Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ALIADA A TEORIA NO ENSINO DE QUIMICA
AUTORES: Rocha, G.C. (UVA) ; Bezerra, A.C.S. (UVA)
RESUMO: Sendo a Química uma ciência experimental é essencial que seja adotado em sala de
aula o estudo de fenômenos e fatos do cotidiano. A aplicação de atividades
práticas no ensino de química é uma contribuição significativa para o
desenvolvimento cognitivo do aluno, esta facilita o entendimento do assunto visto
em sala. Nas aulas experimentais, o uso de materiais de baixo custo é uma
alternativa interessante a ser implantada nas aulas, ocasionando uma maior
motivação aos alunos. Neste trabalho foi proposto experimentos com material de
fácil acesso, sendo utilizado diferentes métodos de aplicação. As respostas dos
alunos a esse tipo de atividade foi positiva, relataram que houve maior
curiosidade e um melhor desempenho em entender os experimentos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Atividades práticas; Cotidiano.
INTRODUÇÃO: A função básica e essencial das aulas práticas é despertar o interesse e a
curiosidade dos alunos para o aprendizado de química, além de ser uma forma de
facilitar o entendimento dos conceitos teóricos estudados em sala. Sabendo-se
que a maioria das instituições estaduais da rede pública de ensino não dispõe de
laboratórios onde possam ser realizadas experiências mais complexas, dando
sustentabilidade as reações ocorridas no nosso cotidiano, é importante que os
professores apliquem atividades práticas utilizando-se de materiais alternativos
e de baixo custo em sala de aula. A própria essência da Química revela a
importância de introduzir este tipo de atividade ao aluno, esta ciência se
relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma
compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem (AMARAL, 1996).
O uso desses materiais é uma alternativa para a realização de experimentos
simples em sala de aula, despertando o interesse do aluno por essa ciência,
assim como torna a aula mais significativa para o estudante. Tendo em vista a
importância de experimentos no processo de aprendizagem da Química, este
trabalho tem como objetivo propor atividades metodológicas que enfoque aulas
experimentais buscando uma melhor compreensão dos conteúdos estudados.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho seguiu os
seguintes procedimentos: inicialmente foram coletados em revistas, artigos e
sites, experimentos relacionados a química do 2ºano do ensino médio.As
atividades experimentais foram realizadas na Escola Estadual Irmã Lins de Viçosa
do Ceará, contando com a participação de uma turma de 39 alunos, utilizando
material de fácil acesso. As estratégias para
aplicação destas atividades foram diversificadas, utilizou-se um roteiro
incompleto na qual os alunos deveriam seguir a metodologia e indicar um título
apropriado, assim como uma introdução envolvendo a teoria relacionada ao
experimento. Dois outros experimentos foram realizados de forma demonstrativa,
onde os alunos deveriam discutir entre eles a teoria envolvida e elaborar um
roteiro. O material utilizado para os experimentos foram bexiga, seringa, água,
garrafa PET, bicarbonato de potássio e vinagre. Ao final dos experimentos foi
aplicado um questionário com o intuito de medir os conhecimentos dos alunos em
relação a pratica aplicada aliando-se a teoria.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao aplicar os experimentos em uma turma de 39 alunos do 2° ano do ensino médio,
pode-se perceber a curiosidade dos alunos e o melhor entendimento da teoria.
Esta atividade despertou interesse nos discentes em tentar refazer os
experimentos e analisá-los, relacionando ao cotidiano de cada um. Alguns alunos
sentiram dificuldade ao realizar os experimentos, mas ao confecciona-los
perceberam que tudo é questão de hábito, no final de cada experimento foi
realizado um questionário de satisfação.
De acordo com respostas aos questionários,em relação ao método aplicado, 89% da
turma concordou que as atividades experimentais são motivadoras e que leva o
aluno a raciocinar e aprender de forma mais efetiva os conceitos Químicos
estudados em sala de aula, 11% da turma sentiram dificuldades, mas conseguiram
compreender a teoria através do experimento. Quanto a escolha da melhor
atividade experimental, 90% da turma argumentaram que todas as atividades foram
muito importante e bastante diversificada e 10% afirmaram terem gostado do
experimento utilizando garrafa pet. A turma mostrou entusiasmo pelo lado
experimental da química, sendo que os experimentos enriqueceram o aprendizado
tanto dos professores quanto dos alunos. A
metodologia aplicada proporcionou maior interesse nos alunos em entender o
experimento, fez com que eles discutissem e pesquisassem mais sobre o assunto.
CONCLUSÕES: Pode-se perceber que a prática interage significativamente com a teoria,
contribuindo para um aprendizado mais efetivo. Essas atividades são importantes na
formação de elos entre as concepções dos alunos, em relação aos conteúdos
Químicos, e os conceitos científicos. É importante que os professores utilizem
essa ferramenta em suas aulas para que a aprendizagem se torne mais efetiva.
AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiro a Deus pela dom da vida, a minha professora orientadora Ângela
Cristina pelo apoio e dedicação e a minha família pelo apoio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo, 1996