Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: NA VISÃO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CALDEIRÃO GRANDE-PI
AUTORES: Sousa, J.A. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Pimentel, I.C. (IFPI)
RESUMO: Segundo Brito, o ensino da Química é essencial para o desenvolvimento da
cidadania, situação esta, prevista em documentos oficiais (Lei de Diretrizes e
Bases e Parâmetros Curriculares). Contudo, estudos apontam que o ensino da química
vem sendo tratado longe da realidade discente. Diante disso, a pesquisa tem como
objetivo mostrar a importância do ensino da química para a formação da cidadania e
se o mesmo está vinculado a prática docente. Assim, desenvolveu-se a pesquisa em
uma escola pública da cidade de Caldeirão Grande, onde aplicou-se, um questionário
aos docentes que lecionam a disciplina. Os resultados evidenciaram que os docentes
reconhecem a importância da disciplina Química para a formação do cidadão, porém,
a maioria admite que não vinculam o mesmo em sua prática docente.
PALAVRAS CHAVES: cidadania; ensino de química; formação
INTRODUÇÃO: Atualmente no ensino de química é perceptível o descompromisso de docentes,
quanto à relação dos conteúdos abordados na disciplina para a formação da
cidadania dos discentes, já que documentos oficiais como os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), reforçam sobre
o exercício da cidadania em todas as áreas do ensino nas escolas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio (PCNEM) a necessidade
imposta para o País de formar sujeitos-cidadãos é clara, visto que a escola é
tida como “um espaço social de construção dos significados éticos necessários e
constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania” (PCN, p. 27). Isso implica
que a forma de desenvolvimento dos conteúdos e da transposição didática destes
deverá de alguma forma, contemplar a formação para a cidadania. Segundo os PCNs
“a contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação
comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na
realidade e transformá-la” (ibidem, p.27), isso significa uma profunda mudança
no fazer pedagógico das instituições de ensino, desde, a gestão até a prática
pedagógica dos professores, pois essa prática deve ir para além da simples
transmissão de conteúdos específicos das disciplinas.
Outros estudos reforçam a importância do desenvolvimento da cidadania no ensino
de química no ambiente escolar, onde Brito (2008) trata da educação para a
cidadania no ensino de química e Santos (2012) fala sobre o ensino de ciências e
a ideia de cidadania, analisando as alterações que houve ao longo do tempo.
Diante do exposto acima o presente trabalho tem como principal objetivo mostrar
a importância do ensino da disciplina Química para a formação da cidadania e se
o mesmo está vinculado à prática docente.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa emana de uma abordagem qualitativa, já que condiz com a
definição de Bogdan e Biklin (1994, p. 11) quanto à investigação em educação.
Sendo esta, desenvolvida na Unidade Escolar Waldemar de Moura Santos da rede
Pública Estadual do Município de Caldeirão Grande-PI, onde se desenvolveu no
período que compreende junho de 2012 a abril de 2013. A pesquisa foi aplicada a
quatro professores efetivos e celetistas da instituição que lecionam a
disciplina de Química nos 1ª, 2ª e 3ª anos do ensino médio.
A coleta de dados consistiu em duas etapas: na primeira foram examinados dados
em documentos oficiais, pois estes retratam a preocupação ou não com a formação
para a cidadania, tanto para a escola como um todo (Projeto Político Pedagógico)
quanto para os professores, traduzida em seus planos de curso. Na segunda fase
fez-se necessário à aplicação de um questionário aberto aos professores, cujo
resultado indicará a importância ou não do ensino de Química para a formação da
cidadania em sua prática pedagógica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a finalidade de verificar a importância do ensino de química para a
formação da cidadania na prática docente. Verificou-se de inicio o Projeto
Político Pedagógico (PPP), onde o mesmo comtempla o ensino para a formação da
cidadania.
Posteriormente, aplicou-se um questionário para os professores que lecionam a
disciplina, no qual podemos destacar: quando questionados se eles como
professores acreditam que a disciplina de Química pode contribuir para a
formação da cidadania em seus alunos, 100% dos entrevistados responderam que
contribui para a formação, quando indagados sobre o ensino da disciplina Química
relacionada ao cotidiano do aluno, 75% responderam que raramente relacionam a
disciplina com o cotidiano e 25% dos entrevistados responderam que relacionam o
conteúdo da disciplina com o cotidiano do alunado. Já quando questionados sobre
o que considera prioritário no ensino da disciplina Química, 50% responderam que
considera prioritário à aplicação de cálculos, formulas e conceitos dos
conteúdos, 25% responderam que é prioritário a sua aplicabilidade no cotidiano e
25% dos restantes responderam que a prioridade está em relacionar a química com
sua importância para vivencia na sociedade.
CONCLUSÕES: Constatou-se que o ensino da química na escola pesquisada prioriza a aplicação de
fórmulas e conceitos referentes à área, não relacionando o estudo da química com
sua aplicabilidade no cotidiano, deixando de lado previsões de documentos oficiais
acerca da formação da cidadania. Neste cenário, sugere-se aos docentes que se
aprimore quanto ao ensino da química e suas possibilidades, inserindo na prática
pedagógica ações como a contextualização do ensino, tendo como base a
experimentação, visitas técnicas e organização de oficinas temáticas, usando os
conteúdos químicos como temas geradores.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus pela oportunidade!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394. 1996. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br.html> Acesso em 29 mar 2012.
BOGDAN, R.C. E BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Vol. 8/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRITO, Ronilson Lopes: A educação para cidadania no ensino de química. Dissertação (Monografia para licenciatura em química) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, São Luis, 2008.
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SANTOS, Paulo Roberto dos. O ensino de ciências e a ideia de cidadania
http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.html> Acesso em: 12 mar 2012.