11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SEGUNDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Martins Carvalho, M.B. (UFPA) ; da Silva Lima, N. (UEPA) ; Lima Nunes, G. (UEPA) ; Alves, A.E. (SEDUC) ; Oliveira Sousa, J. (SEDUC) ; Siqueira Neto, E. (UFPI)

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo a verificação do conhecimento de alunos do ensino médio sobre a participação da escola e da comunidade na gestão de resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com aplicação de um questionário composto de cinco perguntas. Entre outras questões, perguntou-se se consideram importante que a população saiba dos cuidados que devemos ter com os resíduos e 100% dos entrevistados afirmaram que sim. Concluímos que há a necessidade de estimular o aluno a conhecer e praticar ações no dia a dia, que refletem diretamente no meio ambiente a exemplo da coleta seletiva, saber mais sobre a importância e como lidar com os resíduos sólidos, tarefas estas, possíveis de serem alcançadas por meio da contextualização das aulas e atividades práticas envolvendo a comunidade.

PALAVRAS CHAVES: resíduos sólidos; meio ambiente; sociedade

INTRODUÇÃO: A realidade de uma sociedade consumista e promotora da cultura do desperdício é algo nitidamente presente, evidenciando assim, a necessidade de adoção de medidas para a mobilização da população e do poder público quanto a essa questão, uma vez que este é o papel de cada cidadão por mandamento constitucional. É imprescindível que toda a comunidade esteja envolvida nas ações e decisões que abranjam as questões ambientais, seja individualmente ou por meio de grupos, organizações sociais ou empresariais (FIORILLO, 2005, p.41). Segundo Koga (2008), a poluição traz como consequência, desequilíbrio ao meio ambiente, este por sua vez, pode ser reversível, no entanto, dependendo da proporção do dano, o tempo necessário para que a natureza possa ser restaurada sem a intervenção do homem poderia ser extremamente longo, e, em havendo a participação deste, os custos seriam muito altos para extinguir os efeitos poluentes e restabelecer novamente o ambiente à sua forma original. Koga (2008), afirma ainda que diante do conflito entre o aumento da poluição e a necessidade de uma vida mais prática, precisamos avaliar o quanto vai nos custar esta praticidade. O recomendável é reduzir ao máximo a emissão de poluentes, procurando formas alternativas e adequadas à modernidade, de modo a não impedir o progresso e do desenvolvimento, mas sem agredir o meio ambiente. Para Sangari (2013), não é cabível que se faça separação entre as discussões sobre a sustentabilidade de nossas atividades no planeta e as questões relativas à Educação, pois o fato inegável de chegamos a esta situação de alarme ambiental e social ocorreu justamente pelo fato de as metodologias de ensino utilizadas pela humanidade nos últimos séculos, terem falhado na preparação das sociedades para uma vida sustentável.

MATERIAL E MÉTODOS: A investigação aqui relatada se deu recentemente, ainda no primeiro semestre de 2013 em duas turmas de duas escolas públicas do município de Capitão Poço no estado do Pará, com um total de 28 estudantes entrevistados, sendo catorze do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari, e catorze do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Terezinha Bezerra Siqueira. A pesquisa teve por objetivo, investigar o conhecimento e a opinião de alunos de ensino médio acerca da participação da escola e da comunidade na gestão de resíduos sólidos. O recurso utilizado, para a investigação, foi um questionário, composto de cinco perguntas discursivas e/ou de múltipla escolha onde os estudantes, de forma anônima e individual, registraram suas respostas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi perguntado aos alunos, se estes consideram importante que a população saiba dos cuidados que devemos ter com os resíduos onde, 100% dos entrevistados afirmaram que sim, a maioria justificando que evitaria diversos problemas ambientais, e que devemos saber a importância de uma sociedade limpa e com o lixo devidamente tratado, afirmando ainda que devemos atentar para nossos deveres já que, com os cuidados com os resíduos contribui-se para a saúde da comunidade em geral; perguntamos então, se na escola ocorre a coleta seletiva, onde constatamos que cerca 35,7% afirmaram que sim e 64,3% responderam que não. Vemos neste caso, a necessidade de estimular os alunos quanto à maneira correta de dar um fim aos resíduos produzidos na escola. Quando questionados sobre o destino final do lixo da cidade, apenas 50% afirmou saber o destino final que é dado a este. Outro questionamento foi quanto à abordagem deste tema durante as aulas, onde 100% afirmou achar que deveria ganhar mais destaque nas aulas, a maioria justificando que é um tema bom para ser estudado e que os estudantes devem estar a par de tudo que envolve questões de cidadania, sendo o referido tema, algo sério, afirmando ainda que seria interessante desenvolver desde cedo nos estudantes, uma consciência ambiental, cuidando do planeta para as futuras gerações, segundo eles, o que os alunos aprendem na escola sobre o lixo, podem repassar para seus parentes e amigos. Também foi solicitado aos alunos, que citassem um prejuízo causado pela má gestão de resíduos, 93% deram respostas como: poluição do meio ambiente, da água, do solo, do ar, mal cheiro, presença de lixo nas ruas, entupimento de bueiros, alagamentos, acúmulo de lixo e perda me materiais que poderiam ser reciclados; 7% não justificaram suas respostas.

CONCLUSÕES: Concluímos que há a necessidade de estimular o aluno a conhecer e praticar ações no dia a dia, que refletem diretamente no meio ambiente a exemplo da coleta seletiva, saber mais sobre a importância e como lidar com os resíduos sólidos, tarefas estas, possíveis de serem alcançadas por meio da contextualização das aulas e atividades práticas envolvendo a comunidade.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos que contribuíram na realização da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 6 ed. Ampliada. São Paulo: Saraiva, 2005.

KOGA, Sérgio Toshio. A Responsabilidade da Sociedade na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos. Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” Faculdade de Direito de Presidente Prudente. 2008.

SANGARI, Ben. A educação e a Sustentabilidade. Conexão Professor, 2013. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=505. Acessado em: 04 de Junho de 2013.