Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A IMPORTANCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS AUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Rodrigues, N. (IFPI) ; Sousa, A. (IFPI) ; Sabrina, K. (IFPI) ; da Costa, C. (IFPI) ; Elanny, E. (IFPI) ; Moreira, G. (IFPI)
RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os efeitos que aulas
experimentais no ensino de química exercem sobre a motivação e o desenvolvimento
de estudantes do ensino médio. Questionários, observações e comparações foram
utilizados como ferramentas de pesquisa, sempre com o objetivo de diagnosticar o
interesse, competência, autoestima e desenvolvimento dos estudantes. Visando
melhores resultados mesmos foram utilizados questionários antes e depois das
atividades experimentais, realizada na própria sala de aula. Os resultados
mostraram que as aulas práticas constituem um importante parâmetro a ser
utilizado, podendo levar ao aumento da motivação e influenciar de forma
construtiva a solidificação do aprendizado.
PALAVRAS CHAVES: Aulas experimentais; motivação; ensino – aprendizagem
INTRODUÇÃO: A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa.
Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos
autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a
poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida.
(BRANDÃO, 1993). No entanto sabemos que a nossa educação hoje vem encontrando
muitos problemas, a grande maioria dos trabalhos nas escolas estão sendo
desenvolvidos com muitas dificuldades, que vem da carência de materiais
didáticos e com as péssimas estruturas dos ambientes, onde muitas vezes não tem
possibilidade de aperfeiçoar por falta de equipamentos que auxiliam no ensino,
acarretando na desmotivação tanto de professores e alunos. Com isso é necessário
buscar ferramentas para aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula com a
realidade dos alunos, ferramentas práticas e que tenham por finalidade auxilia-
los no ensino aprendizado de química.
Numa tentativa de superar as devidas condições de trabalho, aguçar o interesse
dos alunos pelo estudo das ciências, senso crítico e aprendizagem além de se
procurar obter melhores notas; as aulas práticas servem de estratégia e podem
auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo e
possibilitando aos seus alunos uma nova visão e até mais ampla sobre um mesmo
conteúdo. Nessas aulas, os alunos têm a oportunidade de interagir com
instrumentos específicos que normalmente eles não têm contato em um ambiente com
um caráter mais informal do que o ambiente da sala de aula (BORGES, 2002).
O presente trabalho tinha como real objetivo descobrir a importância de aulas
experimentais no desenvolvimento e motivação dos alunos do 1ª ano do ensino
médio do colégio Benjamim Baptista.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a execução do projeto foi escolhido uma turma de 34 alunos de 1ª ano do
ensino médio do colégio Benjamim Baptista e assim acompanhamos a mesma no
decorrer de todo o semestre. Foram elaboradas práticas simples e de materiais
com baixo custo e sempre que possível de pequeno impacto ambiental. A execução
das práticas ocorria no próprio laboratório da escola, onde contávamos com o
auxilio de alguns materiais e equipamentos próprio sempre seguindo a sequência
das abordagens dos conteúdos ministrados em sala de aula. O procedimento no
laboratório consistia e em seguida ocorria à aplicação do de questionário de
verificação. No final de todo o processo estudado, comparou-se as notas e a
desenvoltura à cerca das discussões da turma que foi acompanhada de aulas
práticas com outra turma que não recebeu o mesmo procedimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No gráfico 1, nos mostra que os resultados obtidos foram satisfatórios, visto
que; ao compararmos o desenvolvimento da turma com relação às perguntas à cerca
dos conteúdos ministrados após o experimento, além do favorável avanço no grau
de conclusões certas a média percentual de acertos após as experiência cresceu
de 49% para 75%, onde a turma que não recebeu o acompanhamento obteve
desenvolvimento de apenas 50%. No entanto obtivemos o mesmo resultado com
relação às notas, que concomitantemente comparadas com a outra turma, nos
satisfez e mostraram-nos bons resultados, desencadeando um aumento no rendimento
de 6,2 para 8.
Gráfico 1: Desenvolvimento das turmas.
Outro importante resultado obtido foi a motivação por parte dos alunos. Com isso
a realização da atividade gerou um incremento na sensação de competência e na
autoestima dos estudantes, pois os mesmos conseguiram construir pontes e
enxergar o lado dinâmico, analisaram e acharam construtivas indagações e assim
desfrutaram de grandes discussões antes não mencionadas.
Desenvolvimentos das turmas
Resultado do desenvolvimento das turmas; notas e
acertos com relação aos assuntos ministrados nas
experiencias.
CONCLUSÕES: Os resultados da pesquisa mostram – se satisfatórios, contribuindo incessantemente
e se tornando um elemento importantíssimo no aumento da motivação e
desenvolvimento dos alunos, percebemos que as aulas práticas não são a solução
para os muitos problemas enfrentados no ensino de química, mas constituem um
importante parâmetro a ser utilizado, podendo levar ao aumento da motivação e
influir na solidificação do aprendizado.
AGRADECIMENTOS: A CAPES por financiar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção
Primeiros Passos, 28o ed., 1993
BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n. 3, dez. 2002.
CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia.3. ed. São Paulo: Harbra.1996.