11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: ACETONA COMERCIAL REMOVE ESMALTE DE UNHAS: UMA MANEIRA INTERESSANTE E DIFERENTE DE ENTENDER O QUE É POLARIDADE.

AUTORES: Siqueira, E.F.V. (IFAL) ; Nunes, M. (IFAL) ; Cordeiro, W.L. (IFAL) ; Nascimento, M.C.M. (IFAL) ; Silva, K.S. (IFAL) ; Melo, E. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL)

RESUMO: O presente trabalho foi realizado pelos alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Química do IFAL, através da disciplina Projetos Integradores no Ensino de Química VI, com o intuito de despertar, nos mesmos, o interesse em desenvolver novas maneiras de se aplicar os conhecimentos adquiridos, unindo teoria e prática. A proposta foi aplicada em uma turma do 8º ano do Ensino fundamental de uma escola particular e em uma do 9º ano e 1º ano do ensino médio de escolas públicas, no município de Maceió- AL, onde através do experimento realizado, buscou-se compreender como a polaridade consegue fazer com que a acetona remova o esmalte de unhas. A partir da aplicação, percebeu-se um estímulo a mais aos alunos, através do interesse pela química em entender como a teoria é aplicada na prática.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de quimica; polaridade; teoria/prática

INTRODUÇÃO: O ensino de química na contemporaneidade perpassa por várias nuances, onde a principal vertente a ser seguida está na junção entre a teoria e a prática. Diante de tantos conteúdos os quais os alunos julgam complexos, questões simples e do cotidiano, conseguem facilitar consideravelmente o entendimento de alguns conteúdos. Um conteúdo no qual há bastante dificuldade de visualização e assim uma grande inviabilidade no seu entendimento é no tocante a polaridade das ligações e da moléculas, o qual pode ser explorado de maneira bem lúdica e consistente, segundo PIMENTA, “[...] impede uma apropriação generalizada e banalizada e mesmo técnica da perspectiva da reflexão” (p. 25), buscando assim que o aluno pense acerca do assunto, quando da realização do experimento, conseguindo absorver ao máximo o conteúdo. Através de testes simples, é possível tornar o aprendizado algo ressignificante, onde o aluno construa seu conhecimento através da reflexão diante de assuntos que considera irrisórios e ínfimos, e que na realidade ao ser levado a profunda reflexão diante dos acontecimentos este passe a ver o evento como algo importante e cheio de questionamentos, mostrando assim um mundo cheio de informações, mesmo em procedimentos corriqueiros do dia-a-dia.

MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi desenvolvida por discentes do Curso de Licenciatura em Química do IFAL por meio da disciplina Projetos Integradores no Ensino de Química VI. Foi aplicada com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino, uma turma de 9º ano e outra de 1º ano do ensino médio, ambas de uma escolada rede pública estadual de ensino, situadas no município de Maceió- AL. O desenvolvimento da atividade foi subdividido em dois momentos: o primeiro a realização da atividade experimental e o segundo momento foi a realização de um debate utilizando a prática realizada como subsídio para as indagações acerca do tema principal e das possíveis reações que envolvem esse tema e que estão tão iminentes em todo o cotidiano dos alunos. O experimento consistiu na aplicação de esmaltes, de marcas variadas, nas unhas dos alunos e posteriormente, a sua remoção com diversas acetonas comercializadas no mercado, e também com algumas outras substâncias como álcool e óleo de banana.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através das indagações e descobertas feitas pelos alunos durante e após o experimento percebeu-se a notória curiosidade em descobrir mais no tocante a um experimento simples, porém, que se desmembra em uma gama de conteúdos, devido à curiosidade intrínseca que permeia as pequenas descobertas. Percebeu-se que a maneira como tratamos um determinado tema, repercute consideravelmente no entendimento final de um conteúdo. Como lembra Freire (1987, p.82), “Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais”. Neste contexto, percebemos quão importante se faz novas maneiras de se mediar o conhecimento, englobando assim, conteúdos variados que auxiliam no desenvolvimento global e cognitivo dos alunos. Conseguiu-se através do experimento realizado, despertar nos alunos, um interesse maior por conteúdos como: ligações químicas e polaridade das ligações e das moléculas, aproximando mais a disciplina dos acontecimentos cotidianos e vinculando o entendimento a curiosidade e a experimentação. O interesse e a necessidade de respostas aos questionamentos surgidos tornou a atividade proveitosa e prazerosa. Todos os objetivos foram alcançados, e até superados, devido à completa entrega dos alunos em participar da atividade e pela capacidade de refletir e de construir um conhecimento, baseado na principal virtude de argumentar e de buscar respostas consistentes que subsidiem um conhecimento amplo.

CONCLUSÕES: É de fundamental importância no desenvolvimento dos alunos, atividades que auxiliem na busca de respostas a perguntas simples do dia-a-dia, e através da experimentação essas respostas se tornam mais prazerosas. Faz-se necessário que busquemos alternativas para tornar conteúdos complexos e às vezes de difícil compreensão, a serem de fácil entendimento, e isso é possível através da reflexão diante das metodologias utilizadas e das práticas inovadoras que auxiliam os alunos a pensar e a agir, fazendo com que a química se torne uma disciplina mais próxima e interessante a eles.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao IFAL pelas contribuições para nossa formação acadêmica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: Construindo uma Crítica. In; PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.(orgs). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.