Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Experimento de Baixo Custo: Um Perfil da Aprendizagem sobre Densidade/Forças Intermoleculares
AUTORES: Furtado, N.J.S. (UFPI) ; Leite, A.M. (IFPI) ; Araújo, T.C. (IFPI) ; Santos, R.V. (IFPI) ; Mendes, M.K.A. (UFPI) ; Aquino, T.P.B. (UFPI)
RESUMO: Objetivo do estudo foi conhecer o perfil da aprendizagem adquirida pelos
estudantes, com uma abordagem investigativa de um experimento de baixo custo
sobre
o conteúdo Densidade/Forças Intermoleculares. Método Tradicional e Experimental
foram às categorias de abordagem adotadas, onde obtiveram: 01 (50%), 02 (60%),
03
(60%), 04 (40%), 05 (30%) e 01 (70%), 02 (80%), 03 (90%), 04 (70%), 05 (100%)
para
as categorias aula teórica e Experimental, respectivamente. O experimento
conduzido na investigação e proposição de hipótese contribuiu para aquisição de
uma aprendizagem química significativa sobre os conteúdos de Densidade/Forças
Intermoleculares, isto no contexto da 1ª série do Ensino Médio.
PALAVRAS CHAVES: Conceitos Químicos; Experimentos; Perfil da Aprendizagem
INTRODUÇÃO: O uso de atividades experimentais quando explorada adequadamente constitui um
recurso pedagógico importante que ajuda os discentes na construção de conceitos
químicos (HODSON, 1988). Nesse sentido as atividades experimentais
investigativas devem desenvolver habilidades cognitivas nos estudantes, assim
como uma maior participação dos mesmos no processo de aprendizagem. Lôbo e
Moradilho (2003) afirmam que muitas das atividades experimentais propostas pelos
docentes em aulas práticas possui uma concepção empírico-indutivista, esta
centrada no papel da observação e da experimentação em sua forma neutra,
esquecendo o papel essencial das hipóteses como norteadoras das investigações e
do verdadeiro conhecimento científico. Densidade/Forças Intermoleculares são
conteúdos abordados no Ensino Médio, e a compreensão dos seus conceitos, assim
como as diferenças entre eles são essenciais para interpretação de fenômenos
químicos que acontecem no cotidiano. Ajudando a responder perguntas simples,
tais como: Por que o gelo flutuar na água? O que une as moléculas de água no
estado líquido?. Essas perguntas ainda são dúvidas para alguns estudantes do
Ensino Médio, isso é fruto do método tradicional ainda exercido pelos
professores e também de outras questões educacionais. Devido isso é relevante
usar um experimento de baixo custo que abordem esses dois conteúdos, onde os
estudantes devem explorar a investigação das etapas envolvidas, assim como a
construção de hipótese sobre o fenômeno obervado. Neste contexto o presente
estudo teve como objetivo conhecer o perfil da aprendizagem adquirida pelos
estudantes, com uma abordagem investigativa de um experimento de baixo custo
sobre o conteúdo Densidade/Forças Intermoleculares.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi realizada no dia 06 de junho de 2012 no Colégio Estadual Ozias
Correia (Parnaíba/PI). Os sujeitos foram 30 estudantes pertencentes a 1ª série
do Ensino Médio da referida escola pública. O estudo teve duração de 05 horas
aula, onde adotou-se duas categorias de abordagem: Aula Teórica e Experimental.
A primeira consistiu no uso do tradicional quadro acrílico e pincel e realizada
na sala de aula (02 horas). Já a segunda utilizou-se um experimento de baixo
custo sobre o conteúdo Densidade/Forças Intermoleculares. O experimento foi
realizado numa sala de aula improvisada como laboratório de Ciência (02 horas).
No experimento usou-se os seguintes materiais: um copo de vidro transparente
(200mL); papel higiênico; três palitos de dentes, elásticos de borracha látex,
um prato raso e 200 mL de água. Adicionou-se 200 mL de água no copo, duas folhas
do rolo de papel foram sobrepostas e dobras duas vezes. Colocou-se o papel
dobrado na boca do copo e prendeu-se com o elástico. O copo foi rapidamente
virado de boca para baixo e retonado a sua posição inicial, depois três palitos
foram penetrados no papel (que estava na boca do copo) e caíram na água.
Os dados foram coletados com dois diferentes questionários de 05 questões
(01,02,03 de Densidade e 04, 05 de Forças Intermoleculares), o mesmo foi
aplicado duas vezes: após a Aula Teórica e Experimental. O tempo para resolução
de cada questionário foi de 30 minutos. As respostas para cada questão foram
expressas percentualmente tomando por base os acertos (aprendizagem adquirida)
realizados pela amostra 30 (100%) discentes em cada categoria de abordagem. Para
cada questão foi apresentado um resultado percentual que mostrou o perfil da
aprendizagem adquirida na categoria de abordagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na categoria aula teórica foram obtidos os seguintes resultados: 01 (50%), 02
(60%), 03 (60%), 04 (40%) e 05 (30%). Nas questões 04 e 05 apresentaram
predomínio de uma aprendizagem não adquirida, mostrando que uma parte do
conhecimento assimilado (sobre Forças Intermoleculares) nesta categoria deu-se
de maneira fragmentada, já a compreensão do conceito de densidade foi mais
eficiente (60% de aprendizagem adquirida). As razões para isso estão no pouco
interesse e interpretação demonstrada pelos estudantes durante a aula teórica
(Método Tradicional).
A abordagem de experimentos com ênfase na investigação e na proposição de
hipótese conduziu a uma aprendizagem química significativa para a grande maioria
dos estudantes, como pode ser mostrados pelos índices de aprendizagens: 01
(70%), 02 (80%), 03 (90%), 04 (70%) e 05 (100%). Nessa categoria de abordagem os
estudantes conseguiram aprender de forma mais atrativa os conhecimentos químicos
sobre Densidade/Forças Intermoleculares, pois a proposta de investigação deixou
os discentes motivados na aquisição de novos conhecimentos, questões semelhantes
a essas já foram discutidas no estudo de Ferreira; Hartwig e Oliveira (2010). Os
estudantes perceberam o conceito de Densidade quando o palito (ao penetrar o
papel) ficou na superfície do copo flutuando (isso foi exigido nas questões 01,
02 e 03). Em relação às questões 04 e 05 que explorava conhecimentos sobre
Forças Intermoleculares, os estudantes mostraram que adquiriram conhecimentos
necessários sobre o conteúdo. Muitos compreenderam que são as ligações de
hidrogênio entre as moléculas de água, as responsáveis por manter essas
moléculas unidas. Os discentes também entenderam que outras moléculas são unidas
por meio de ligações intermoleculares.
CONCLUSÕES: O Método Tradicional não foi eficiente para a consolidação de um conhecimento
químico significativo, se comparado com a categoria Aula Experimental. O
experimento conduzido na investigação e proposição de hipótese contribuiu para
aquisição de uma aprendizagem química significativa sobre os conteúdos de
Densidade/Forças Intermoleculares, isto no contexto da 1ª série do Ensino Médio. É
possível usar materiais de baixo custo para realizar experimentos simples que
contribuem para melhoria da aprendizagem Química.
AGRADECIMENTOS: A direção do Colégio Estadual Ozias Correia (Parnaíba/PI).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, Vol. 32, n° 2, p. 101-106, 2010.
HODSON, D. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Phi¬losophy and Theory, 20 (2), p. 53-66, 1988.
LISBOA, J. C. F. Ser Protagonista. Química. 1 ed. São Paulo: SM, 2010
LÔBO, S. F.; MORADILLO, E. F. Epistemologia e a formação docente em química. Química Nova na Escola, n° 17, p. 39-41, 2003.