Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A quantidade de matéria (MOL): Uma questão além do conceito
AUTORES: Silva, C.F. (UFPI) ; Sousa, P.A.A. (UFPI) ; Oliveira, L.B. (UFPI)
RESUMO: Dentre os diversos assuntos de química abordados no ensino médio, o ensino do
conceito de mol através de práticas pedagógicas já definidas não favorece a
compreensão dos alunos sobre mol como uma unidade de massa e demonstram não
estabelecer diferenças conceituais entre mol e massa molar. Neste sentido, este
trabalho objetiva diagnosticar as limitações quanto à compreensão do conteúdo. A
ação metodológica foi realizada através de questionário e após diagnostico das
interpretações do conteúdo foi proposto um plano de ensino que vise auxiliar em
sala de aula. Os resultados demonstram que os alunos utilizam-se da memorização
de conceitos, o que limita a interpretação e associação do conteúdo com a
realidade prática, foi desenvolvido um plano de ensino com foco nas limitações
dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino; Limitação; mol
INTRODUÇÃO: O ensino de química para o nível médio é desafio para muitos professores e
alunos. Existe uma insatisfação por parte dos professores, que não conseguem
atingir certos objetivos educacionais propostos, e entre os alunos, que
consideram a química uma disciplina difícil e que exige muita memorização. De
acordo com Rogado (2004) a compreensão de conceitos científicos não consiste
apenas em saber sua definição, é necessário que se conheça o contexto em que
surge e suas interações com outros conceitos, aproximações e distanciamentos.
Sobre isso, conceitos da química usados em livros-texto têm sofrido mudanças,
mostrando que suas definições e significados estão em constante evolução. Essas
mudanças certamente terão implicações no ensino e irá exigir dos professores o
desenvolvimento e uso de novas metodologias (ROCHA-FILHO & SILVA, 1995).
Dentre os diversos assuntos de química abordados no ensino médio, o ensino do
conceito de mol através de práticas pedagógicas já definidas não favorece a
compreensão dos alunos sobre mol como uma unidade de massa e demonstram não
estabelecer diferenças conceituais entre mol e massa molar. A importância de
compreender o conceito de mol se faz necessário porque permite a tradução de um
mundo invisível para a realidade cotidiana, possibilitando o entendimento das
relações quantitativas existentes, em termos microscópicos, entre as substâncias
envolvidas numa transformação química (LOURENÇO & MARCONDES 2003). O objetivo é
compreender o nível de conhecimento dos alunos do segundo ano, pois estes já
estudaram sobre mol e quantidade de massa, a fim de avaliar e determinar suas
limitações quanto ao entendimento sobre o assunto e a partir das respostas
elaborar um plano de ensino que vise auxiliar em sala de aula, atuando como
apoio metodológico.
MATERIAL E MÉTODOS: Levando em consideração os estudos e própria vivência no ensino, elaborou-se o
questionário com cinco questões subjetivas que diagnosticasse o nível de
conhecimento dos alunos, abaixo as questões.
a)Qual o símbolo e a unidade que representa a grandeza quantidade de matéria?
b)Como você representa a concentração em quantidade de matéria de uma solução
qualquer?
c)Qual a relação entre quantidade de matéria e a constante de Avogadro?
d)Qual a diferença entre peso atômico e massa molecular?
e)Qual a diferença entre massa e mol?
De acordo com Lourenço & Marcondes (2003) o plano de ensino deve ser estruturado
em que pudessem levar a uma aprendizagem significativa do conceito de mol como
unidade de quantidade de matéria e que propiciassem aos estudantes oportunidades
de fazerem uso desse conceito no estudo quantitativo das transformações
químicas, através do emprego de raciocínio proporcional e não simplesmente de
algoritmos. Neste sentido, a partir do diagnostico das questões foi proposto um
plano de ensino, onde o conteúdo foi exposto e explicado de forma que os alunos
compreendam e tivessem a capacidade de interagissem com a realidade prática do
assunto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise do questionário, foi possível determinar que os alunos
apresentaram dificuldade em compreender sobre mol e quantidade de massa. Foi
significativo o número de alunos que apresentaram essa deficiência, dessa forma,
se fez necessário à elaboração do plano de ensino que abrangesse o conteúdo pelo
todo.
De acordo com Lourenço & Marcondes (2003) auxiliar os alunos a conceituar mol
como unidade de quantidade de matéria sempre constitui um grande desafio; daí a
necessidade de um plano de ensino com atividades concretas. Relatado também por
Silva & Rocha-Filho (1995) que argumentam que o uso de uma linguagem mais
simplificada e coerente certamente contribuiria para uma diminuição na
dificuldade de aprendizagem de certos termos químicos. Neste sentido, o plano
estabeleceu elos de coesão no conteúdo, fundamentado numa metodologia em que os
alunos ao compreenderem o conteúdo com auxilio do professor fossem capazes de
aprender e não apenas memorizar o conteúdo. Pois o objetivo do plano de ensino
consiste em: racionalizar as atividades educativas, assegurar um ensino efetivo
e econômico, conduzir os alunos ao alcance dos objetivos, assegurar
aprimoramento do conteúdo. Provocando assim a fixação do conteúdo sobre mol e
quantidade de massa.
CONCLUSÕES: Foi possível compreender as limitações dos alunos sobre mol e quantidade de
matéria, sendo fator importante para assegurar a aprendizagem. Liquidar conceitos
errôneos, facilitar o acesso a textos de apoio onde os alunos consigam manter uma
linha de raciocínio lógico é fundamental para formação, pois a química como
ciência é interligada com a realidade prática, dessa forma, o uso de textos como
planos de ensino/aprendizagem direcionados para os alunos fornecem subsídios para
alcançar a relação ensino-aprendizagem no âmbito da proporcionalidade.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LOURENÇO, I. M. B.; MARCONDES, M. E. R.; Um plano de ensino para mol. Química Nova na Escola. n. 8, 2003.
ROGADO, J. A grandeza quantidade de matéria e sua unidade, o mol: algumas considerações sobre dificuldades de ensino e aprendizagem. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 63-73, 2004.
SILVA, R. R.; ROCHA-FILHO, R.C.; Mol: Uma nova terminologia. Química Nova na Escola. n. 1, 1995.