Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Uma abordagem didático-contextualizada de metais, destacando conceito e aplicações de metais pesados, no ensino médio.
AUTORES: Furtado de Carvalho, T.N. (IFPI) ; Moreira da Paz, G. (IFPI)
RESUMO: Os metais, são assuntos de grande relevância estudados no ensino médio, para
facilitar a compreensão e aproximar conceitos químicos, de metais, ao dia-a-dia
dos alunos, utilizou-se uma abordagem de forma contextualizada com enfoque em
conceitos, aplicações e as contribuições de metais pesados, pois este tema
relaciona conhecimento químico e implicações ambientais, tecnológicas e sociais.
Os resultados revelam que a contextualização do conteúdo promoveu uma maior
interação com o conhecimento químico, auxiliando na aprendizagem e na construção
de uma visão reflexiva de mundo.
PALAVRAS CHAVES: metais pesados; contextualização; metais
INTRODUÇÃO: O ensino de química geralmente é considerado, pelos alunos do ensino médio, como
algo de difícil compreensão, uma vez que os conceitos químicos trabalhados são
apresentados, na sua maioria, como algo abstrato e desconectado da realidade.
Conceitos como os de metais, elementos químicos estudados no ensino médio, que
são utilizados pela humanidade a milhares de anos, tem sido difundido como algo
encontrado apenas em livros didáticos, reforçando assim, a apresentação de
caráter abstrato da química. Com isso objetivou-se a elaboração de uma abordagem
de metais de forma contextualizada, com enfoque no conceito e nas aplicações de
metais pesados, uma vez que esse conceito tem sido bastante difundido pelos
meios de comunicação, e se relaciona diretamente com a tecnologia e meio
ambiente, proporcionando situações-problemas pertinentes do cotidiano,
aproximando assim a química ao dia-a-dia do aluno.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a abordagem do conceito de metais de forma contextualizada elaborou-se uma
aula realizada na Escola Estadual João Clímaco de Almeida para alunos do 1º ano
ensino médio. A aula iniciou-se com a abordagem da toxidade de metais pesados e
a seguinte situação problema: “Os metais são vilões?) em seguida reproduziu-se
um vídeo (metais-meio ambiente e saúde) a cerca do tema, no decorrer na aula foi
discutido o que é um metal suas propriedades, como ele é encontrado no dia-a-dia
, o porque de alguns metais serem titulados como “pesados”, suas contribuições e
implicações. A seguir foi realizada uma prática, em que foi apresentado o cobre
na forma de materiais, como é encontrado do dia-a-dia, em seguida houve a
diluição do sal de cobre, afim de demostrar como os metais também podem se
apresentar de forma diferente(“invisível”) da sólida que é conhecida pela
maioria dos alunos. Por fim, para avaliar o conhecimento adquirido com a aula,
utilizou-se um questionário pertinente ao tema abordado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A contextualização do conteúdo possibilita o estabelecimento de inter-relações
entre conhecimentos escolares e situações presentes no dia a dia dos alunos,
imprimindo reais significados aos conteúdos escolares, por meio da aula
contextualizada, com recursos áudio-visuais e práticas simples, pode-se
verificar através aplicação do questionário que a metodologia utilizada
proporcionou aos alunos a correlação dos conceitos de metais relatados, com as
observações que possuíam a cerca do assunto, rompendo com alguns “achismos”
adquiridos pelo senso comum, elevando o conhecimento diante o conteúdo, além
disso,contribui na percepção do aluno da importância do conhecimento químico na
sua vida, e como ele auxilia na interpretação de fenômenos e fatos que o cercam,
pode-se observar também que mesmo práticas simples como diluição, contribuem
para a compreensão e aproximação dos alunos com os conteúdos químicos.
CONCLUSÕES: Portanto, uma abordagem do conceito de metais destacando metais pesados tema
bastante discutido na atualidade, auxilia na compreensão do conteúdo, na
participação ativa dos alunos frente ao conhecimento, tão quanto na discussão a
cerca da sua utilização e implicações, contribuindo para construção de uma visão
crítica da realidade e na formação cidadã.
AGRADECIMENTOS: Agradeço ao programa PIBID e CAPES pela mediação e incentivo a todo projeto, e ao
IFPI pelo apoio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, V.F; MERSON, F. Metais pesados no ensino de química. Química Nova na Escola, v.33, n.4, nov. 2011.
CCEAD PUC-Rio & MEC. Projeto CONDIGITAL. 2010. Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=E6wP1lWnsPY> Acesso em: 08 de março de 2013.
SILVA, A. D. L DA; et al. A importância da contextualização no ensino de química. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA,51., 2011, São Luis. Resumos...São Miguel do Guamá: UEPA, 2011. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-87-9973.html>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2013.