11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM QUÍMICA DA UFPA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AUTORES: Costa, D.V.A. (UFPA) ; Pantoja, J.M.L. (UFPA) ; Silva, V.M.P. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA) ; Castro, J.S.O. (SEDUC-PA)

RESUMO: O trabalho em questão relata a experiência adquirida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprograma da química da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria firmada com algumas escolas da rede pública no período de julho de 2012 a maio de 2013, buscando discutir a contribuição do PIBID para a formação dos futuros docentes de Química da UFPA. Dentro desse projeto procurou-se desenvolver atividades que facilitem o ensino de química como a experimentação com materiais alternativos e de baixo custo, participação ativa dos alunos na disciplina de Química, estimular os graduando de Química à docência, assim, contribuindo para a melhoria na educação básica já que a prática docente é imprescindível na qualificação profissional do futuro docente.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; química; formação de professores

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o grande desafio do Ensino da Química é despertar o interesse do aluno para esta disciplina, principalmente com o ensino tradicional, onde se tem somente a exposição oral do conteúdo, o que não supre a necessidade deste despertar. Torna-se necessário, portanto, a pesquisa em Educação Química e a busca, a partir da compreensão de como se dá a construção do conhecimento químico nos estudantes, de abordagens metodológicas racionalmente concebidas e a sua constante avaliação (ZANON e cols. 2008). Como afirma Saviani (1991), para existir escola não basta a existência do saber sistematizado, é necessário viabilizas as condições de sua transmissão e assimilação. “Educar é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do conhecimento” (PIAGET apud FERRARI, 2008). Desse modo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa a nível nacional criado pela CAPES e é um instrumento que inicia a prática da docência nos períodos de graduação, à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o PIBID dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Dessa forma contribui com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de rede pública e incentivar a formação inicial dos licenciados.

MATERIAL E MÉTODOS: Esse trabalho ocorreu de julho de 2012 a maio de 2013. A princípio houve uma reunião com a coordenadora da área de Química expondo um perfil do que seria o PIBID e o que deveríamos alcançar com este, sendo os encontros realizados quinzenalmente. Os discentes envolvidos no presente trabalho atuaram em três escolas públicas de nível fundamental e médio na região metropolitana de Belém- PA. De imediato, pesquisou-se experimentos, analogias e jogos que se adequassem aos objetivos do projeto. Posteriormente elaborou-se uma apostila com os roteiros destes experimentos, modelos analógicos e atividades lúcidas para as escolas públicas conveniadas. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr Ribeiro, localizada em Belém/PA, os experimentos realizados pelos bolsistas partiram da apostila confeccionada, assim como nas demais escolas. Em todas as escolas em aplicação do projeto eram realizados encontros semanais para o desenvolvimento de experimento e jogos com materiais alternativos de baixo custo e que propiciasse maior compreensão dos alunos do cotidiano com a disciplina de Química, bem como também a confecção de uma lista de materiais para ser financiada pelo PIBID.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer da execução do projeto com esses discentes de Química pôde-se desenvolver nestes o conhecimento da realidade das escolas públicas e dos seus futuros alunos. “O PIBID mostrou-nos uma nova visão de como se trabalhar em sala de aula, os problemas enfrentados pelas escolas e principalmente pelos alunos.” Mas também houve pontos positivos a se enfatizar como um maior envolvimento por parte dos alunos na sala de aula, melhoria nas notas deles em relação às disciplinas de Ciências e de Química e o interesse e motivação dos estudantes ao realizarem experimentos no laboratório ou o espaço destinados às atividades práticas da escola. No decorrer do desenvolvimento do projeto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Meira Edyr Ribeiro percebeu-se o quanto o PIBID estimulou a criatividade dos bolsistas na hora da elaboração do material didático como: pesquisar os experimentos e os conteúdos correspondentes aos mesmos, elaboração dos jogos didáticos, bem como na hora de expô-los aos alunos de forma correta, clara e coerente. Dentre os experimentos realizados houve uma gincana sobre a produção da bala de gengibre e posteriormente foi feito a produção da bala de gengibre como experiência no laboratório onde o professor de Química da escola, o qual também faz parte do projeto acompanhava e orientava os bolsistas no decorrer de toda a execução do projeto e principalmente de como se portar perante aos alunos. Isso foi muito gratificante para os alunos e também para os bolsistas como futuros professores de Química, pois foi dado um assunto de química relacionando-o com o cotidiano e por meio da realização de um experimento, proporcionando aos graduandos de Química, experiências de como se trabalhar a Química que vai elem da sala de aula.

Figura 01: Gincana sobre a produção da bala de gengibre



Figura 02: Produção da bala de gengibre



CONCLUSÕES: Portanto, o PIBID contribui de forma considerável com a formação e aperfeiçoamento contínuo dos graduandos em Licenciatura em Química da UFPA. Os Bolsistas junto à escola alcançam boa melhora no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, como melhora nas notas dos alunos, maior participação. E que apesar de alguma dificuldade que possa aparecer para melhorar do ensino de química como a experimentação, o PIBID nos mostrou que possibilitar o encontro entre a Química e o cotidiano destes estudantes tornou-se um dos grandes desafios para nós como futuros professores de Química.

AGRADECIMENTOS: À UFPA, ao PIBID-CAPES, à E. E. E. F. M. Augusto Meira Edyr, à coordenadora do projeto Kelly Fernandes e ao professor da escola Jeferson Stiver.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ZANON, D. A. V., GUERREIRO, M. A. S., OLIVEIRA, R. C. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânica: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, V. 13, Nº 1, p, 72-81, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 2 Ed. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1991, p.26.

FERRARI, M. Revista Escola. Jean Piaget – O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio: O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças... Ed. Especial. Jul. 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml. Acessado em 05 de jun. 2013.