Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: PRODUÇÃO DE TINTAS PARA PINTURA EM PAPEL: PROJETO EXPERIMENTAL E INTERDISCIPLINAR, REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA.
AUTORES: Silva, V.M.P. (UFPA) ; Costa, D.V.A. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Machado, A.G.S. (UFPA) ; Turiel, N.A. (UFPA e SEDUC-PA) ; Muniz, A.S. (UEPA)
RESUMO: Experimentos químicos em laboratórios escolares com materiais de baixo custo
podem ser muito enriquecedores no processo de ensino-aprendizagem. Ainda, novas
metodologias para o ensino de Química buscam também a interdisciplinaridade e a
utilidade dos conteúdos de Química. O objetivo desse trabalho foi a produção de
tintas para pintura em papel, associando conteúdos de Química e Artes. Foram
extraídos os pigmentos de papeis de seda de diferentes cores, e em seguida
utilizados para a produção das tintas. Em seguida, os alunos fizeram pinturas em
papel utilizando as tintas que eles mesmos produziram. Os resultados das
avaliações mostraram o grande interesse dos alunos durante as atividades, além
do desenvolvimento de competências e habilidades, fator que contribuiu para a
aprendizagem de ambas as disciplinas.
PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; experimentação; ensino de química
INTRODUÇÃO: A busca por novas metodologias de ensino visando aumentar o rendimento escolar são
comuns nos artigos científicos, como realização de aulas práticas em laboratórios
escolares, utilização de material alternativo para experimentos de Química,
abordagens contextualizadas e interdisciplinares dos temas químicos, jogos lúdicos
educativos, dentre outros. Essas novas metodologias podem ser propostas para
complementar a formação escolar, desenvolvendo novas habilidades e competências
nos alunos. Os objetivos principais deste trabalho foram: a extração de pigmentos
de papel de seda e a utilização desse corante para a produção de tintas para
pintura em papel. Esse projeto foi desenvolvido em laboratório escolar, com alunos
do ensino fundamental, e em parceria com a disciplina de Artes.
MATERIAL E MÉTODOS: Os papéis de seda foram cortados e colocados em um béquer. Em seguida, mediu-se
20 mL de álcool comum numa proveta, e esse solvente foi adicionado ao béquer com
o papel cortado a fim de extrair o pigmento deste. Esse sistema foi macerado por
2 minutos e então o líquido resultante foi separado por filtração. O mesmo
substrato (papel de seda) foi remacerado com álcool várias vezes até a extração
total do pigmento. A cada aula no laboratório (realizadas na Escola Estadual
Paulino de Brito, em Belém-PA), as equipes extraíram o corante do papel de seda
de uma determinada cor. Posteriormente, os extratos obtidos foram concentrados
em rota-evaporador (utilizando o equipamento do laboratório LEPRON na UFPA).
Para a produção das tintas para pintura em papel, misturou-se 10 mL de cada
extrato (contendo os pigmentos) com tinta guache branca. Os alunos
confeccionaram cartazes com desenhos, e então, os coloriram com as tintas
produzidas durante as aulas de laboratório.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No total, foram extraídas 12 diferentes cores de corantes. A partir destes
corantes, foram então produzidas as tintas. Nesse trabalho interdisciplinar, a
avaliação foi divida entre as disciplinas envolvidas no projeto. A avaliação
quantitativa foi realizada pela disciplina de Artes, na qual os desenhos
coloridos com as tintas produzidas no laboratório foram avaliados. A avaliação
qualitativa foi atribuída à disciplina de Química. Neste projeto, muitas
competências e habilidades práticas foram perceptivelmente desenvolvidas nos
alunos, como manipulação de vidrarias, medição de volumes de líquidos numa
proveta, filtração, além das observações de resultados experimentais. Ainda, a
atribuição de uma finalidade útil para os extratos produzidos, transformando-os
em tintas, contribuiu para despertar o interesse dos alunos para as aulas
práticas. Interessante ressaltar que o projeto foi viável de ser realizado numa
escola pública, em termos de custo, pois os materiais foram de fácil acesso. Por
exemplo, os papéis de seda foram doados ao laboratório escolar, os quais foram
provenientes da ornamentação da escola com “bandeirinhas” durante as festas
juninas, sendo então reutilizados neste projeto. Ainda, o solvente (álcool) foi
adquirido comercialmente, e, como os extratos foram concentrados em rota
evaporador, o álcool recuperado neste processo foi novamente utilizado para a
extração de novos corantes.
CONCLUSÕES: Este trabalho promoveu atividades práticas com uso de materiais de baixo custo e a
interdisciplinaridade entre Química e Artes. Os resultados das avaliações das duas
disciplinas foram satisfatórios quanto à aprendizagem e o desenvolvimento de
habilidades e competências dos alunos. A produção das tintas para pintura em papel
foi simples e acessível, além de interessante e útil para os alunos.
AGRADECIMENTOS: Escola Estadual Paulino de Brito-PA, SEDUC-PA e Universidade Federal do Pará-
(UFPA)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROSA, M. I. F. S.; ROSSI, A. V. Mediação Interdisciplinar na Construção de um Projeto de Ensino de Química: Uma Analise Pautada no Dialogo de Diferentes Saberes. Química Nova na Escola 16:36-40, 2002.
ALMEIDA, E. C. S.; LIMA, J. P.; BRAGA, M. L.; BRASILINO, M. G. A Contextualização do Ensino de Química: Motivando Alunos de Ensino Médio. X Encontro de Extensão da UFPB. 2008.
OLIVEIRA, C. A. L.; SILVA, T. P. Aplicação de aulas experimentais de Química Com Materiais Alternativos a partir de sucata e materiais domésticos no ensino de jovens e adultos (EJA). Encontro Nacional de Educação Ciência e Tecnologia da UEPB. 2012.