Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A Ciência dos Materiais como Tema Gerador no Ensino de Química: As Ligações Químicas nos Materiais.
AUTORES: Macêdo, G.M.E. (IFPI) ; Costa, F.B. (IFPI)
RESUMO: Por meio de temas geradores, a abordagem de conteúdos e a correlação com a
realidade do educando é facilitada. Este trabalho, realizado em uma Unidade
Escolar da rede pública estadual de Teresina, possui como objetivo contribuir para
facilitar a aprendizagem do conteúdo ligações químicas, utilizando a ciência dos
materiais como tema gerador. Aplicando-se questionário diagnóstico, abordagem de
conteúdo pautado no seguinte de tema gerador- “A inserção de novos materiais na
sociedade”, seguida de uma atividade avaliativa que resultou na constatação de que
99% dos alunos compreenderam o conteúdo com mais facilidade. Sendo assim,
verifica-se a importância de temas geradores na abordagem dos conteúdos em sala,
apropriando-se de acontecimentos do dia-a-dia do educando.
PALAVRAS CHAVES: CIÊNCIA DOS MATERIAIS; LIGAÇÕES QUÍMICAS; TEMA GERADOR
INTRODUÇÃO: Segundo Padilha (1997), materiais são substâncias com propriedades que as tornam
úteis para construção de diversos outros tipos de objetos. A Ciência dos
Materiais é a área de estudo que se concentrada na criação e desenvolvimento de
novos materiais, aperfeiçoando cada vez mais os objetos em uso já existentes na
sociedade (MEDINA & NAVEIRO,1998). A criação de novos materiais e
desenvolvimento de novos produtos e processos tem se baseado na crescente
capacidade da tecnologia moderna em modelar átomos e moléculas (BORSCHIVER, et
al,2005). As propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, ópticas e estruturas
dos materiais dependem das ligações entre os átomos e seu arranjo estrutural
(BROWN, et al 2006; ATKINS & JONES, 2012). São infinitos os tipos de materiais
existentes e em ciência dos materiais classificam-se em polímeros, metais,
cerâmicos e compósitos e a diferença entre alguns materiais baseia-se somente
nas ligações químicas predominantes entre átomos e moléculas do objeto
(BORSCHIVER, et al,2005). Um exemplo disso é a classe dos polímeros que possui
diversos materiais com diferentes características e empregabilidades, fruto dos
diferentes tipos de ligações e forças entre os átomos e seu arranjo estrutural
(MEDINA & NAVEIRO,1998; BORSCHIVER, et al,2005). Os temas geradores consistem
nas inúmeras formas de abordagem dos conteúdos em sala de aula, possibilitando
trabalhar na prática estes conteúdos programáticos, tornando-os significativos e
demostrando o quanto estão inseridos na vida do educando. O mais relevante não é
o conteúdo, mas a utilização deste para o processo de compreensão da realidade
(OLIVEIRA, 2005; SOARES, 2010). Por isso, o objetivo deste trabalho é contribuir
para aprendizagem do conteúdo de ligações químicas fazendo uso um tema gerador.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa possui caráter quantitativo no que se refere ao levantamento e
análise dos dados, contribuindo para maior veracidade dos questionamentos e
hipóteses levantadas (FIGUEREDO & SOUZA, 2008). Realizada em uma unidade da rede
pública estadual do Piauí, no município de Teresina, com 200 alunos pertencentes
ao 1º e 3º ano do Ensino Médio. A metodologia foi executada em etapas.
Primeiramente, aplicou-se um questionário diagnóstico com a finalidade de
averiguar quais conhecimentos prévios os alunos possuíam a cerca do conteúdo
ligações químicas. O questionário abrangeu perguntas sobre o assunto a ser
trabalhado e sua relação com a infinidade de materiais presentes na sociedade.
Seguido de uma aula expositiva, com o mesmo tema, ressaltando o crescente
desenvolvimento tecnológico da área. Em um terceiro momento, os educandos
pesquisaram sobre a ciência dos materiais, a aplicabilidade e desenvolvimento
tecnológico. Na sequência, os educandos trouxeram para sala de aula diversos
materiais e os classificaram segundo os critérios utilizados pela ciência dos
materiais, relacionando-os e classificando suas propriedades e características
com o conteúdo de ligações químicas. A atividade foi finalizada com um teste
avaliativo, abrangendo perguntas sobre a ciência dos materiais, classificação e
características dos materiais frente às diferentes ligações entre átomos e
moléculas, aplicabilidade, estrutura atômica, ligações químicas e geometria
molecular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No questionário diagnóstico realizado com os educandos, foram realizadas
perguntas a respeito do que entendiam sobre Ligações Químicas e Ciência dos
Materiais, quais tipos de ligações existem e se as propriedades e
características destes estavam relacionadas com o tipo de ligações existentes
entre átomos e moléculas. Verificando-se que 95% dos educandos não sabiam
responder com clareza aos questionamentos, e quando perguntados se as
propriedades e características dos materiais relacionavam-se com o tipo de
ligação química, 98% também ignoraram a resposta correta. Observa-se que, o
ensino de química enfrenta algumas dificuldades, como a mera reprodução e
memorização de formulas e leis, constatando-se a ausência de postura crítica e
científica dos educandos frente às dificuldades vivenciadas (MACHADO, 2004;
FAZENDA, 2008). Após a realização da atividade, utilizou-se o tema gerador: “A
inserção de novos materiais na sociedade” e, junto a ele, a observação de alguns
materiais e discussão de conteúdo. Seguido de Realização de um questionário
avaliativo onde 99% dos alunos envolvidos demonstraram conseguir, por meio da
metodologia, entender o assunto estudado, compreendendo que as propriedades e
características dos vários tipos de materiais, presentes no cotidiano, estão
estritamente associadas às ligações entre átomos e moléculas, e que, dependendo
do caráter destas, o material poderá apresentar diversas características. Com o
auxilio de um tema gerador é possível à abordagem de diversos conteúdos, de
maneira prática e contextualizada com fatos do cotidiano do educando.
Consequentemente o aluno passa a ser o principal formador de seu conhecimento e
adquire uma visão crítica, postura social e científica perante os fatos da
sociedade (OLIVEIRA, 2005; SOARES, 2010).
CONCLUSÕES: Conclui-se que, um tema gerador viabiliza abordar de diversas formas os conteúdos
de química, além de associá-los à prática e contribuir para que o aluno perceba a
relação do conteúdo com seu cotidiano. Assim, o estudante adquire postura crítica
perante questões de relevância social, associa a química ao seu cotidiano,
interpretando, por meio da linguagem científica, as propriedades dos materiais
presentes em sua vida. De acordo com a classe de materiais e o tipo de ligação que
estes possuem, é possível explicar propriedades as propriedades que os materiais
apresentam.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, P. W; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5 Ed. Porto Alegre: Brookaman, 2012. 911 p.
BROWN, T. L;JÚNIOR, H. E. L;BURSTEN, B. E;BURDGE, J. R; Química: A Ciência Central. 5 Ed. São Paulo: Pearson, 2012. 972 p.
BORSCHIVER, S;GUIMARÃES, M. I. O. C;SANTOS, T. N;SILVA,F. C;BRUM, P. R. C. Patenteamento em Nanotecnologia: Estudo do Setor de Materiais Polímeros Nanoestruturais. Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia. V 15º, n 4, p 245-248. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-14282005000400007&script=sci_arttext > acessado em 25 de maio 2013, 13: 40.
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MACHADO, A. H; Aula de Química: Discurso e Conhecimento. 2º ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2004. 200 p.
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