Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Trilhando a Química Ambiental: uso de jogo didático como ferramenta de aprendizagem no ensino de Química
AUTORES: Laís de Araújo Barbosa Nascimeto, T. (UFPI) ; Teixeira da Silva, T. (UFPI) ; Miraser da Silva, A. (UFPI) ; da Silva Moreira de Sousa, J. (UFPI) ; Farias da Cruz, V. (UFPI) ; Pinto de Sousa, R. (UFPI) ; Kássio Teiveira de Moura, F. (UFPI) ; Manoel da Silva Cruz Neto, E. (UFPI) ; Leite, C.M.S. ()
RESUMO: Ensinar Química no Ensino Médio é tido pela maioria dos professores como um grande
desafio, pois é uma disciplina considerada como abstrata por alguns alunos sendo
necessário a utilização de recursos didáticos, como a experimentação, jogos
lúdicos e computacionais, para proporcionar essa aprendizagem. Sendo assim, o
grupo de alunos do PIBID de Química da Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes
Rebelo, propôs como um método facilitador do ensino, a aplicação de um jogo de
tabuleiro, para a turma do 3º ano do ensino médio. Este jogo tem como objetivo
facilitar a compreensão desses alunos sobre o tema Meio Ambiente, de uma forma
interativa e dinâmica, que sejam capazes de procurar soluções, se tornando pessoas
esclarecidas e atuantes no que diz respeito a prevenção do meio ambiente.
PALAVRAS CHAVES: Jogos didáticos ; Meio ambiente; Ensino médio
INTRODUÇÃO: A aplicação de jogos didáticos em sala de aula vem aumentando nos últimos anos,
estes proporcionam uma aprendizagem diferenciada uma vez que representam
diversão e interação. Um jogo pode ser considerado educativo quando mantém um
equilíbrio entre duas funções: a lúdica e a educativa. Segundo Kishimoto (1996),
o lúdico está relacionado ao caráter de diversão e prazer que um jogo propicia.
A educativa se refere à apreensão de conhecimentos, habilidade e saberes. Assim,
a utilização do jogo didático como uma atividade diferenciada, orientada pelo
professor, é constituída por regras que mantém um equilíbrio entre a função
educativa e a função lúdica. Desta forma pode-se dizer que os jogos podem ser
utilizados como recurso didático diferenciado, dependendo inicialmente, da
característica do jogo e, posteriormente, do planejamento didático do professor.
O meio ambiente tornou-se nos últimos tempos uma temática de grande relevância,
sendo escolhido como forma de contribuição para a formação de cidadãos
conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental. Se
tratando do tema Meio Ambiente Cabrera e Salvi, (2005) relatam que aprender e
ensinar brincando traz uma riqueza de possibilidades de relacionamento, de
descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres. O jogo Trilhando a
Química Ambiental é um grande aliado no ensino e aprendizagem do Tema Meio
Ambiente, proporciona interação entre os alunos, despertando o seu senso
crítico, e contribuindo para sua formação social e uma reflexão sobre as suas
ações ambientais.
O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de um jogo didático
como ferramenta auxiliar para melhorar a aprendizagem do tema Meio Ambiente para
alunos do 3º ano do ensino médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado por iniciativa dos bolsistas do PIBID-Química da
UFPI, e que estão desenvolvendo o programa na Unidade Escolar Maria de Lourdes
Rebelo. O jogo didático foi utilizado em uma sala de aula com 21 alunos do 3ª
ano do ensino médio, supervisionados pela professora de química da escola
(supervisora PIBID).
Para avaliar a eficiência do jogo como recurso complementar usado para melhorar
a aprendizagem foi aplicado dois testes de sondagem do conhecimento: (1) Teste
pré-jogo (TS 1) e (2) Teste pós-jogo (TS 2).
A primeira etapa – Leitura do assunto e teste de sondagem: esta etapa consistiu
na distribuição para os alunos de um resumo relativo ao conteúdo Meio Ambiente.
Os alunos tiveram um tempo de três dias para ler o resumo, em seguida foi
aplicado o Teste de Sondagem 1 (TS 1), onde foram obtidos os aspectos
avaliativos, e por isso notas individuais foram atribuídas aos alunos.
Segunda etapa – Aplicação do jogo didático: A turma foi dividida em 4 grupos,3
grupos de 5 alunos e 1 grupo de 6 alunos.
Descrição do Jogo: o jogo contém 1 tabuleiro (Figura 1) , 26 cartas contendo
perguntas e respostas e 8 cartas prêmio, sendo que as cartas prêmios são ganhas
por um aluno a cada duas perguntas respondidas corretamente.
Terceira Etapa - Teste pós-jogo ((TS 2): após a leitura do assunto e aplicação
do jogo didático, foi aplicado o teste (TS 2) com o objetivo de avaliar os
conhecimentos adquiridos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos da turma foram entrevistados quanto à aplicação do jogo como recurso
didático complementar para melhorar a aprendizagem. A utilização do jogo teve
boa aceitação por parte dos alunos. Segundo os alunos: o jogo foi considerado
uma atividade interessante; uma forma diferente de aprender e; por último
registraram que esse tipo de atividade deveria ser realizado com maior
frequência.
Quanto à eficiência de utilização do jogo didático como recurso para melhorar a
aprendizagem, os resultados estão apresentados na Figura 2, que refere-se à
comparação das notas dos testes de sondagem TS 1 e TS 2.
O teste de sondagem TS1 revela que após realizar somente a leitura do texto,
sobre meio ambiente, a fixação do conteúdo por parte dos alunos foi baixa, uma
vez que boa parte dos alunos, 16, obtiveram nota abaixo de 5, tendo sido
observado nota máxima 7,0 antes do jogo didático.
Após a aplicação do jogo didático o teste de sondagem do conhecimento, TS 2,
mostra que houve um aumento significativo das notas, que mostrou um aumento na
variação das notas entre 3,0 e 8,0. Observou-se também que nenhum aluno tirou
nota entre 0,0 e 2,0.
A comparação entre as notas permite observar a evolução do conhecimento dos
alunos após a aplicação do jogo didático. Dessa forma consideramos positiva a
experiência do uso do jogo didático como ferramenta complementar no estimulo da
aprendizagem da Química.
Figura 1
Tabuleiro
Figura 2
Comparação das notas dos testes de sondagem TS 1 e
TS 2.
CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar a importância da introdução de
jogos no cotidiano escolar, com o objetivo de estimular a aprendizagem através de
uma atividade prazerosa e motivadora e diferenciada das aulas normais.
Os jogos didáticos podem ser utilizados como um suporte que complementa o plano
pedagógico e a didática do professor em sala de aula, uma vez que o mesmo
contribuiu para um melhorar o desempenho dos alunos, resultado avaliado pelo teste
de sondagem TS 2.
AGRADECIMENTOS: Ao Programa de Iniciação a Docência – PIBID e a CAPES pela bolsa concedida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio: Parte III: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 2000.
BRAIBANTE, M. E. F. e WOLLMANN. E.M; A Influência do PIBID na formação dos Acadêmicos de Química. Química Nova na escola, n. 4, v. 34, p. 167-172, 2012.
CABRERA, W.B; SALVI, R. A ludicidade no Ensino Médio: Aspirações de Pesquisa numa perspectiva construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5. ATAS, 2005.
CUNHA, M. B; Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 2, v. 34, p. 92-98, 2012.
KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.