Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE SAL DE COZINHA À TEMPERATURA DE FUSÃO DA ÁGUA
AUTORES: Menezes, M.L.O. (IFAL) ; Santos, R.E. (IFAL) ; Santos, S.L. (IFAL) ; Freitas, A.J. (IFAL) ; Souza, J.S. (IFAL) ; Gomes, L.M. (IFAL)
RESUMO: Este trabalho é resultado de uma das atividades que envolvem a disciplina Projetos Integradores no Ensino de Química VI, tendo como objetivo instigar os passos científicos para os discentes do curso de graduação e ao mesmo tempo propor uma associação dos conteúdos teóricos a aulas experimentais para o ensino básico aproximando o ensino da Química ao contexto social do aluno. Para tanto, foi estudada a influência da adição de sal de cozinha (NaCl) na temperatura de fusão da água, o que pode ajudar no processo de resfriamento de alimentos e bebidas utilizados pelos mesmos em seu dia a dia, através de um procedimento experimental simples e de baixo custo,através da aplicação de uma metodologia diferenciada, e dessa forma, incentivar os alunos e facilitar assim a obtenção do conhecimento.
PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; INCENTIVAR; TEMPERATURA
INTRODUÇÃO: Com o intuito de mostrar aos alunos da educação básica o efeito da adição de sal de cozinha, na temperatura de fusão da água, foi previamente desenvolvido um experimento e aplicado com os alunos da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, no município de Maceió – AL.
Esse conhecimento é comumente utilizado em países onde costuma nevar, onde o sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo mais rápido ou no resfriamento mais rápido de bebidas, pois a mistura remove com maior velocidade a energia térmica da bebida por acelerar o derretimento do gelo e aumentar a quantidade de água na forma líquida, o que aumenta a superfície de contato com a bebida (FOGAÇA, J. Brasil Escola).
Essa teoria é baseada nos conceitos de propriedades coligativas, que foi um dos conteúdos trabalhados com os alunos, onde foi mostrado que as mesmas se referem às modificações que ocorrem a substâncias puras quando acrescentado algum soluto não volátil, como a crioscopia (SARDELLA, 2005), no caso do experimento realizado, além dos conceitos de ponto de fusão, e troca de calor, que ocorre no momento em que o sal de cozinha é adicionado ao gelo, pois o mesmo se funde à água dissolvendo-a e tirando calor do meio, fazendo com que a temperatura caia ainda mais (CASTELLAN, 1986).
Assim, o experimento foi realizado com e sem o uso da balança, para que fosse possível a realização do mesmo, tanto em um laboratório quanto em ambiente doméstico, como na realização de um simples churrasco onde se pode acelerar o resfriamento das bebidas que serão consumidas.
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos (LUNETTA, 1991).
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi aplicado em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória situada na cidade de Maceió, com a finalidade de facilitar a compreensão dos temas propostos, através de uma revisão em sala de aula sobre os temas ponto de fusão e ebulição, seguido da aplicação do experimento e aplicação de questionário para verificação da assimilação do conteúdo trabalhado.
No procedimento experimental duas pedras de gelo foram pesadas e colocadas, uma em cada béquer (copo) e acrescentado 40 mL de água em cada;
Pesou-se a mesma quantidade de sal refinado e sal grosso e colocou-se nos béqueres; Mexendo-se bem até dissolver todo o sal; verificando e anotando a temperatura durante 5 min; Continuou acrescentando pedras de gelo nos béqueres e verificando as temperaturas, até a mesma não mais se alterar.
Feito o experimento, responderam as seguintes questões:
1) A que temperatura você espera que a água congele? Por quê?
2) Ao acrescentar à água cloreto de sódio (sal de cozinha), você acredita que essa temperatura será a mesma? Por quê?
3) Durante o congelamento da água pura, você espera que a temperatura continue a diminuir ou permaneça constante? Justifique.
4) Qual a temperatura de fusão do gelo?
5) Durante a fusão do gelo, você espera que a temperatura continue a aumentar ou permaneça constante? Justifique.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante os estudos foi observado que os alunos mantiveram-se concentrados na exposição teórica e participaram ativamente da aula experimental, respondendo em sua grande maioria aos questionários no momento final da aula e demonstrando curiosidade em aplicar o experimento posteriormente em suas residências.
CONCLUSÕES: Através da aplicação do trabalho sobre a influência da adição de sal de cozinha à temperatura de fusão da água, no qual o objetivo de que o aluno compreendesse os conceitos de fusão e troca de calor entre diferentes compostos, melhorando assim, a absorção da teoria associada à prática, além da obtenção de uma melhor estratégia de ensino aprendizagem, foi notadamente alcançado, através dos resultados obtidos, tanto nas observações durante os experimentos e quanto nas respostas dos questionários aplicados.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTELLAN, G.W. Fundamentos de Físico-Química. Livros Técnicos e Científicos, RJ, 1986;
FOGAÇA, J. Brasil Escola. Disponível em:
http://www.brasilescola.com/quimica/por-que-se-coloca-sal-no-gelo-para-esfriar-mais-rapido-.htm <Acessado em 28/02/2013>;
LUNETTA, V. N. Actividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de
Educação, v. 2, n. 1, p. 81-90, 1991;
SARDELLA, Antônio. Química série novo ensino médio, 5ª edição, 2005.