Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A Temática do Lixo no Ensino de Química Ambiental
AUTORES: Almeida Silva, O. (UFPI) ; de Sousa Macedo, M.D. (UFPI) ; Gomes Júnior, A.L. (UFPI) ; Gomes do Nascimento Pereira da Silva, R.L. (UFPI)
RESUMO: Vivemos em uma sociedade cada dia mais consumista, em que a produção de resíduos
sólidos só aumenta a cada dia. Nosso trabalho aborda as questões que envolvem a
temática do lixo no ensino de Química Ambiental. Após uma pesquisa a sobre o tema
alunos da disciplina de Química Ambiental expõem seus resultado na forma de
banner, a alunos do ensino médio onde foram observados seus conhecimentos prévios
e os novos conhecimentos construídos após a apresentação a respeito do tema
apresentado com o propósito de desenvolver uma consciência ambiental dos alunos,
para a formação de cidadãos conscientes ambientalmente.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Ensino de Química Ambient; Consciência Ambiental
INTRODUÇÃO: O lixo produzido em grande escala que, num passado não muito distante, era
característico apenas das grandes cidades, entretanto, passa a ser um problema
global que afeta o planeta numa proporção assustadora. O “resíduo da
globalização” precisa de um enfoque ou abordagem que vá além da reciclagem ou do
reuso. Fica nítida a importância de conscientizar a todos principalmente as
gerações futuras da necessidade da educação ambiental ressaltando a reciclagem
(FADINI et al., 2001). De acordo com os PCNs, sugerem que o meio ambiente seja
um os temas transversais na educação formal. Em outras palavras, propõe-se que
as questões ambientais permeiem os objetivos, conteúdos e orientações didáticas
em todas as disciplinas. Sob o ponto de vista pedagógico, as atividades
desenvolvidas possibilitam ensinar conceitos químicos de forma contextualizada
com o tema lixo, fornecendo conhecimentos relevantes sobre o assunto, sempre
fazendo relação com o cotidiano dos alunos, permitindo aos mesmos criarem uma
ideia crítica com embasamento cientifico sobre esse grave problema social. A
programação de eventos de conscientização nas escolas e comunidades; estimular a
formação de grupos de conscientização para trabalhar a questão do impacto gerado
pelos resíduos domiciliares a partir da política dos “três R’s” (Reduzir,
reutilizar e reciclar); planejar atividades de educação ambiental a partir
recursos renováveis; formar multiplicadores ambientais seja eles professores,
alunos ou membros da comunidade. Estimular a formação de núcleos e grupos de
pesquisa em ensino de química no país (SATO, M. 2004) O objetivo deste trabalho
é a conscientização dos alunos e da comunidade escolar a respeito dos riscos que
o lixo causa ao meio ambiente e a sociedade e como podemos minimizar esse
problema.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Química Ambiental na
disciplina do departamento de QUÍMICA DA Universidade Federal do Piauí, onde foi
proposto aos alunos que desenvolvessem uma pesquisa em uma área de importância da
química ambiental, posterior mente as informações obtidas foram adaptadas para o
formato de banner onde foram apresentadas em uma feira escolar na Unidade Escolar
Professor Joca Vieira no município de Teresina para alunos do ensino médio
apontando as principais temáticas o lixo, problemas e possíveis soluções. Após a
exposição e apresentação oral do trabalho os alunos responderam questionados sobre
temas relevantes para o desenvolvimento de novos conhecimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por meio dos questionamentos feitos aos alunos apos as apresentações a respeito
do tema abordado, várias resultados importantes puderam ser observados sobre a
temática do lixo no ensino de Química Ambiental. A maioria dos alunos
(aproximadamente 90%) relatou que a temática não é muito abordada nos conteúdos
de química do ensino médio, desse modo podemos inferir que esse fato dificulta a
formação de um cidadão preocupado e consciente para as questões ambientais.
Foram observadas dificuldades dos alunos em definir conceitos básicos a respeito
do assunto exposto, como a diferença entre os conceitos de reutilizar e reciclar
(aproximadamente 75%), ou mesmo dificuldade em explicar o processo de produção
de lixo (aproximadamente 67%), inviabilizando assim a utilização da consciência
ambiental desses alunos para possíveis soluções aos resíduos da globalização.
Porém após as exposição e explicação de certos conceitos como a política dos
“três R’s”, reduzir, reutiliza e reciclar pode se observar que aproximadamente
90% dos alunos relataram o interesse e preocupação com os problemas ambientais a
respeito do lixo. Mostrando que o trabalho despertou uma consciência ambiental
nos alunos, pois os mesmos elaboraram sugestões de como da um poderia contribuir
para a redução da poluição por produção de lixo na sua própria casa, bairro ou
cidade, favorecendo uma melhor qualidade de vida para todos.
CONCLUSÕES: O trabalho foi de grande importância para o despertar dos alunos para as questões
ambientais a cerca do lixo, abordando conceitos fundamentais deste tema, levando
em consideração seus conhecimentos prévios. Os alunos puderam adquirir uma
consciência ambiental a respeito dos riscos que o lixo pode causar e uma maior
preocupação e responsabilidade com o meio em que vivemos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SATO, M. Educação Ambiental. Ed. Santos J. E. São Carlos, 2004.
FADINI, P. S. ; FADINI, A. A. B. Lixos: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Ed. especial. p. 9-18, Mai. 2001.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2000.