11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PICOS (PI)

AUTORES: Lima Leal, E. (IFPI) ; Caracas Camara, O. (UFPI)

RESUMO: Nos últimos anos os problemas socioambientais são considerados maléficos ao que diz respeito à qualidade de vida dos seres vivos, pois há algum tempo vários fatores são evidenciados, mostrando que o atual modelo de vida não é sustentável. Para encarar tais problemas, considera-se de grande relevância a prática interdisciplinar entre o ensino de química e a educação ambiental, pois a partir do momento que a educação ambiental começa a fazer parte dos projetos pedagógicos das escolas e da realidade em sala de aula os alunos são motivados ao crescimento individual e coletivo, vivenciados pela problemática do tema. Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a existência de interdisciplinaridade entre química e educação ambiental nas aulas de química da cidade de Picos-PI.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; contextualização ; metodologia

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos os problemas sócio ambientais são considerados maléficos ao que diz respeito à qualidade de vida dos seres vivos, pois há algum tempo vários fatores são evidenciados mostrando que o atual modelo de vida não é sustentável, uma vez que os recursos naturais utilizados desde a geração de energia até mesmo os processos de modernização e mudança do ambiente em busca de melhorias e desenvolvimento acabaram trazendo inúmeras consequências aos seres vivos e a sua sobrevivência no planeta devido a degradação dos recursos naturais (RODRIGUES, 2009). Nas aulas de química a interdisciplinaridade entre esta disciplina e a educação ambiental deve ser tratada de forma contextualizada onde o professor no momento em que planeja a aula verifica quais os problemas ambientais possíveis de discussão em relação ao tema abordado e inicia-se uma discussão com os alunos, instigando-os a verificar os problemas ambientais encontrados em sua rua, sua cidade, seu país, assuntos vistos em jornais, televisão, sua casa e outros, além de fazer com que estes tenham a capacidade de planejar e praticar medidas de controle e preservação do meio ambiente. Segundo Pereira (2009 pg. 43) a interdisciplinaridade não poderá ser vista como a criação de novas disciplinas para a grade curricular da educação básica de ensino, mas sim como uma maneira de instigar á alunos e professores a pesquisa e ao conhecimento da percepção entre as mais diversas disciplinas já presentes no currículo na educação básica. Assim a interdisciplinaridade visa ser útil no que diz respeito à resolução de problemas sociais atuais. justifica-se este trabalho como uma maneira de conhecer de que forma ocorre o processo de ensino e aprendizagem de química na cidade de Picos e se este ocorre de forma interdisciplinar.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com professores da rede publica de ensino da cidade de Picos- PI, no segundo semestre do ano letivo de 2012. O trabalho ocorreu de maneira quantitativa com aplicação de questionários para todos os professores de química da rede publica estadual de ensino na zona urbana da cidade de acordo com a disponibilidade e participação voluntária de cada um, além de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho desenvolveu-se nas seguintes etapas: elaboração e aplicação dos questionários aos docentes, observação das aulas expositivas dos professores para que sejam analisadas e possa verificar-se a prática interdisciplinar nestas e por fim, a tabulação e interpretação dos dados coletados.  01. Dos conteúdos abaixo trabalhados sobre questões ambientais assinale em cada opção com valores entre 1 e 10, de acordo com o seu grau de conhecimento sobre cada um deles. ( ) biodiversidade ( ) produto de resíduos ( ) camada de ozônio ( ) desenvolvimento sustentável ( ) poluição ambiental ( )polímeros degradaveis ( ) reciclagem ( ) ecossistemas ( ) chuva ácida ( ) energia renovável 02.Caso você não trabalhe de forma interdisciplinar os conteúdos de meio ambiente nas aulas de química, por que isso acontece? a. pouco tempo para preparar aula b. pouco tempo em sala de aula c. não há incentivo das autoridades da escola d. não conheço temas ambientais a serem trabalhados em sala de aula

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No primeiro questionamento feito aos professores pediu-se que estes atribuíssem notas de 0 a 10 a cada um dos temas abordados em educação ambiental de acordo com seus conhecimentos, onde as notas seriam caracterizadas da seguinte maneira: de 0 a 3 péssimo, 4 a 6 regular, 7 a 8 bom e entre 9 a 10 ótimo. A Tabela 1 apresenta os valores encontrados ao serem calculadas as médias aritméticas dessas notas atribuídas pelos professores: (TABELA 1) De acordo com os valores encontrados evidenciou-se que os doze professores possuíam conhecimento de todos os dez temas abordados no questionário e trabalhados em educação ambiental, uma vez que todas as médias possuem valor superior a 7,0 podendo chegar a 9,7, caracterizando assim o conhecimento dos docentes como bom e ótimo entre os temas segundo os valores evidenciados. Com isso, nota-se que os temas ambientais fazem parte do conhecimento de todos os ministrantes das aulas de química da zona urbana de Picos. Porém, com as observações realizadas nas aulas de química foi evidenciado que apesar de possuírem significativo conhecimento sobre tais assuntos os professores não trabalhavam estes em sala de aula. Uma vez que, durante as observações, em nenhuma das salas de aula, foi realizada a prática interdisciplinar entre o ensino de química e a educação ambiental por nenhum dos professores. Em seguida, questionou-se aos professores que afirmaram não trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos de meio ambiente em sala de aula o motivo deles não adotarem essa prática de ensino. O gráfico 1 mostra os resultados obtidos após tabulação dos dados. Isso acontece porque atualmente a grande maioria das escolas não está interessada em formar o estudante-cidadão, mas sim em prepara- lo mecanicamente para exames como vestibulares e olimpíadas.

TABELA 1

Média dos conhecimentos dos professores sobre alguns temas de educação ambiental

GRÁFICO 1

Razões que levam o professor a não trabalhar a educação ambiental em sala de aula.

CONCLUSÕES: Apesar da grande importância do tema e de ter como objetivo a capacidade de fazer com que o professor deixe a forma mecanizada de ensino em sala de aula e faça com que o aluno seja capaz de tornar-se um indivíduo preparado social e intelectualmente e procurar garantir uma melhoria no ambiente em que está inserido, na cidade de Picos o ensino interdisciplinar entre o ensino de química e a educação ambiental não é efetivamente realizada. Isso é evidenciado nas aulas expositivas dos professores da disciplina de química que preferem seguir a ordem curricular imposta pelas escolas.

AGRADECIMENTOS: IFPI, CAPS, PIBID

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
PEREIRA, W. A. Interdisciplinaridade entre química e educação ambienta. Jacarépagua-RJ, 2009. Monografia (Especialista em Metodologia do ensino de Química) – Faculdade Integrada de Jacarépagua – FIJ.

RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, E. S.; DAMASCENO, G. T.; BITTECOURTH, R. M. Educação Ambiental Crítica na Formação Inicial de Educadores(as) em Química da UFPA: Desvelando Paradigmas e Tendências e Reconstruindo a Formação Inicial. Educação Ambiental em Ação, n.31, p. 10, 2010.

RODRIGUES, J. C. et. al., Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Química: resultados preliminares, V encontro Nacional da Anppas, Florianópolis, 2009.