicas e polaridade das moléculas. A partir dos constituintes majoritários possíveis, trabalhou-se com temas funções orgânicas oxigenadas, ampliando para nylon e seda, ligações peptídicas, ligações glicosídicas e polímeros. A partir do tema isopreno, pode-se para substanciar o ensino de hidrocarbonetos, terpenóides e oferecer subsídios para o assunto óleo essencial. O conteúdo de isomeria, bem como estereoquímica, pode ser ministrado através de moléculas de glicose, frutose, aminoácidos e terpenóides (extraídos de óleos essenciais). As reações de substituição foram apresentadas a partir das moléculas de glicose, celulose e amido para a produção de nitrocelulose, tão importante historicamente para a produção dos tecidos de algodão. Pode-se a partir daí, contextualizar outros temas correlatos como revolução industrial, mercado de trabalho, mão de obra e indústria de papel e celulose.

CONCLUSÕES: Os relatos dos discentes demonstram que o processo de ensino-aprendizagem tendo como tema gerador, eucalipto, tornou o estudo da Química Orgânica mais acessível e motivadora. Esses relatos com a integração entre os diferentes assuntos desta disciplina, dentre eles: características estruturais, do carbono, tipos de ligações químicas, fórmulas estruturas, funções orgânicas oxigenadas, polímeros, isopreno, terpenóides, isomeria e estereoquímica, tendo como tema gerador eucalipto,corroboram com a opinião de que a utilização desta abordagem possibilita aos discentes uma visão crítica da realidade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DA SILVA, O. S. A interdisciplinaridade na visão de professores de Química do ensino médio: concepções e práticas. 2008. 148f. Dissertação (Mestre em Educação). Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá.

GORRI, A. P.; SANTIN FILHO, O. Representação de temas científicos em pintura do século XVIII: um estudo interdisciplinar entre Química, História e Arte. Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, 2009.

LE COUTEUR. P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

VITTI, A. M. S.; BRITTO, J. O. Avaliação do rendimento e do teor de citronelal do óleo essencial de procendecias e raças locais de Eucalyptus citriodora. Scientia Floretalis, v. 56, p. 145 -154, 1999.