Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: CURIOSIDADES DE QUÍMICA: REAÇÕES ENDOTÉRMICA E EXOTÉRMICA
AUTORES: Santos, R.E. (IFAL) ; Menezes, M.L.O. (IFAL) ; Andrade, T.M. (IFAL) ; Melo, E.J.M.V.C.F. (IFAL) ; Morilla, D.P. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL)
RESUMO: Este trabalho foi elaborado a partir de uma proposta da disciplina Projetos
Integradores V do IFAL, campus Maceió, e desenvolvida por alunos do 6° período do
curso de licenciatura em Química e Bolsistas do PIBID. O Trabalho foi realizado a
partir de pesquisas experimentais, referente à Química no cotidiano, aplicada em
três turmas do ensino médio da rede pública de Alagoas, com objetivo de obter um
melhor aprendizado através de práticas que envolvam curiosidades. O tema escolhido
foi “Porque as bolsas térmicas gelam ou esquentam?” E a partir do questionamento
levantado, demostrar que o tipo de reagente e sua concentração vão influenciar no
aumento ou diminuição da temperatura. Os resultados com os alunos foram
considerados satisfatórios, visto o grande interesse na execução do experimento.
PALAVRAS CHAVES: Aula experimental; Termoquímica; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: A Química está presente na nossa vida de diversas formas, na natureza, nas
indústrias de modo geral, nos cosméticos, na saúde, etc. Em fim, nos vários
segmentos do cotidiano do homem, sendo assim podemos então associar ao ensino de
Química em sala de aula ou no laboratório. Assim podemos atrair a atenção dos
alunos facilitando o processo ensino - aprendizado diminuindo a falta de
interesse com temáticas do próprio cotidiano através das aulas experimentais, em
que os mesmo possam fazer suas conclusões com o assunto abordado, interagindo ao
máximo no objetivo de tornar cada vez mais o ensino de química prazeroso e
gostoso de aprender. Como dizia (QUEIROZ, 2004) que tais associações práticas,
leva o aluno a aprender a observar um experimento cientifico, descrevendo o que
observou durante a reação, isso sim, leva a um conhecimento definido, pois
sabemos que o ambiente escolar não anda ultimamente tão bom para se esta, uma
vez que, deparamos com um ensino tradicional movido só na teoria, preso ao
quadro negro, como dizia (HAMILTON,1992). Esse ambiente escolar de hoje é fruto
da sua história, onde muitos alunos possuem dificuldades de assimilação por
parte dos conteúdos de Química por se tratar de uma disciplina que envolve
muitos detalhes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo a
reflexão sobre a importância das aulas práticas no ensino de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma aula sobre o conteúdo de termoquímica, referindo-
se a reações endotérmica e exotérmica, bem como um questionamento onde
poderíamos associar no dia a dia, tais acontecimentos térmicos, logo em seguida,
a prática envolvendo as reações, que foram realizadas no próprio no laboratório
da escola, com o objetivo de direcionar o aluno para o que foi dito em sala
sobre a temática.
Para a realização das práticas foi necessário separar os componentes para cada
observação, uma vez que tratando de reações que liberam calor e absorvem, para
isso foi usado o nitrato de amônio (NH4NO3), cloreto de cálcio (CaCl2),
hidróxido de sódio (NaOH), 2 termômetro, 6 béqueres, 3 provetas de 100 ml, 3
vidros de relógios, etiquetas, balança analítica, 3 espátula, luvas de
borrachas. Inicialmente os béqueres foram etiquetados, para melhor
identificação, de 1 a 8 e, em seguida colocados, os três primeiros béqueres 5g
de cada composto citado, usando a balança analítica, vidro de relógio, a
espátula e as luvas de borracha para o manuseio, e colocando o nome dos
compostos a ser observado em cada um, logo após com o uso das provetas de 100 mL
colocar água mineral medindo 50 mL em cada e adicionando nos três béqueres
etiquetados, depois observar por um tempo de 5 minutos, utilizando o termômetro,
a temperatura e sua variação e porquanto tempo ela mantem-se, logo repetir o
experimento usando 10g de cada, observar e anotar as variações em cada béquer.
De posse dos resultados foi produzido um questionário com o objetivo de
direcionar o aluno para as discussões sobre o que foi observado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As reações ocorreram em todos os béqueres, porem houve variações entre eles
conforme previsto no experimento dado, no 1° béquer foi colocado o nitrato de
amônio (NH4NO3), vindo a temperatura a cair de 30°C para 25°C e mantendo com o
sistema aberto por uma media de 3 á 4 minutos, vindo a subir para 27°C á 28°C em
média depois desse minutos, com isso, comprovou-se a diminuição da temperatura
nesse sistema e a comprovação de uma reação endotérmica.
No béquer 2, foi realizado com um composto, o hidróxido de sódio (NaOH) com data
de validade para 14 de outubro de 2013, na qual fora utilizado com a mesma
medida do primeiro experimento, sendo observado um ligeiro aumento na
temperatura de 30 para 50°C no termômetro , vindo a cair em 3°C a cada minuto,
estabelecendo pro cerca de 3 á 5 minutos em 41 á 43°C, na média tirada, nisto
com o sistema aberto, facilitando o esfriamento rápido do experimento observado.
Já no 3° béquer onde foi colocado o cloreto de cálcio (CaCl2), houve uma
variação não muito significativa, pois notou-se um aumento de 33°C, uma vez que,
o termômetro marcava 30°C, vindo o sistema esfriar rapidamente devido estar
aberto.
Com as observações feitas, notamos que ao repetir os experimentos com uma
concentração maior ocorreram um aumento quase dobrado nas reações dos béqueres 1
e 2, sendo no 3° béquer uma variação de 1°C em relação ao primeiro. Com isso, a
dinâmica, aula experimental mais a aula expositiva, e o preenchimento do
questionário, ocorreu uma maior interação aluno-professor tornando a aula
expositiva mais eficaz e a compreensão do assunto abordado mais fácil.
CONCLUSÕES: Contudo, a aplicação de aulas práticas relacionando o cotidiano do aluno é uma
estratégia que despertar o interesse pelo ensino de Química, na qual torna
significativo na busca de uma nova visão da disciplina que busca alcançar a
realidade do aluno, provocando nele o gosto pela disciplina e o quanto seu
aprendizado é importante.
AGRADECIMENTOS: A DEUS, ao IFAL e a CAPES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.
2.HAMILTON, D. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria &Educação, São Paulo, v. 6, p. 33-52, 1992.
3. CANTO, Eduardo Leite; PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano: química geral e inorgânica. 4. ed, São Paulo: Moderna, 2006.
4.CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2001. (Coleção Educação em Química).
5.RUSSELL, J.B. Química Geral. 2. ed. São Paulo, 1994.