11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A quantidade de matéria (MOL): Uma questão além do conceito

AUTORES: Silva, C.F. (UFPI) ; Sousa, P.A.A. (UFPI) ; Oliveira, L.B. (UFPI)

RESUMO: Dentre os diversos assuntos de química abordados no ensino médio, o ensino do conceito de mol através de práticas pedagógicas já definidas não favorece a compreensão dos alunos sobre mol como uma unidade de massa e demonstram não estabelecer diferenças conceituais entre mol e massa molar. Neste sentido, este trabalho objetiva diagnosticar as limitações quanto à compreensão do conteúdo. A ação metodológica foi realizada através de questionário e após diagnostico das interpretações do conteúdo foi proposto um plano de ensino que vise auxiliar em sala de aula. Os resultados demonstram que os alunos utilizam-se da memorização de conceitos, o que limita a interpretação e associação do conteúdo com a realidade prática, foi desenvolvido um plano de ensino com foco nas limitações dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino; Limitação; mol

INTRODUÇÃO: O ensino de química para o nível médio é desafio para muitos professores e alunos. Existe uma insatisfação por parte dos professores, que não conseguem atingir certos objetivos educacionais propostos, e entre os alunos, que consideram a química uma disciplina difícil e que exige muita memorização. De acordo com Rogado (2004) a compreensão de conceitos científicos não consiste apenas em saber sua definição, é necessário que se conheça o contexto em que surge e suas interações com outros conceitos, aproximações e distanciamentos. Sobre isso, conceitos da química usados em livros-texto têm sofrido mudanças, mostrando que suas definições e significados estão em constante evolução. Essas mudanças certamente terão implicações no ensino e irá exigir dos professores o desenvolvimento e uso de novas metodologias (ROCHA-FILHO & SILVA, 1995). Dentre os diversos assuntos de química abordados no ensino médio, o ensino do conceito de mol através de práticas pedagógicas já definidas não favorece a compreensão dos alunos sobre mol como uma unidade de massa e demonstram não estabelecer diferenças conceituais entre mol e massa molar. A importância de compreender o conceito de mol se faz necessário porque permite a tradução de um mundo invisível para a realidade cotidiana, possibilitando o entendimento das relações quantitativas existentes, em termos microscópicos, entre as substâncias envolvidas numa transformação química (LOURENÇO & MARCONDES 2003). O objetivo é compreender o nível de conhecimento dos alunos do segundo ano, pois estes já estudaram sobre mol e quantidade de massa, a fim de avaliar e determinar suas limitações quanto ao entendimento sobre o assunto e a partir das respostas elaborar um plano de ensino que vise auxiliar em sala de aula, atuando como apoio metodológico.

MATERIAL E MÉTODOS: Levando em consideração os estudos e própria vivência no ensino, elaborou-se o questionário com cinco questões subjetivas que diagnosticasse o nível de conhecimento dos alunos, abaixo as questões. a)Qual o símbolo e a unidade que representa a grandeza quantidade de matéria? b)Como você representa a concentração em quantidade de matéria de uma solução qualquer? c)Qual a relação entre quantidade de matéria e a constante de Avogadro? d)Qual a diferença entre peso atômico e massa molecular? e)Qual a diferença entre massa e mol? De acordo com Lourenço & Marcondes (2003) o plano de ensino deve ser estruturado em que pudessem levar a uma aprendizagem significativa do conceito de mol como unidade de quantidade de matéria e que propiciassem aos estudantes oportunidades de fazerem uso desse conceito no estudo quantitativo das transformações químicas, através do emprego de raciocínio proporcional e não simplesmente de algoritmos. Neste sentido, a partir do diagnostico das questões foi proposto um plano de ensino, onde o conteúdo foi exposto e explicado de forma que os alunos compreendam e tivessem a capacidade de interagissem com a realidade prática do assunto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise do questionário, foi possível determinar que os alunos apresentaram dificuldade em compreender sobre mol e quantidade de massa. Foi significativo o número de alunos que apresentaram essa deficiência, dessa forma, se fez necessário à elaboração do plano de ensino que abrangesse o conteúdo pelo todo. De acordo com Lourenço & Marcondes (2003) auxiliar os alunos a conceituar mol como unidade de quantidade de matéria sempre constitui um grande desafio; daí a necessidade de um plano de ensino com atividades concretas. Relatado também por Silva & Rocha-Filho (1995) que argumentam que o uso de uma linguagem mais simplificada e coerente certamente contribuiria para uma diminuição na dificuldade de aprendizagem de certos termos químicos. Neste sentido, o plano estabeleceu elos de coesão no conteúdo, fundamentado numa metodologia em que os alunos ao compreenderem o conteúdo com auxilio do professor fossem capazes de aprender e não apenas memorizar o conteúdo. Pois o objetivo do plano de ensino consiste em: racionalizar as atividades educativas, assegurar um ensino efetivo e econômico, conduzir os alunos ao alcance dos objetivos, assegurar aprimoramento do conteúdo. Provocando assim a fixação do conteúdo sobre mol e quantidade de massa.

CONCLUSÕES: Foi possível compreender as limitações dos alunos sobre mol e quantidade de matéria, sendo fator importante para assegurar a aprendizagem. Liquidar conceitos errôneos, facilitar o acesso a textos de apoio onde os alunos consigam manter uma linha de raciocínio lógico é fundamental para formação, pois a química como ciência é interligada com a realidade prática, dessa forma, o uso de textos como planos de ensino/aprendizagem direcionados para os alunos fornecem subsídios para alcançar a relação ensino-aprendizagem no âmbito da proporcionalidade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LOURENÇO, I. M. B.; MARCONDES, M. E. R.; Um plano de ensino para mol. Química Nova na Escola. n. 8, 2003.
ROGADO, J. A grandeza quantidade de matéria e sua unidade, o mol: algumas considerações sobre dificuldades de ensino e aprendizagem. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 63-73, 2004.
SILVA, R. R.; ROCHA-FILHO, R.C.; Mol: Uma nova terminologia. Química Nova na Escola. n. 1, 1995.