11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Ciência dos Materiais como Tema Gerador no Ensino de Química: As Ligações Químicas nos Materiais.

AUTORES: Macêdo, G.M.E. (IFPI) ; Costa, F.B. (IFPI)

RESUMO: Por meio de temas geradores, a abordagem de conteúdos e a correlação com a realidade do educando é facilitada. Este trabalho, realizado em uma Unidade Escolar da rede pública estadual de Teresina, possui como objetivo contribuir para facilitar a aprendizagem do conteúdo ligações químicas, utilizando a ciência dos materiais como tema gerador. Aplicando-se questionário diagnóstico, abordagem de conteúdo pautado no seguinte de tema gerador- “A inserção de novos materiais na sociedade”, seguida de uma atividade avaliativa que resultou na constatação de que 99% dos alunos compreenderam o conteúdo com mais facilidade. Sendo assim, verifica-se a importância de temas geradores na abordagem dos conteúdos em sala, apropriando-se de acontecimentos do dia-a-dia do educando.

PALAVRAS CHAVES: CIÊNCIA DOS MATERIAIS; LIGAÇÕES QUÍMICAS; TEMA GERADOR

INTRODUÇÃO: Segundo Padilha (1997), materiais são substâncias com propriedades que as tornam úteis para construção de diversos outros tipos de objetos. A Ciência dos Materiais é a área de estudo que se concentrada na criação e desenvolvimento de novos materiais, aperfeiçoando cada vez mais os objetos em uso já existentes na sociedade (MEDINA & NAVEIRO,1998). A criação de novos materiais e desenvolvimento de novos produtos e processos tem se baseado na crescente capacidade da tecnologia moderna em modelar átomos e moléculas (BORSCHIVER, et al,2005). As propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, ópticas e estruturas dos materiais dependem das ligações entre os átomos e seu arranjo estrutural (BROWN, et al 2006; ATKINS & JONES, 2012). São infinitos os tipos de materiais existentes e em ciência dos materiais classificam-se em polímeros, metais, cerâmicos e compósitos e a diferença entre alguns materiais baseia-se somente nas ligações químicas predominantes entre átomos e moléculas do objeto (BORSCHIVER, et al,2005). Um exemplo disso é a classe dos polímeros que possui diversos materiais com diferentes características e empregabilidades, fruto dos diferentes tipos de ligações e forças entre os átomos e seu arranjo estrutural (MEDINA & NAVEIRO,1998; BORSCHIVER, et al,2005). Os temas geradores consistem nas inúmeras formas de abordagem dos conteúdos em sala de aula, possibilitando trabalhar na prática estes conteúdos programáticos, tornando-os significativos e demostrando o quanto estão inseridos na vida do educando. O mais relevante não é o conteúdo, mas a utilização deste para o processo de compreensão da realidade (OLIVEIRA, 2005; SOARES, 2010). Por isso, o objetivo deste trabalho é contribuir para aprendizagem do conteúdo de ligações químicas fazendo uso um tema gerador.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa possui caráter quantitativo no que se refere ao levantamento e análise dos dados, contribuindo para maior veracidade dos questionamentos e hipóteses levantadas (FIGUEREDO & SOUZA, 2008). Realizada em uma unidade da rede pública estadual do Piauí, no município de Teresina, com 200 alunos pertencentes ao 1º e 3º ano do Ensino Médio. A metodologia foi executada em etapas. Primeiramente, aplicou-se um questionário diagnóstico com a finalidade de averiguar quais conhecimentos prévios os alunos possuíam a cerca do conteúdo ligações químicas. O questionário abrangeu perguntas sobre o assunto a ser trabalhado e sua relação com a infinidade de materiais presentes na sociedade. Seguido de uma aula expositiva, com o mesmo tema, ressaltando o crescente desenvolvimento tecnológico da área. Em um terceiro momento, os educandos pesquisaram sobre a ciência dos materiais, a aplicabilidade e desenvolvimento tecnológico. Na sequência, os educandos trouxeram para sala de aula diversos materiais e os classificaram segundo os critérios utilizados pela ciência dos materiais, relacionando-os e classificando suas propriedades e características com o conteúdo de ligações químicas. A atividade foi finalizada com um teste avaliativo, abrangendo perguntas sobre a ciência dos materiais, classificação e características dos materiais frente às diferentes ligações entre átomos e moléculas, aplicabilidade, estrutura atômica, ligações químicas e geometria molecular.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No questionário diagnóstico realizado com os educandos, foram realizadas perguntas a respeito do que entendiam sobre Ligações Químicas e Ciência dos Materiais, quais tipos de ligações existem e se as propriedades e características destes estavam relacionadas com o tipo de ligações existentes entre átomos e moléculas. Verificando-se que 95% dos educandos não sabiam responder com clareza aos questionamentos, e quando perguntados se as propriedades e características dos materiais relacionavam-se com o tipo de ligação química, 98% também ignoraram a resposta correta. Observa-se que, o ensino de química enfrenta algumas dificuldades, como a mera reprodução e memorização de formulas e leis, constatando-se a ausência de postura crítica e científica dos educandos frente às dificuldades vivenciadas (MACHADO, 2004; FAZENDA, 2008). Após a realização da atividade, utilizou-se o tema gerador: “A inserção de novos materiais na sociedade” e, junto a ele, a observação de alguns materiais e discussão de conteúdo. Seguido de Realização de um questionário avaliativo onde 99% dos alunos envolvidos demonstraram conseguir, por meio da metodologia, entender o assunto estudado, compreendendo que as propriedades e características dos vários tipos de materiais, presentes no cotidiano, estão estritamente associadas às ligações entre átomos e moléculas, e que, dependendo do caráter destas, o material poderá apresentar diversas características. Com o auxilio de um tema gerador é possível à abordagem de diversos conteúdos, de maneira prática e contextualizada com fatos do cotidiano do educando. Consequentemente o aluno passa a ser o principal formador de seu conhecimento e adquire uma visão crítica, postura social e científica perante os fatos da sociedade (OLIVEIRA, 2005; SOARES, 2010).

CONCLUSÕES: Conclui-se que, um tema gerador viabiliza abordar de diversas formas os conteúdos de química, além de associá-los à prática e contribuir para que o aluno perceba a relação do conteúdo com seu cotidiano. Assim, o estudante adquire postura crítica perante questões de relevância social, associa a química ao seu cotidiano, interpretando, por meio da linguagem científica, as propriedades dos materiais presentes em sua vida. De acordo com a classe de materiais e o tipo de ligação que estes possuem, é possível explicar propriedades as propriedades que os materiais apresentam.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, P. W; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5 Ed. Porto Alegre: Brookaman, 2012. 911 p.
BROWN, T. L;JÚNIOR, H. E. L;BURSTEN, B. E;BURDGE, J. R; Química: A Ciência Central. 5 Ed. São Paulo: Pearson, 2012. 972 p.
BORSCHIVER, S;GUIMARÃES, M. I. O. C;SANTOS, T. N;SILVA,F. C;BRUM, P. R. C. Patenteamento em Nanotecnologia: Estudo do Setor de Materiais Polímeros Nanoestruturais. Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia. V 15º, n 4, p 245-248. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-14282005000400007&script=sci_arttext > acessado em 25 de maio 2013, 13: 40.
FAZENDA, I. C. A (b); Didática e Interdisciplinaridade. 13º ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 141 p.
MACHADO, A. H; Aula de Química: Discurso e Conhecimento. 2º ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2004. 200 p.
MEDINA, H. V; NAVEIRO, R. M. Materiais Avançados: Novos Produtos E Novos Processos Na Indústria Automobilística. Revista scielo, v.8, nº 1, p.29-44,jul.1998.disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65131998000100003&script=sci_arttext> acessado em acessado em 25 de maio 2013, 14:00.
OLIVEIRA, A.M.C.A.Quimica No Ensino Médio E A Contextualização:A Fabricação Do Sabão Como Tema Gerador De Ensino Aprendizagem.2005.120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)-Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2005. Disponível em:< http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1304> acessado em 25 maios 2013,15: 30: 30.
PADILHA, A. F. Materiais De Engenharia: Microestrutura E Propriedades.1 ed. Hermus, 1997.p. 352.
SOARES, M. C. Uma Proposta De Trabalho Interdisciplinar Empregando Os Temas Geradores Alimentação E Obesidade. 2010.75 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.- Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2010. Disponível em:< http://w3.ufsm.br/ppgecqv/Docs/Dissertacoes/Max_Soares.pdf> Acessado em 25 maio 2013,15:40