Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: BENEFÍCIOS QUE O PROGRAMA PIBID TEM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS-CURRAIS NOVOS.
AUTORES: Costa da Silva, A.F. (IFRN) ; Medeiros Silva, D. (IFRN) ; Silva Santos, J. (IFRN) ; Borges Oliveira, F. (UFRN) ; Araújo Azevedo, J. (IFRN)
RESUMO: Em 2008, com o objetivo de valorizar o magistério e apoiar estudantes das
licenciaturas plenas, o Ministério da Educação, lançou o Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Vivenciar experiências
docentes ainda na condição de aluno poderá contribuir para uma preparação de um
melhor exercício da docência. O PIBID é um mediador entre a teoria e a prática. O
objetivo deste estudo foi o de identificar os benefícios que o programa PIBID tem
sobre a formação docente dos licenciando em Química do IFRN Campus Currais Novos.
A pesquisa teve como procedimento metodológico a utilização de um questionário
como instrumento para a coleta dos dados.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; FORMAÇÃO DOCENTE; LICENCIATURAS
INTRODUÇÃO: Durante a vida acadêmica, o estudante de licenciatura pode ter diversas
oportunidades de se engajar em atividades complementares à formação realizada no
seu curso. Em 2008, com o objetivo de valorizar o magistério e apoiar estudantes
das licenciaturas plenas, o Ministério da Educação, lançou o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tendo como
objetivo principal evidenciar a qualidade das atuações acadêmicas voltadas à
formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de
educação, visando auxiliar para formação docente dos licenciados nas áreas com
carência de professores como é o caso das ciências exatas e da natureza. De
acordo com Garutti (2010), o PIBID preza pela qualidade das atividades
realizadas pelos seus participantes e pelo desempenho acadêmico do mesmo,
oferecendo meios e argumentos para que tais objetivos sejam atingidos. O
licenciando ao se inserir no PIBID passa a enxergar a educação com outro olhar,
procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos
professores e dos profissionais que a compõem.
Desta forma pode-se constatar que o PIBID é de grande importância para a
formação do individuo, pois o mesmo colabora para um bom desenvolvimento na vida
escolar do discente tornando-o crítico e reflexivo. O objetivo deste estudo foi
o de identificar os benefícios que o programa PIBID tem sobre a formação
docente.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como procedimento metodológico a utilização de um questionário
como instrumento para a coleta dos dados.
O trabalho foi desenvolvido especificamente com 07 (sete) licenciandos, pelo
fato de facilitar a obtenção de dados, contribuindo para o andamento e
efetivação da pesquisa. Contendo cinco perguntas abertas, o questionário foi
elaborado com base nos objetivos que direcionam essa pesquisa, os quais visam
identificar os benefícios que o PIBID trás para o processo de formação docente
dos licenciando em Química.
Após elaboração do questionário, o mesmo foi aplicado aos cinco participantes do
programa (PIBID). Todas as perguntas foram direcionadas de forma positiva no
processo de formação após terem sido inseridos no programa. Os participantes
puderam dispor de um tempo necessário para responder ao questionário de forma
que analisassem cada interrogação antes de responder.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos nesta pesquisa estão fundamentados nas respostas dos
participantes da investigação. Em uma das perguntas buscou-se saber como o PIBID
está contribuindo para a formação docente. A reposta foi bastante satisfatória
como pode ser observada na figura 01. Quando perguntados sobre as principais
transformações que o PIBID trouxe para os bolsistas, observou-se que as
respostas obtidas tiveram uma variação considerável, o que mostra a grandeza e a
importância do projeto para os licenciandos. Em outra pergunta indagou quais
foram às transformações mais marcantes para a sua formação ocorrida desde a
inserção no programa até hoje. Onde os mesmo responderam que foi a produção de
artigos científicos. Foi perguntado também se com as realizações dos trabalhos
nas escolas públicas, se os alunos bolsistas achavam que tinha vocação para a
docência, com as respostas obtidas, uns afirmam que sim, outros falaram que
estão se adaptando. Outra curiosidade foi de saber se de acordo com suas
experiências o PIBID enriquece as atividades da escola pública, várias respostas
foram dadas, porém uma que chamou bastante atenção pode ser analisada na figura
02.
O PIBID ajuda o licenciando a perceber como é a profissão de docente, além de
despertar neles o prazer em trabalhar nessa área. É importante ressaltar que o
licenciando não é o único beneficiado com o projeto, pois ao atuar como docente
ministrando reforços em escolas públicas este último beneficia também os alunos
dessas instituições, que passam a ter aulas extras onde podem tirar suas duvidas
e reforçar o que viu em sala.
Figura 1: Resposta do aluno
Fonte própria
Figura 2: Resposta do aluno
Fonte própria
CONCLUSÕES: Considerando os resultados obtidos, podemos concluir que as experiências vividas
pelos bolsistas através do programa PIBID gerou grandes mudanças nas percepções e
posturas dos futuros docentes no exercício do magistério. A atuação do PIBID
mostrou-se ser de grande relevância tanto na formação dos licenciandos bolsistas
como também dos alunos contemplados com o programa. O presente estudo mostrou que
este programa é uma alternativa viável para contribuir e enriquecer a formação do
licenciando. O mesmo motivou a todos em seguir estudando e trabalhando na área da
educação, porque a partir dele se valorizou a docência.
AGRADECIMENTOS: Agradecimento especial a Deus pelo dom da vida, a CAPES pela oportunidade de
participar de projetos enriquecedores no âmbito do ensino, PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GARUTTI, Bianca Villamayor. O PIBID e sua influência nos acadêmicos participantes. Trabalho de Conclusão de Curso.Campo Grande – MS: UFMS, 2010.