Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Repensando o Ensino de Química através de Estratégia Reflexiva destinada a Prática da Docência em Ciências Naturais
AUTORES: Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA) ; Brasil de Oliveira Marques, P.R. (UFMA)
RESUMO: O presente trablalho adotou a perspectiva de pesquisa qualitativa e teve como
objetivo a aplicação e acompanhamento de atividade prática pedagógica diferenciada
como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química, como
também trabalhar a construção de saberes docentes contribuindo de forma efetiva no
processo formativos dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza,.
A prática efetuada pode mostrar que as aulas de química são espaços em potencial
para composição de uma identidade docente coerente com a demanda da sociedade do
conhecimento quando utilizadas sob aspectos reflexivos no planejamento da práxis
do futuro professor de ciências naturais.
PALAVRAS CHAVES: formação docente; ensino de ciências; aprendizagem significativ
INTRODUÇÃO: A temática da formação de professores vem sendo bastante recorrente nas últimas
décadas, nos diversos eventos que tratam de discussões sobre processo de ensino
aprendizagem. Os novos paradigmas educacionais assim como a base legal que
regulamenta os cursos de licenciatura no contexto nacional orientam que a
formação de professores deve contemplar abordagens de ensino diferenciadas que
proporcionem o desenvolvimento de saberes docentes que vislumbrem não somente a
aquisição de conteúdo cientifico mas a formação global e a prática do exercício
da cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade
diferenciada de tratar o ensino de química sob ótica da aprendizagem
significativa e contemplando a simetria invertida na formação reflexiva de
professores de Licenciatura em Ciências Naturais, a partir de metodologias
interdisciplinares, contextualizada e sob a abordagem CTS.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho adotou a perspectiva de pesquisa qualitativa, sendo aplicada
nas aulas de química durante um ano letivo de 2012 do curso de licenciatura em
Ciências Naturais do Campus de Codó - UFMA. O movimento dos trabalhos se
constitui de etapas distintas, sendo que a coleta de dados foi promovida por
meio de observação reflexiva do desenvolvimento das competências e por aplicação
de questionários aos alunos. O inicio dos trabalhos se deu primeiramente pelo
estabelecimento de questões de pesquisa baseado nos conteúdos de química
orgânica ministrados em sala de aula que funcionaram como norte para reflexão da
atividade docente no sentido do entendimento e construção da transposição
didática que será fundamentada durante a parte destinada a prática de ensino
como componente curricular da área de química. No segundo momento, apresentou-
se aos alunos o livro “Botões de Napoleão” para leitura, conhecimento e
correlação reflexiva histórica. A leitura do livro foi orientada através da
divisão dos capítulos por duplas de alunos onde os mesmos teriam que explorá-lo
no sentido de: identificar as moléculas orgânicas descritas no texto; buscar
informações das mesmas correlacionando-as ao cotidiano sob os temas saúde, meio
ambiente e outros; materializá-las por meio de material alternativo; apresentá-
las pelo programa chemiscket. No terceiro momento houve a culminância onde se
promoveu a apresentação dos trabalhos e discussão dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os discentes foram direcionados a leitura reflexiva dos discursos apresentado no
livro “botões de Napoleão” e orientados a correlacionar os fatos históricos e
empíricos apresentados no livro com os conhecimentos adquiridos em sala de aula
e com o cotidiano. Percebeu-se a imediata decisão de aprender dos alunos no
inicio dos trabalhos pela motivação que a atividade despertou nos mesmos. Após
esta etapa os alunos apresentaram ideias, planejamento, aplicação em sala das
estratégias para a transposição didática de conteúdos ministrados em química na
abordagem interdisciplinar de ciências da natureza destinada a segunda etapa do
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A sequência de planejamento, construção e
avaliação da construção das intervenções didáticas foi acompanhada em reuniões
de forma individual e/ou em grupo, dentro e fora da sala de aula. A supervisão
dos trabalhos suscitou a inserção de novos conteúdos e conhecimentos adquiridos
no desenvolvimento da disciplina. A verificação da evolução docente formativa
dos alunos foi continua e baseada nos aspectos da construção gradativa da
ecologia conceitual e atitudinal da praxis inicial docente sob a ótica de uma
identidade interdisciplinar, tecnológica e contextualizada.
CONCLUSÕES: O presente trabalho adotou a perspectiva de pesquisa qualitativa e teve como
objetivo a aplicação e acompanhamento de atividade prática pedagógica diferenciada
como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química, como
também trabalhar a construção de saberes docentes contribuindo de forma efetiva no
processo formativos dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza,.
A prática efetuada pode mostrar que as aulas de química são espaços em potencial
para composição de uma identidade docente coerente com a demanda da sociedade do
conhecimento quando utilizadas
AGRADECIMENTOS: UFMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1BRASIL, Lei Federal nº. 9.394, LDB.
2MIZUKAMI, M. N. Escola e aprendizagem da docência. 1ª Ed. São Carlos: EDUFSCar, 2002.