Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: ANALISE CONTEXTUAL E METODOLÓGICA DE UM LIVRO DE QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Leite, A. (IFPI) ; Santos, R. (IFPI) ; Araujo, T. (IFPI) ; Oliveira, M.A. (IFPI) ; Farias, J. (IFPI)
RESUMO: O texto que se segue apresenta a análise do livro didático, intitulado Química na
abordagem do cotidiano de autoria de, Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite
do Canto. Publicado em 2003 pela editora moderna (3ª edição), o qual é utilizado
por algumas escolas públicas no município de Parnaíba- Piauí. Analisaremos alguns
aspectos dentre eles a contextualização e metodologia utilizada pelo livro
didático em questão.
PALAVRAS CHAVES: didática; química; análise
INTRODUÇÃO: O livro didático é o mais velho instrumento de apoio tanto ao professor, como
para o aluno, garantindo a aquisição de saberes escolares, mas não devemos nos
apoiar somente nesse instrumento. Segundo Silva (1998) o livro didático passou a
ser utilizado com mais frequência no Brasil na segunda metade da década de 60,
com a assinatura do MEC-USAID em 1966. Em 1985 foi criado o Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD), tendo como seu principal objetivo: promover educação de
qualidade. A análise deste livro tem o intuito de verificar de que forma sua
metodologia favorece no processo de ensino- aprendizagem, destacando sua
importância para a qualidade do ensino e a sua forma de abordar os conteúdos,
pois é de suma importância um diagnóstico deste material para a melhoria na
aprendizagem, uma vez que na maioria das escolas este é o único material
didático disponível em sala de aula.
MATERIAL E MÉTODOS: Nós graduandos do curso de Licenciatura em Química do IFPI/ Campos- Parnaíba
realizamos este trabalho a partir de uma pesquisa acadêmica na disciplina de
Didática com o intuito de analisar um livro didático, a escolha do grupo de
licenciando foi o livro, Química na abordagem do cotidiano dos autores,
Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto, publicado em 2003 pela
editora moderna (3ª edição), ele é utilizado no 3º ano do ensino médio na
disciplina de química em algumas escolas públicas no município de Parnaíba-PI. A
análise foi realizada a partir dos seguintes aspectos: a produção conceitual do
livro; a autonomia dos discentes especificando a abordagem de exercícios
repetitivos ou de memorização; a interação dos conceitos textuais com o contexto
social dos alunos; o diagnóstico da linguagem apontando se ela é clara ou
complexa, e aborda também à importância dos meios midiáticos nos livros
didáticos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: “Os livros não existem no vácuo, os escritores, como tais, tem uma função social
definida exatamente proporcional a sua competência como escritores. Essa é a sua
principal utilidade”. (Pound, 2009). Numa visão geral ficaram visíveis os pontos
positivos do livro analisado, como a capa, que traz uma coloração verde atrativa
ao alunado e ainda uma amostragem de frutas relacionadas com a Química Orgânica,
a escolha da capa do livro tem grande importância, pois convida o discente a
explorar um mundo “desconhecido”, ele possui um vocabulário acessível,
atividades adequadas facilitadoras de um bom entendimento, exercícios expostos
após a exposição de cada tópico, visando à fixação dos conteúdos, os autores
abordam textos contextualizados que auxiliam os estudantes a desenvolver
capacidades de correlacionar os assuntos com situações do cotidiano. Foi
possível também observar algumas carências no livro de Química na Abordagem do
Cotidiano, uma delas é falta da relação entre a teoria e a prática, isso
restringe a abrangência de maiores conhecimentos do alunado no que diz respeito
a conceitos experimentais e até mesmo ocasiona bloqueios de oportunidades de
reformular novas idéias sobre a prática, outra falha é a não apresentação de
sites referenciais como fontes de pesquisas e a ausência da solicitação de
articulações da ciência em estudo com as mídias, o que deixa uma lacuna no
livro, pois a utilização da mídia em sala de aula pode servir como estímulo ao
processo de cognição dos alunos, eles também podem servir como ferramentas
didáticas contribuindo para uma leitura crítica do mundo real.
CONCLUSÕES: Da análise realizada no livro didático, os pontos positivos prevaleceram sobre os
negativos, e esta positividade pode ser empregada de uma maneira bem proveitosa,
utilizando técnicas inovadoras como, leituras e planejamento de discussões sobre
as mesmas, vídeos relacionados aos conteúdos, experiências acessíveis, seminários
e outras maneiras diferenciadas de abordagem dos assuntos do livro didático,
visando favorecer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem, com isso as boas
características do livro terão contribuição para o crescimento na vida
profissional e acadêmica dos discentes.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus e a nossa orientadora Msc. Maria de Fátima
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://estagioumgeografiauneb.blogspot.com.br/2009/08/introducao-os-livros-nao-existem-no.html. Revista escola, 2009, acessado em 10 de fevereiro 2013.
PERUZZO, Francisco Miragaia,1947- Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto. 3.ed. São Paulo: moderna, 2003, vol.03, Química Orgânica.
Http: //importanciadolivrodidatico.blogspot.com.br. Importância do livro didático: eficiência e/ou ineficiência deste instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Jan., 2008, p. 02, acessado em 16 de fevereiro de 2013.