Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Química em quadrinhos: Proposta de apoio metodológico
AUTORES: Silva, C.F. (UFPI) ; Sousa, P.A.A. (UFPI) ; Oliveira, L.B. (UFPI)
RESUMO: A inovação no ensino de química representa novo marco na reconstrução das
metodologias, revelando novas propostas para relação ensino-aprendizagem. Neste
contexto, o presente trabalho objetiva a compreensão dos assuntos ministrados no
primeiro ano do ensino médio através das ilustrações, demonstrando a capacidade
de interpretar e assimilar o conteúdo por meio dos quadrinhos. A avaliação
realizou-se através de interpretação dos alunos sobre os quadrinhos e avaliada
por questões de múltipla escolha. Os resultados obtidos demonstraram perceptível
interesse dos alunos por novas ações metodológicas, a relação ensino-
aprendizagem avaliada pelas questões revelaram que é possível e interessante à
inclusão de quadrinhos e charges como apoio metodológico.
PALAVRAS CHAVES: Inovação; Ensino; Química
INTRODUÇÃO: A contextualização no ensino de química é desafio constante para relação ensino-
aprendizagem. A utilização de novas técnicas e metodologias, visando aproximar a
química ao estudante, tem semeado uma série de propostas didáticas, nas quais,
são utilizadas com a intenção de atrair a atenção dos alunos ao conteúdo
ministrado nas salas de aulas. A oportunidade de conciliar conteúdos de sala de
aula com ilustrações (charges, quadrinhos) é substancial, Ferreira & Silva
(2011) relatam que a imagem, seja ela eternizada em pintura, desenho ou
fotografia, resultado da observação do real ou do imaginário, visualizada manual
ou eletronicamente, imóvel ou vibrante, é indispensável em qualquer processo de
ensino-aprendizagem. Neste sentido, a importância do uso de ilustrações em
química é uma estratégia de comunicação da ciência com os alunos, como forma de
construção do conhecimento.
É nesse contexto que o uso das ilustrações/charges ganha espaço como instrumento
motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe
estímulo ao interesse do estudante aliando o conteúdo a diversas situações de
humor porem fundamentadas por uma proposta de apoio metodológico que tenha a
finalidade de estimular a relação ensino-aprendizagem. O trabalho objetiva a
avaliação de alunos do segundo ano do ensino médio, através das ilustrações
(charges, quadrinhos) a fim de possibilitar uma nova estratégia de aprendizagem
e que forneça situações que os alunos possam estabelecer elos coesivos entre a
ciência e a realidade.
MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados para a interpretação dos alunos foram quadrinhos e
charges retiradas da internet, no qual, destacam conteúdos do ensino médio (1º
ano) e, estes foram aplicados em escola particular de Teresina. Após definição
das ilustrações foi realizado um estudo sobre o conteúdo da mesma a fim de
determinar o grau de discussão e envolvimento para então desenvolver as questões
de múltipla escolha. Os temas das charges e figuras são:
a)Reações Químicas
b)Eletronegatividade ou Eletroafinidade
c)Número de Avogadro
d)Metais
e)Tabela periódica
f)Ligações químicas
g)Ligações Iônicas
h)Fenômenos Químicos
g)Meio Ambiente e a química
O questionário é composto por dez questões de múltipla escolha, a avaliação será
determinada pela quantidade de acertos e erros, para diagnosticar as
dificuldades de interpretação do conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada a pesquisa com os alunos, no qual, de principio revelaram
entusiasmo ao conhecer a maneira que seriam avaliados. Isso demonstra que os
alunos (estudantes) necessitam de novas metodologias para serem motivados,
revelarem interesse pela disciplina química. Dessa forma, é importante oferecer
aos estudantes novas metodologias, maneiras de avaliar que informam aos
professores da possibilidade de reconstruir as ações metodológicas e didáticas
de ensino na relação ensino-aprendizagem.
Neste sentido, foram realizadas indagações a respeito de cada ilustração e
realizada uma media dos alunos que atenderam aos requisitos básicos do
questionário, bem como, e interpretação das respostas, sendo percentual de
acertos nas questões de aproximadamente 75%. Compreendeu-se que a utilização das
ilustrações como estratégia didática e metodológica, mostrou-se bastante útil
para favorecer o envolvimento dos alunos ao longo do processo, gerando assim
mais oportunidades de aprendizagem. Com isso, é possível entender que o caráter
lúdico e interdisciplinar, além do maior nível de autonomia em relação as aulas
e avaliações tradicionais de química, foi aspecto que contribuiu
significativamente em sua aceitação pelos alunos, com consequentes benefícios
para a sua aprendizagem.
Funções Inorgânicas - Questionário
A figura relaciona o humor na interpretação de uma
reação química, o objetivo da imagem é avaliar o
conhecimento das funções inorgânicas.
Questionário - Eletronegatividade
O objetivo da figura (imagem do questionário) é
avaliar a compreensão sobre íons, eletroafinidade e
eletronegatividade, e sobre tipos de ligação.
CONCLUSÕES: Compreendeu-se que é importante fornecer subsídios para a melhor formação dos
estudantes de química do ensino médio, inovar é reconstruir, reescrever,
possibilitar novas metodologias e didáticas que favoreçam a relação ensino-
aprendizagem. O uso das ilustrações demonstrou ser ponto de discussão para
valorizar a ciência química, revelaram que medidas inovadoras despertam interesse
dos estudantes, dessa maneira, a aprendizagem tornasse mais interdisciplinar,
incentivando a análise das situações e a releitura das mesmas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Cunha. M. B.; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, vol. 34, n° 2, p. 92-98, 2012.
Ferreira. W. M.; Silva. A. C. T.; As fotonovelas no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, vol. 33, n° 1, 2011. Scafi. S. H. F.; Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Revista Quimica Nova na Escola, vol. 32, n° 3, 2010.