11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: CAMINHOS SUSTENTÁVEIS: PREVENÇÃO À POLUIÇÃO, PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUTORES: Costa, A.M. (IFSERTAO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Santos, C.A. (IFSERTAO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Silva, C.D. (IFSERTAO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Sá, E.G. (Ifsertao-PE campus floresta) ; Silva, E.J. (IFSERTAO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Silva, J.B.S. (IFSERTAO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Gomes, S.T.M. (IFSERTAO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Mira, T.S. (Ifsertao-PE campus floresta) ; Lopes, C. ()

RESUMO: Este trabalho aborda a importância do ensino da química verde nas escolas, e o uso de matérias biodegradáveis no combate a poluiçãO. O trabalho foi realizado em varias etapas para os alunos do 9° ano, da Escola Municipal Major João Novaes, na cidade de Floresta-PE. Durante o desenvolvimento do trabalho foram realizadas atividades teóricas e práticas sobre os temas química verde, matérias biodegradáveis e poluição, promovendo, ainda a produção do sabão ecológico. A proposta deste trabalho foi de esclarecer aos alunos o que é a química verde, o que são os materiais biodegradáveis e como esses matérias podem ser usados no combate a poluição.

PALAVRAS CHAVES: QUIMICA VERDE; PREVENÇÃO ; POLUIÇÃO

INTRODUÇÃO: Dentro da esfera de degradação do ambiente encontramos a poluição que é o principal fator de geração dos eventuais problemas emergentes. Com isso, torna- se necessário trabalhar conceitos ambientais tendo por base a condição do papel coletivo social da escola que precisa estar vinculada nas práticas cotidianas dos discentes para que esses não desvinculem o que se aprende na sala de aula com o que se aprende na vida. Em meados dos anos 90 foi evidenciada a chamada Química Verde, os Estados Unidos foi o primeiro país a declarar suas aplicabilidades como solução para os processos da indústria química que ocasionava uma elevada produção de resíduos. Para Machado (2011) “a Química Verde é uma nova postura de investigação laboratorial e implementação industrial da química com o objetivo global de conseguir que esta suporte eficazmente o Desenvolvimento Sustentável”. A abordagem do cotidiano em sala de aula sugere mudanças nas atitudes dos alunos e os capacitam a ver as mudanças acontecerem e como assimilar essas mudanças. Pensar sustentável não é apenas falar a uma criança, a um jovem ou a um adulto que não jogue lixo no chão ou que separe cada tipo de material no seu devido cesto de lixo para uma eventual reciclagem. Saber o destino final de cada produto com potencial de poluição em áreas urbanas ou rurais seria primordial, mas de acordo com Strauch e Albuquerque (2008, p.07) “a mídia apresenta uma forma fantasiosa de gestão de resíduos e sugere que a superação dos problemas apresentados tem origem apenas no âmbito individual e pode ser resolvido a partir de saídas individuais”. É preciso tratar o “mal pela raiz” e não ser coparticipante de ações que ocasionem futuras agressões ao meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: - Aplicação de um questionário preliminar que tem como intuito identificar o grau de conhecimento dos alunos e alunas sobre os temas: Química e Meio Ambiente, Preservação do Meio Ambiente, Química Verde, Poluentes e Produtos Biodegradáveis, o questionário foi redigido com seis perguntas sendo que apenas uma representa a possibilidade de múltipla escolha as outras cinco são abertas. - Execução de um seminário em foco a Química Verde e seu surgimento como também seus princípios e aplicações. Teve-se por base os princípios de prevenção e de produtos degradáveis, para a execução deste seminário será necessário o uso de projetor de imagens, e recurso de áudio (caixa de áudio) para apresentação de vídeos relacionados com o tema e uma bola infantil para a dinâmica “MEU MUNDO MEUS DESAFIOS”. - Recolhimento de óleo de frituras para trabalhar a gestão de efluentes contaminantes e também a prevenção de poluição no solo, na água e na atmosfera, nesta etapa os alunos irão recolher o óleo doméstico e para tal será organizadas equipes; - Preparação do sabão ecológico a partir do óleo utilizado recolhido pelos alunos, nesta etapa será possível trabalhar a questão da reciclagem como uma alternativa sustentável, vale lembrar que o sabão é um produto biodegradável, para a fabricação do sabão serão necessário os seguintes materiais e reagentes: MATERIAIS: 1 balde plástico; 1 colher de pau; vasilha medidora; luvas de borracha; peneira plástica; tecido grosso; tigela plástica; proteção para os olhos. REAGENTES: 1 L de óleo usado; 400 mL de água; 200g de NaOH ; 20 mL de amaciante; essência; corante. - Aplicação do pós-questionário para averiguação do aprendizado dos alunos e alunas;

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto deu-se inicio com a aplicação de um questionário que foi respondido por alunos do 9º ano do ensino fundamental, estes alunos participaram voluntariamente do questionário que foi realizado em parceria nas aulas de ciências. A classe no momento da aplicação do questionário estava com um número de 22 alunos e todos aceitaram participar. O questionário continha seis questões que abordava temas como: A Ciência Química e o Meio Ambiente, Preservação do meio ambiente, Química Verde, Poluentes, Produtos biodegradáveis e Contribuições dos produtos biodegradáveis, das seis questões apenas uma oportunizara a opção de uma ausência de argumentação. Após a análise das respostas dos alunos foi elaborada a tabela 1 que contem as porcentagens de alunos que responderam e que não responderam e logo em seguida foi feita a reflexão sobre todas as respostas dadas pelos alunos. O questionário possibilitou a averiguação de conhecimento dos alunos sobre o tema proposto no projeto. Com o resultado do questionário foi notório que a maioria dos discentes não tinha conhecimentos sobre os conteúdos abordados, a partir disso tornou-se necessária a realização do seminário para que os mesmos viessem a compreender a temática abordada. Após a realização do seminário foi realizada a pratica de produção do sabão ecológico, onde todos compreenderam os danos que o óleo causa ao meio ambiente, e quais são as alternativas cabíveis de se adotar para reduzir essa poluição. Após o termino do trabalho foi feito um pós questionário, onde houve uma significativa melhora dos conhecimentos dos alunos sobre as temáticas abordadas.

CONCLUSÕES: O presente trabalho foi de grande importância, não somente pelo esclarecimento aos alunos sobre a química verde e a poluição, mas também por proporcionar aos alunos a oportunidade de fazer a pratica do sabão, que alem de ser uma ideia rentável, ainda viabilizou que muitos litros de óleo não fossem descartados de forma inadequada.

AGRADECIMENTOS: Ao IF Sertão Pernambucano; e a Escola Municipal Major João Novaes, pela parceria nas atividades de ensino-pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACHADO, A.A.S.C. Da Gênese ao Ensino da Química Verde. Quim. Nova, Vol. 34, No. 3, 535-543, 2011.


STRAUCH, M.; ALBUQUERQUE,P.P. Como Lidar com Recursos Naturais. São Leopoldo: Oikos Ltda, 2008. 220p.