Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO: LUDO QUÍMICO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL-RN.
AUTORES: Costa da Silva, A.F. (IFRN) ; dos Santos Cunha, F. (IFRN) ; Medeiros Rocha, G.T. (IFRN) ; de Araújo Azevedo, J. (IFRN)
RESUMO: Quando se refere ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio nota-se que a
prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de
conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Os jogos didáticos
adaptados ao ensino de química podem vir a agregar as necessidades de alunos e
professores, podendo ter grande influência na aprendizagem dos discentes, no
sentido de incentivá-los e como consequência facilitar a abordagem dos conteúdos
ministrados pelo professor. Assim este artigo tem como objetivo a aplicação de um
jogo didático (Ludo Químico) como ferramenta para um melhor aprendizado no ensino
da Química Orgânica no qual é abordado o estudo das Funções Orgânicas.
PALAVRAS CHAVES: jogo didático; ludo químico; química orgânica.
INTRODUÇÃO: Quando se refere ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio nota-se que a
prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de
conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Segundo Freire
(2002), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para
a sua própria produção ou a sua construção. O aluno compreende e aprende melhor
quando o docente estabelece teoria e prática, fazendo com que o conteúdo
ministrado se torne simples de ser compreendido.
O jogo ou atividade lúdica tem como consequência natural a motivação. Quando
adaptados ao ensino de química podem vir a agregar as necessidades de alunos e
professores, podendo ter grande influência na aprendizagem dos discentes, no
sentido de incentivá-los e como consequência facilitar a abordagem dos conteúdos
ministrados pelo professor. Este incentivo por parte do professor, através da
aplicação dos jogos, mostra uma maneira prazerosa e prática que facilita a
aprendizagem, cabendo ao professor adaptar os diversos jogos ao conteúdo a ser
ministrado, ao mesmo tempo conscientizando que a maior recompensa no fim do jogo
é a de que houve aprendizagem e compreensão. Segundo Melo (2005), vários
estudos, a respeito de atividades lúdicas, vem comprovar que o jogo além de ser
fonte de prazer e descoberta para o aluno é a tradução do contexto sócio-
cultural - histórico que é refletido na cultura, podendo contribuir
significativamente para o processo de construção do conhecimento do aluno. Assim
este artigo tem como objetivo a aplicação de um jogo didático (Ludo Químico)
como ferramenta para um melhor aprendizado no ensino da Química Orgânica no qual
é abordado o estudo das Funções Orgânicas.
MATERIAL E MÉTODOS: A ideia da proposição do jogo Ludo Químico originou-se durante o desenvolvimento
de atividades do (PIBID) “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência, oferecido pela Capes”. O jogo elaborado como forma de competição entre
duas turmas foi oferecido aos alunos da 3º(terceira série) da Escola Estadual
Professora Iracema Brandão de Araújo da cidade de Acari-RN.
Anteriormente a data do jogo foi ministrado um aulão por parte dos bolsistas do
Pibid para os alunos, no qual este aulão envolvia o estudo das Funções
orgânicas. O jogo lúdico proposto denominado de Ludo Químico, continha 30 cartas
contendo perguntas envolvendo as seguintes funções: alcoóis, aldeídos, cetonas,
ácidos carboxílicos, fenóis, éter, e éster. Fazendo parte do jogo também 01
circuito, uma casa bônus onde os participantes poderiam avançar 04 (quatro)
casas caso acertasse a pergunta, 01 dado e 02cones a serem distribuídos aos
jogadores. A sala foi dividida em 02 grupos, onde cada grupo possuía 16 alunos e
cada grupo escolhia um representante para responder as perguntas. Na partida, os
participantes lançavam o dado numerado e avançavam nas casas de acordo com os
pontos obtidos no lançamento, se houvesse acerto da pergunta sorteada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os jogos educativos são atividades lúdicas que possuem objetivos pedagógicos
específicos para o desenvolvimento do raciocínio e aprendizado dos alunos. Com o
jogo “Ludo Químico” inserido no estudo das funções orgânicas buscou-se criar uma
forma alternativa para o ensino da Química Orgânica, através de abordagens
práticas, ou seja, a elaboração de um jogo didático para melhorar a percepção e
a motivação dos alunos. Assim o jogo aplicado aos alunos da 3º (terceira)
do ensino médio, da Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo
mostrou-se lúdico e didático. Deste modo à aplicação da estratégia teve
influência positiva, pois observou-se que os alunos durante o jogo estavam
entusiasmados, sentiram-se mais motivados e ativos na aprendizagem das Funções
orgânicas. Aulas mais divertidas despertam no aluno a vontade de aprender,
segundo Castoldi (2009). Essa vontade é resultado direto da motivação que o
professor estimula nos alunos e está intimamente associada a utilização a estes
tipos de recursos didático-pedagógicos.
Foi notório que os alunos aprovaram esta prática, pois se via em seus semblantes
a alegria e satisfação de como o jogo estava sendo conduzido. Como também notou-
se que os mesmos haviam absorvido o conteúdo pois ambas as turmas responderam
corretamente a todas as perguntas. Isso pode ser justificado pelo gosto que o
aluno desenvolve em aprender o conteúdo motivado pela competitividade
proporcionada por um jogo didático.
CONCLUSÕES: Considerando os objetivos explícitos neste trabalho, pode-se notar que através da
metodologia adotada, o objetivo pedagógico proposto pelo jogo lúdico foi
alcançado, uma vez que foram obtidos resultados satisfatórios e adesão dos alunos,
proporcionando um aprendizado mais agradável e significativo.
Deste modo pode-se concluir que os jogos merecem um espaço maior na sala de aula,
por ser um modelo eficiente, motivante e prazeroso que agrega aprendizagem de
conteúdo ao desenvolvimento de aspectos comportamentais saudáveis. Vale ressaltar
que os jogos didáticos não são substitutos de outro
AGRADECIMENTOS: Agradecimento especial a Deus pelo dom da vida, a CAPES pela oportunidade de
participar de projetos enriquecedores no âmbito do ensino, PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos naMotivação da Aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Paraná, 2009.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo. Paz e Terra. 2002.
MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento (continuação).Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.