Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PICOS (PI)
AUTORES: Lima Leal, E. (IFPI) ; Caracas Camara, O. (UFPI)
RESUMO:
Nos últimos anos os problemas socioambientais são considerados maléficos ao que
diz respeito à qualidade de vida dos seres vivos, pois há algum tempo vários
fatores são evidenciados, mostrando que o atual modelo de vida não é
sustentável. Para encarar tais problemas, considera-se de grande relevância a
prática interdisciplinar entre o ensino de química e a educação ambiental, pois
a partir do momento que a educação ambiental começa a fazer parte dos projetos
pedagógicos das escolas e da realidade em sala de aula os alunos são motivados
ao crescimento individual e coletivo, vivenciados pela problemática do tema.
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a existência de
interdisciplinaridade entre química e educação ambiental nas aulas de química da
cidade de Picos-PI.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; contextualização ; metodologia
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos os problemas sócio ambientais são considerados maléficos ao que
diz respeito à qualidade de vida dos seres vivos, pois há algum tempo vários
fatores são evidenciados mostrando que o atual modelo de vida não é sustentável,
uma vez que os recursos naturais utilizados desde a geração de energia até mesmo
os processos de modernização e mudança do ambiente em busca de melhorias e
desenvolvimento acabaram trazendo inúmeras consequências aos seres vivos e a sua
sobrevivência no planeta devido a degradação dos recursos naturais (RODRIGUES,
2009).
Nas aulas de química a interdisciplinaridade entre esta disciplina e a educação
ambiental deve ser tratada de forma contextualizada onde o professor no momento
em que planeja a aula verifica quais os problemas ambientais possíveis de
discussão em relação ao tema abordado e inicia-se uma discussão com os alunos,
instigando-os a verificar os problemas ambientais encontrados em sua rua, sua
cidade, seu país, assuntos vistos em jornais, televisão, sua casa e outros, além
de fazer com que estes tenham a capacidade de planejar e praticar medidas de
controle e preservação do meio ambiente.
Segundo Pereira (2009 pg. 43) a interdisciplinaridade não poderá ser vista como
a criação de novas disciplinas para a grade curricular da educação básica de
ensino, mas sim como uma maneira de instigar á alunos e professores a pesquisa e
ao conhecimento da percepção entre as mais diversas disciplinas já presentes no
currículo na educação básica. Assim a interdisciplinaridade visa ser útil no que
diz respeito à resolução de problemas sociais atuais.
justifica-se este trabalho como uma maneira de conhecer de que forma ocorre o
processo de ensino e aprendizagem de química na cidade de Picos e se este ocorre
de forma interdisciplinar.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com professores da rede publica de ensino da cidade de
Picos- PI, no segundo semestre do ano letivo de 2012. O trabalho ocorreu de
maneira quantitativa com aplicação de questionários para todos os professores de
química da rede publica estadual de ensino na zona urbana da cidade de acordo
com a disponibilidade e participação voluntária de cada um, além de pesquisa
bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho desenvolveu-se nas seguintes
etapas: elaboração e aplicação dos questionários aos docentes, observação das
aulas expositivas dos professores para que sejam analisadas e possa verificar-se
a prática interdisciplinar nestas e por fim, a tabulação e interpretação dos
dados coletados.
01. Dos conteúdos abaixo trabalhados sobre questões ambientais assinale em
cada opção com valores entre 1 e 10, de acordo com o seu grau de conhecimento
sobre cada um deles.
( ) biodiversidade ( ) produto de resíduos
( ) camada de ozônio ( ) desenvolvimento sustentável
( ) poluição ambiental ( )polímeros degradaveis
( ) reciclagem ( ) ecossistemas
( ) chuva ácida ( ) energia renovável
02.Caso você não trabalhe de forma interdisciplinar os conteúdos de meio
ambiente nas aulas de química, por que isso acontece?
a. pouco tempo para preparar aula
b. pouco tempo em sala de aula
c. não há incentivo das autoridades da escola
d. não conheço temas ambientais a serem trabalhados em sala de aula
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No primeiro questionamento feito aos professores pediu-se que estes atribuíssem
notas de 0 a 10 a cada um dos temas abordados em educação ambiental de acordo
com seus conhecimentos, onde as notas seriam caracterizadas da seguinte maneira:
de 0 a 3 péssimo, 4 a 6 regular, 7 a 8 bom e entre 9 a 10 ótimo. A Tabela 1
apresenta os valores encontrados ao serem calculadas as médias aritméticas
dessas notas atribuídas pelos professores: (TABELA 1)
De acordo com os valores encontrados evidenciou-se que os doze professores
possuíam conhecimento de todos os dez temas abordados no questionário e
trabalhados em educação ambiental, uma vez que todas as médias possuem valor
superior a 7,0 podendo chegar a 9,7, caracterizando assim o conhecimento dos
docentes como bom e ótimo entre os temas segundo os valores evidenciados. Com
isso, nota-se que os temas ambientais fazem parte do conhecimento de todos os
ministrantes das aulas de química da zona urbana de Picos. Porém, com as
observações realizadas nas aulas de química foi evidenciado que apesar de
possuírem significativo conhecimento sobre tais assuntos os professores não
trabalhavam estes em sala de aula. Uma vez que, durante as observações, em
nenhuma das salas de aula, foi realizada a prática interdisciplinar entre o
ensino de química e a educação ambiental por nenhum dos professores.
Em seguida, questionou-se aos professores que afirmaram não trabalhar de forma
interdisciplinar os conteúdos de meio ambiente em sala de aula o motivo deles
não adotarem essa prática de ensino. O gráfico 1 mostra os resultados obtidos
após tabulação dos dados. Isso acontece porque atualmente a grande maioria das
escolas não está interessada em formar o estudante-cidadão, mas sim em prepara-
lo mecanicamente para exames como vestibulares e olimpíadas.
TABELA 1
Média dos conhecimentos dos professores sobre
alguns temas de educação ambiental
GRÁFICO 1
Razões que levam o professor a não trabalhar a
educação ambiental em sala de aula.
CONCLUSÕES: Apesar da grande importância do tema e de ter como objetivo a capacidade de fazer
com que o professor deixe a forma mecanizada de ensino em sala de aula e faça com
que o aluno seja capaz de tornar-se um indivíduo preparado social e
intelectualmente e procurar garantir uma melhoria no ambiente em que está
inserido, na cidade de Picos o ensino interdisciplinar entre o ensino de química e
a educação ambiental não é efetivamente realizada. Isso é evidenciado nas aulas
expositivas dos professores da disciplina de química que preferem seguir a ordem
curricular imposta pelas escolas.
AGRADECIMENTOS: IFPI, CAPS, PIBID
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
PEREIRA, W. A. Interdisciplinaridade entre química e educação ambienta. Jacarépagua-RJ, 2009. Monografia (Especialista em Metodologia do ensino de Química) – Faculdade Integrada de Jacarépagua – FIJ.
RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, E. S.; DAMASCENO, G. T.; BITTECOURTH, R. M. Educação Ambiental Crítica na Formação Inicial de Educadores(as) em Química da UFPA: Desvelando Paradigmas e Tendências e Reconstruindo a Formação Inicial. Educação Ambiental em Ação, n.31, p. 10, 2010.
RODRIGUES, J. C. et. al., Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Química: resultados preliminares, V encontro Nacional da Anppas, Florianópolis, 2009.