Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A importância do uso da experimentação como instrumento facilitador do ensino de química numa escola de ensino médio em Ananindeua/PA
AUTORES: Silva, V.M.P. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Andrade, E.H.A. (UFPA) ; Turiel, N.A. (UFPA e SEDUC-PA)
RESUMO: Vivemos ainda numa época que o ensino de química enfatiza memorização de
fórmulas e onde os conteúdos são dados sem contextualização alcançando dessa
forma uma grande apatia por parte dos alunos em relação à disciplina. No
entanto, muitos educadores estão usando a experimentação como instrumento que
facilite o processo ensino-aprendizagem para a verdadeira formação do aluno. O
presente trabalho buscou desenvolver uma nova metodologia de ensino em três
turmas de ensino médio numa escola em Ananindeua/PA, fazendo o uso da
experimentação como instrumento facilitador do ensino de química, bem como o
trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento
nesse trabalho. Os resultados comprovam a eficiência do emprego do uso da
experimentação como instrumento.
PALAVRAS CHAVES: experimentação; instrumentação; ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: Na visão da prática de ensino dominante atual é considerado como “bom professor”
aquele que sabe transmitir o conhecimento, dentro de um processo no qual o
estudante é o receptor. Dessa forma é dado grande valor às técnicas de
transmissão, como postura de voz, uso do quadro, ou seja, no bom manuseio dos
equipamentos. Este princípio, na educação, é considerado como racionalidade
técnica (BRITO; PALHETA, 2008).
A utilização dos instrumentos para o ensino de Química contrapõe esta
racionalidade técnica, pois estimula o desenvolvimento da criatividade dos
alunos com a proposição de uma aprendizagem ativa, na qual os alunos participam
de atividade práticas. Assim, aflora a necessidade de produção de novos
conhecimentos para a teoria e a prática de ensinar. É importante destacar que,
nesta abordagem, o conceito de experimentação ultrapassa a dimensão do
laboratório, pois são atividades que se caracterizam pela ação de investigar,
vivenciar e experimentar (SOUZA, 2011).
A inclusão da experimentação no ensino de Química é justificada pela importância
do seu papel investigativo e pedagógico de auxiliar o aluno no entendimento dos
fenômenos e na construção dos conceitos. Ainda assim, apesar da experimentação
ser incentivada, o ensino de Química continua apresentando caráter
exageradamente livresco (SOUZA, 2011).
Portanto, a partir de reflexões teóricas foi desenvolvida uma metodologia de
ensino numa Escola Pública de Ensino Médio na Cidade de Ananindeua/PA, no qual a
experimentação é utilizada como instrumento de ensino de química, onde a
experimentação é condutora do conhecimento teórico, o trabalho em grupo é
valorizado e a construção do conhecimento a partir da investigação científica é
determinante e estimulada.
MATERIAL E MÉTODOS: O Trabalho foi aplicado em três turmas do 3º ano em uma Escola Pública de Ensino
Médio na Cidade de Ananindeua/PA. Nessa escola havia laboratório com diversos
materiais e reagentes necessários para o ensino de química e laboratório de
informática, porém os alunos nunca tinham tido aulas experimentais. Em cada
turma foi feito as seguintes etapas.
1º Dividiu-se a turma em grupos de trabalhos;
2º Escolha, pelos grupos, dos temas experimentais propostos;
3º Orientações sobre os temas propostos;
4º Preparação e montagem dos experimentos
5ª Elaboração de relatório de atividades;
6º Apresentação dos grupos para a turma;
7º Aplicação de questionário para os alunos.
Primeiramente como segue a ordem descrita acima, foram divididos os grupos de
quatro e em alguns casos de cinco alunos em cada turma. Posteriormente foi feito
uma breve descrição acerca dos assuntos abordados e orientações sobre cada tema
escolhido pelo grupo. A preparação e montagem dos experimentos eram feitos no
laboratório de ciências da escola. Cada grupo montava um experimento relacionado
com ao seu tema que fosse capaz de proporcionar ao aluno a experimentação e
vivência de fenômenos químicos. No final eles elaboravam um relatório das
atividades fazendo uso de computadores e pesquisas científicas para referencial
teórico e apresentação do resultado do trabalho por meio das explicações orais e
utilização de recursos visuais. Por ultimo foi feito um questionário com cada
aluno afim analisar o resultado da metodologia aplicada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A metodologia de ensino aplicada despertou a curiosidade e o interesse da
maioria dos alunos pelas aulas de química devido à utilização de materiais
diferentes e pelo desenvolvimento da prática. Em todo o tempo os alunos foram
orientados em relação ao trabalho exposto, bem como na montagem dos experimentos
e na preparação dos relatórios. No final, cada grupo apresentava seu trabalho e
o restante da turma dava a sua opinião de forma construtiva acerca do trabalho
exposto. Nesse momento, percebia-se a eficiência da metodologia aplicada, pois
quando um aluno é capaz de identificar um erro num trabalho é porque ele está
atento, analisando as informações transmitidas e comparando-as com seu
conhecimento adquirido sendo capazes de refletir sobre seus conhecimentos e seus
saberes. Percebe-se então que o uso da experimentação é muito eficaz como
instrumento de ensino de química quando bem elaborado e planejado, pois as
atividades experimentais são ferramentas preciosas para o ensino da química
levando o aluno a um envolvimento intelectual. Outro ponto importante foi o bom
desenvolvimento do trabalho em grupo onde houve troca de saberes e
interdisciplinaridade entre a turma no geral. Além do grande papel do professor
como mediador do ensino-aprendizagem sendo capaz de exercer seu trabalho de
forma dinâmica, atual e consciente.
Pelo exposto na figura 01. Percebe-se a falta de novas metodologias de ensino
em química que estimulem o interesse dos alunos pela disciplina, bem como a sua
contextualização com as praticas de laboratório e com o cotidiano visto que 92%
dos alunos conceituaram com excelente a metodologia de ensino aplicada por ter
sido um grande e inovado aprendizado para eles, além de estimular a formação do
conhecimento científico.
Figura 01: RESULTADO DE ALGUNS DOS ITENS DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS
CONCLUSÕES: A metodologia proposta do uso da experimentação como instrumento facilitador do
ensino de química foi muito proveitosa, pois tornou a aprendizagem mais
significativa, os alunos mais interessados e motivados em aprender química,
aumentando dessa forma o desempenho e o nível cognitivo dos mesmos nesta
disciplina. Portanto, são necessárias novas metodologias de ensino de química
planejadas e organizadas para se fazer valer a verdadeira concepção do ensino-
aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: SEDUC-PA e Universidade Federal do Pará (UFPA)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRITO, L. P; PALHETA, F. C. Uma experiência de ensino através de temas regionais na Amazônia. X Coloquio internacional de Geocrítica: Diez años de canbios em El mudo, em La geografia y em lãs ciências sociales, 1999-2008. Barcelona, 2008.
SOUZA, J. R. T. Instrumentação para o ensino de química. Ed. UFPA, Belém-PA, 2011.