Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: APLICAÇÃO DO SOFTWARE ACD LABS E SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Almeida Silva, O. (UFPI) ; da Silva Pereira, G. (UEMA) ; Araujo Borges, J. (UFPI) ; de Sousa Macedo, M.D. (UFPI) ; Gomes Júnior, A.L. (UFPI) ; Casimiro Leal, R. (UNICAMP)
RESUMO: Com as dificuldades que os professores de química encontram para fazer seu alunos
compreenderem os conceitos químicos a nível microscópico, o presente trabalho
apresenta uma possível ferramenta de auxílio, o ACD LABS, um facilitador da
aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores. A pós analise do programa,
demonstrou ser bastante útil para o ensino de química, e apresenta entre outras
vantagens a gratuidade e facilidade de manuseio segundo a opinião de professores
de química que relataram por meio de questionário sua utilização do ACD LABS em
suas aulas ou preparação de materiais didáticos.
PALAVRAS CHAVES: Modelagem Molecular; ACD LABS; Ferramentas Computacionai
INTRODUÇÃO: A Química é a ciência que trata das transformações da matéria e das formas de
energia envolvidas nessas transformações. Pode-se observar de forma direta,
através da prática experimental, os fenômenos químicos (nível macroscópico).
Porém para entender exatamente o que ocorre a nível atômico-molecular (nível
microscópico) é necessário representar através de símbolos químicos as reações
ali envolvidas. No panorama tecnológico atual, existem diversas alternativas
para a aprendizagem com o uso do computador, tais como a comunicação e a
consulta de informações distribuídas pela Internet ou o uso de softwares
educacionais (EICHELER, M. et al. 2000). Para proporcionar aos alunos o
desenvolvimento da capacidade de representação em seus distintos níveis e
auxiliá-los na competência representativa, os pesquisadores têm sugerido várias
abordagens pedagógicas, dentre as quais tem se destacado, nos últimos anos, o
uso de simulações computacionais e de ferramentas de modelização (WU, H. et al.
2001).GHISOLFI, (2007) especifica que o software Chemsketch permite a construção
de estruturas moleculares, mecanismos de reações, cálculos de propriedades
físico-químicas, auxilia na elaboração de relatórios, apresentação, aulas,
aparelhagem de laboratório, além de apresentar modelos representacionais, entre
outras finalidades. O programa apresenta algumas vantagens em relação a outros
softwares, entre elas, a facilidade em desenhar estruturas moleculares, possuir
uma versão freeware, além de possuir layout intuitivo que facilita seu
entendimento por discentes e docentes.O presente trabalho vem tratar da
utilização do software ACD LABS 12.0 no ensino de Química, mais precisamente, de
como essa ferramenta pode auxiliar professores e alunos no estudo dessa área do
saber.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um questionário a professores de química no qual, os profissionais
foram convidados a desempenhar uma análise do software educacional ACD LABS 12.0
através de seu aplicativos ACD/ ChemSketch e ACD/ 3D View, levando em consideração
suas principais funções. Após essa análise, foram listados possibilidades para a
empregabilidade no ensino de Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ACD LABS 12.0 e suas ferramentas são bastante úteis no ensino de química, pois
viabiliza inúmeras possibilidades metodológicas que irão favorecer o processo de
ensino- aprendizagem. Através das análises dos questionários respondidos pelos
professores, citaram funções relevantes desse pacote computacional: Desenha a
estrutura de diversas formas, ligações e interações atômicas; permite a
representação de mecanismos de reações, elétrons e inserção de caixas de texto;
determinar o nome oficial (IUPAC) das estruturas; calcular a formula molecular,
massa atômica, composição em porcentagem; visualização das estruturas em formato
tridimensional, e rotações em diferentes direções e sentidos; permite observar a
densidade eletrônica ocupada por cada átomo presente na molécula representada;
determina propriedades físicas como densidade e volume molar; possui tabela
periódica; possui tabela com os tipos mais comuns de radicais. A lista acima
descrita nos questionários dos professores de química mostra que o a ACD/LABS é
uma ferramenta que pode facilitar o ensino de Química, pois possibilita ao aluno
à representação/visualização de fenômenos microscópicos em nível macroscópico.
Auxiliando ainda, o trabalho do professor, pois com a utilização do programa,
reduz o tempo de explanação de conceitos básicos, além de fazer com que o aluno
tenha um maior interesse e uma observação direta na representação de estruturas
químicas e mecanismos reacionais. De acordo com os questionários todos os
professores de química entrevistados todos relatarão que não tiveram dificuldade
de aquisição e utilização do software ACB/LABS, mostrando a facilidade em dispor
este recurso didático. Porém apenas 20% dos professores relataram ter submetido
seus alunos a um treinamento e utilização direta do programa.
CONCLUSÕES: Através da análise dos resultados pode-se verificar que o pacote computacional
ACD/LABS é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem. Os programas disponíveis
auxiliam o professor em sala de aula, otimizando o seu tempo, além de melhorar a
percepção dos alunos de fenômenos químicos previamente discutidos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER, M.; DEL PINO, J.C. “COMPUTADORES EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: ESTRUTURA ATÔMICA E TABELA PERIÓDICA”. QUÍMICA NOVA. Porto Alegre – RS. Nº 6, pág. 835, 2000.
GHISOLFI, R. M. S.; FRANCO NETO, J.R. Software Chemsketch: ferramenta para ensino e aprendizagem de Química. Colégio Santa Teresa/Rede SESI Minas de Educação.2007.
WU, H. K.; KRAJCIK, J. S.; SOLOWAY, E. Promoting Understanding of Chemical Representations: Student’s Use of a Visualization Tool in the Classroom. Journal of Research in Science Teaching. v. 38. n.7, pag.821-842, 2001.