Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Problemática e solução para alunos do ensino médio sobre a temática meio ambiente
AUTORES: Siqueira Neto, E. (UFPI) ; Ribeiro Melo, L. (UFPI) ; Rodrigues Freire, E. (UFPI) ; Oliveira Lima, L. (UFPI) ; Oliveira Miranda, M. (UFPI) ; Abreu Cunha, P.H. (UFPI) ; Barbosa de Sousa Area Leao, C. (UFPI)
RESUMO: Através das várias problemáticas abordadas nos livros de ensino médio e conteúdos
ministrados por professores em sala de aula a respeito do meio ambiente, foi
constatada uma ausência das soluções para os problemas ambientais, nesse sentido
o
presente trabalho tendo buscar uma minimização entre a problemática do assunto
com
sua respectiva solução.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; meio ambiente; adsorção
INTRODUÇÃO: Os baixos índices de respostas sobre questões metodológicas, avaliação de
projetos, construção da interdisciplinaridade, política governamental de
desenvolvimento sustentável, divulgação da Agenda 21, sugerem também um estágio
ainda inicial da educação ambiental no país, pouca sofisticação em relação à
problemática, ou ainda que a educação ambiental não atingiu as universidades,
que o público - referência para estes itens não foi receptivo à pesquisa ou não
foi atingido pelo questionário.
As abordagens pedagógicas pós-modernas sugerem uma lógica para o desenvolvimento
de práticas curriculares articuladas (DOLL, 1997, p.177). No entanto, os
educadores ambientalistas, têm tentado desenvolver práticas curriculares
articuladas às questões ambientais, relacionando apenas os problemas do uso dos
recursos naturais e dos equilíbrios dos ecossistemas naturais, esquecendo-se do
meio ambiente humano. A consciência de uma educação ambiental que vai além de
um estado conservacionista tem sido observada na fala de muitos educadores como
diz Freire Dias: "De qualquer forma, a evolução dos conceitos de Educação
Ambiental tem sido vinculada ao conceito de meio ambiente e ao modo como este
era percebido. O conceito de meio ambiente reduzido exclusivamente a seus
aspectos naturais não permitia apreciar as interdependências, nem a
contribuição das consciências sociais à compreensão e melhoria do meio ambiente
humano" (DIAS, 1992, pp. 64,65).
MATERIAL E MÉTODOS: Tendo em vista da grande problemática gerada pelos autores nos livros dos mais
diversos tipos de ensino (fundamental médio e superior).
Neste trabalho será mostrado vários compostos químicos que tem uma tendência em
adsorver uma substância poluente, ou seja, os matériais usados despoluirá o meio
ambiente removendo essas substâncias indesejadas ao meio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A tabela 1 mostra alguns resultados que em solução aquosa com corantes aniônicos
conseguem remover da solução, ou seja, quando a problemática surge no texto
educacional, tem se um leque de soluções que o docente pode abordar dentre ela
destaque se a adsorção de corantes despejados nos ambientes aquáticos.
tabela 1.
Comparação dos materiais adsorventes de poluentes
aquáticos.
CONCLUSÕES: práticas sustentáveis de interação entre a sociedade e a natureza. Pois, as
pessoas como cidadãos poderão respeitar os direitos uns dos outros assim como da
sociedade também. Levando em consideração que a educação não deve ser vista como
uma disciplina e sim algo que estar interligado as disciplinas regulares de um
currículo.
AGRADECIMENTOS: A Deus por sempre nos dar força.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1-DOLL JR., W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1997.
2-Declaração da Conferência Intergovernamental de Tiblisi sobre Educação
Ambiental, 1977, em Genebaldo Freire Dias, op:cit.
3-Namasivayam, C., Dinesh Kumar M., Selvi, K.; Ashruffunissa Begum, R., Vanathi, T., & Yamuna, R.T. (2001). Waste coir pith- a potential biomass the treatment of dyeing wastewasters. Biomass and Bioenergy, 21, 477-483.
4-Namasivayam, C., Prabha, D., & Kumutha, M. (1998). Removal of direct red and acid brilliant blue by adsorption on to banana pith. Bioresource Technology,, 64, 77-79.
5-Tseng, R.L., Wu, F.C., & Juang, R.S. (2003). Liquid-phase adsorption of dyes and phenols using pinewood-based activated carbons. Carbon, 41, 487-495.
6-Gong, R., Ding, Y., Li, M., Yang, C., Liu, H., & Sun, Y. (2005). Utilization of powdered hull as biosorbent for removal of anionic dyes from aqueous solution. Dyes Pigments, 64, 187-192.