Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA: Contribuições e perspectivas
AUTORES: Abreu, A.S. (IFMA) ; Conceição, F.A. (IFMA) ; Silva, W.F. (IFMA) ; Moura, S. (IFMA) ; Santos, R.T.F. (IFMA) ; Silva, M.T.F. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)
RESUMO: O trabalho execultado revela as principais realizações na área da pesquisa brasileira voltada ao ensino de Química nesses 25 anos de existência da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da Associação Brasileira de Química levantando algumas questões potenciais para o campo dessa Ciência.Os seus principais eventos são descritos como os primordiais recursos para o desenvolvimento da pesquisa nessa área, pois proporcionam um relacionamento entre alunos e professores possibilitando um bom aproveitamento através da troca de conhecimento entre tais partes.O artigo tem o propósito de apresentar desempenho relevante da pesquisa em ensino de Química,papel fundamental no desenvolvimento da área em nosso país.Para tal, fez-se um levantamento bibliográfico em artigos das revistas QNesq,RQI e eventos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino; Pesquisa; Química
INTRODUÇÃO: A educação voltada para o ensino de Química no Brasil vem passando,ao longo dos últimos anos,por sensíveis mudanças e por novos projetos estruturadores curri-culares,de maneira a abranger ao máximo as necessidades do ensino de ciências do mundo moderno.No Brasil,após o advento da Segunda Guerra Mundial,houve uma irritação na influência norte-americana e no pensamento ocidental para a construção dos currículos que se apoiavam principalmente num pensamento tecnicista (Ricci, 2009),baseando-se em métodos,recursos e procedimentos.Esse pensamento tecnicista discutido por Ricci relaciona-se com a inclusão de disciplinas técnicas no ensino médio para a formação de profissionais para o trabalho, ocorrida em 1971. Tais inclusões se pautavam pela necessidade da resposta ao avanço tecnológico e do conhecimento científico e seria “um plano para integrar a tecnologia aos conhecimentos científicos estudados no ensino médio, devido à grande aceleração industrial mundial” (Brasil, 1999).Apesar das indicações do fracasso da inclusão de disciplinas técnicas e desse modelo de educação, somente após os anos 80 do século XX e,sobretudo nos anos 90,houve uma democratização do ensino e uma abordagem mais ligada à realidade do aluno e do contexto social,ocorrida especialmente após criação das Leis de Diretrizes e Bases (LDB/1996) que,ao menos em termos de leis e diretrizes oficiais,indicou um maior avanço para o campo do ensino de ciências.Orientava-se, assim, para maior integração dos conhecimentos à realidade e para uma formação mais completa,de caráter mais social e menos técnica (Brasil,1999).São vários e amplamente divulgados no meio educacional os meios e as necessidades de superação dessas características,como em leis (LDB/96),documentos de política educacional em nível nacional(PCN's).
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico utilizado como base teórica retirado de artigos publicados em congressos e revistas (QNEsc e RQI)para fundamentar de modo a ter um melhor desenvolvimento do mesmo. Em seguida fez-se uma análise dos referidos artigos e revistas com o propósito de verificar o nível de conhecimento a respeito do tema abordado e tudo que foi produzido ao longo dos últimos vinte e cinco anos de publicações que venham a destacar o ensino de Química na esfera nacional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A área do Ensino de Química tem sido objeto de reflexão e crítica de pesquisadores que expressam, em seus trabalhos, um novo olhar acerca da prática pedagógica em Química.Estudos significativos e publicações crescentes ocorreram, na área focada, a partir da década de 1980.Podemos constatar essa afirmação nos anais das reuniões da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) que tem registrado um aumento significativo do número de trabalhos apresentados na seção de Educação, sobretudo, em 2008 nesta seção foram apresentados 139 artigos.Diversos trabalhos têm destacado o Ensino de Química numa perspectiva de preparação do aluno para o exercício da cidadania, conforme SANTOS e SCHNETZLER (2000); LUTFI (1988).Ressaltam-se também as atribuições relativas às tecnologias digitais que colaboram com a diversificação didática no ensino de Química no Brasil.Segundo as Orientações Curriculares do MEC (2004), a área de Educação Química traz importantes contribuições para a melhoria do ensino através de encontros regionais e nacionais onde são realizados mini cursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos voltados pro ensino da disciplina. Enfatiza-se também o surgimento de livros didáticos a partir do desenvolvimento das pesquisas realizadas e dos projetos apresentados.Em um dos artigos publicados por este periódico encontra-se o trabalho de Schnetzler (2004) que mostra a importância da pesquisa em ensino de Química.Sendo esta uma das educadoras químicas mais conceituadas do país, a autora menciona que apenas o domínio do conteúdo não é suficiente, se faz preciso recorrer à aplicação de contribuições teóricas para a educação química o que ressalta a valorização da área.Assim,com esse trabalho, estamos traçando um quadro diagnóstico da pesquisa em Ensino de Química no Brasil.
CONCLUSÕES: Os resultados da pesquisa mostram que o conhecimento da pesquisa no ensino da Química através dos trabalhos apresentados em eventos da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) que realizam com o intuito de haver uma troca de conhecimentos entre alunos,professores e profissionais da área,proporcionando um maior aproveitamento acerca dos trabalhos apresentados em eventos de relevância.Tendo em vista os resultados desse estudo devem ser tomadas medidas para divulgar as pesquisas produzidas nessa área, que só tem a somar e difundir o progresso dessa ciência
AGRADECIMENTOS: Ao IFMA pelo apoio institucional e ao Professor Marcelo Moizinho pela disponibilidade.
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SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000, 144 p.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Quím. Nova na Escola, São Paulo, n. 20, p. 49-54, 2004.
Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Seção de Educação, 2008. Disponível em: http://www.sbq.org.br, acesso: ago 2012.