Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Abordagem da química verde em livros didáticos de química (LDQ) adotados no 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública de Teresina-PI
AUTORES: Costa, C.L. (UFPI) ; Leal, A.S. (UFPI) ; Nascimento, G.P. (UFPI) ; Carvalho, T.A. (UAPI-UFPI) ; Silva, D. (EAD-UFPI)
RESUMO: O livro didático por ser uma das principais ferramentas de uso cotidiano do professor em sala de aula, neste trabalhou objetivou fazer uma análise de três livros de química de 3º ano do ensino médio adotados em escolas públicas de Teresina-PI. Os livros foram selecionados com base em entrevistas semiestruturadas com professores em efetivo exercício. Os aspectos levados em consideração pelos os professores na escolha do livro adotado foram a sequência de conteúdos, contextualização, exercícios, ilustração não, necessariamente, relacionados com a química verde. Na análise dos LDQs percebe-se que a Química verde é abordada de forma mais abrangente ao longo dos capítulos do livro (C) e, que os princípios da química verde, ainda, não são bem difundidos entre os professores da rede pública.
PALAVRAS CHAVES: Abordagem; Química Verde; Livro Didático
INTRODUÇÃO: A Química Verde tem a preocupação com o desenvolvimento de processos capazes de reduzir ou não gerar poluição, procurando diminuir o impacto que processos químicos provocam ao meio ambiente, visando o desenvolvimento econômico e social de forma limpa e sustentável (PRADO, 2003). Partindo desse pressuposto, é importante que o aluno compreenda os conceitos científicos para entender o mundo e mudar a sua atitude em relação a ele. As competências e habilidades desenvolvidas no ensino de química deverão capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas. Assim, contribuirá para o reconhecimento do desenvolvimento da Química e da tecnologia, apontando a importância do emprego de processos industriais ambientalmente limpos, controle e monitoramento da poluição.
A perspectiva de ensinar Química ligada à sobrevivência e ao desenvolvimento socioambiental sustentável oferece a oportunidade de uma aprendizagem ativa e significativa. Assim, temas relevantes devem estar estreitamente vinculados aos conteúdos a serem desenvolvidos, em níveis de aprofundamento compatíveis com o assunto tratado e com o nível de desenvolvimento cognitivo dos estudantes (BRASIL, 1999). Os livros didáticos apresentam, também, valores formativos, ressaltando os aspectos afetivos, éticos, sociais, intelectuais na formação de habilidades e competências (SANTOS, 2006). Porém, o livro não deve ser considerado o único material para trabalhar em sala de aula, mas é uma ferramenta que ajudará os educadores em sua função de ensinar, auxiliando-os em seu percurso pedagógico (CRUZ, 2013). Este trabalho teve como objetivo uma análise da abordagem da química verde em livros didáticos de química (LDQ) adotados no 3º ano do ensino Médio em escolas da rede pública da cidade de Teresina-PI.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi divido em dois momentos:
1º Momento: Realizou uma entrevista semiestruturada com cinco professores de Química do 3º ano do Ensino Médio. A entrevista teve o objetivo de avaliar os critérios de escolha dos Livros Didáticos de Química- LDQ, como também de averiguar qual a importância dada aos aspectos relacionados aos princípios de química verde.
2º Momento: Os livros selecionados foram os mesmos usados em sala de aula pelos professores entrevistados. A análise dos LDQs adotados foi feita através de um questionário, com objetivo de verificar a abordagem dos princípios da química verde e, com a proposta dos PCNs de Química do Ensino Médio. Os LDQs analisados foram: LDQ (A) - Química na abordagem do cotidiano de Tito e Canto; LDQ (B) - Ser Protagonista de Julio Cezar Lisboa; LDQ (C) - Química: Meio Ambiente, Cidadania e Tecnologia de Martha Reis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os critérios utilizados pelos professores na escolha do LDQ, 4 citaram: sequência dos conteúdos; quantidade de exercícios e práticas. Apenas 1 citou a contextualização dos conteúdos, ressaltando a importância de “textos complementares que tragam reportagens, fatos históricos, descobertas na área das ciências”. Quanto à importância do LDQ, todos responderam que seria importante para a memorização de conteúdos e treino de resolução de atividades.
Com relação aos motivos que levaram a escolha do LDQ, 3 professores adotaram o LDQ (A) pela riqueza de informações e ilustrações, 1 professor escolheu o (B) pela contextualização e ordenação dos conteúdos e o livro (C), além de apresentar os tópicos do livro (B), relacionou, também, exercícios atualizados, textos complementares. Os professores atribuíram uma nota máxima (5) de relevância à Química Verde como critério na escolha do livro didático, embora a mesma não tenha sido usada como critério para escolha.
Na análise do LDQ (A) adotado por três professores trabalha os conteúdos contextualizados, tendo linguagem simples, possui textos complementares, boa sequência dos conteúdos. Entretanto, deixa a desejar na contextualização da Química Verde ao longo dos conteúdos, pois a mesma só aparece no conteúdo de Química ambiental no último capítulo do livro. O LDQ (B) apresenta além de teorias mais expressivas a respeito dos conteúdos abordados, textos complementares mais ilustrativos se comparado ao LDQ (A), contém mais informações contextualizadas, principalmente sobre a Química Verde ao longo dos conteúdos, havendo maior abordagem sobre os mesmos com riqueza de ilustrações. O LDQ (C) aborda de forma bastante contextualizada os princípios da química verde, com exemplificações e ilustrações e, associa bem teoria e prática.
CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, não houve uma preocupação direta dos professores com a questão da Química Verde, já que a mesma não foi citada como critério de escolha para o LDQ. Verificou que os princípios da química verde, ainda, não há boa difusão entre os professores da rede pública. Embora, a compreensão da preservação do meio ambiente, é um tema bastante discutido na sociedade atual. Na análise dos três LDQ (A), (B), (C), percebe-se que a Química Verde é abordada timidamente, com exceção do livro (C), que aborda bem a temática.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.
CRUZ, F. S.; SILVA, T. P.; FERREIRA, K. R. M.: SOUZA, M. M.; BARBOSA, D. B. Analisando possíveis abordagens sobre História da Ciência em livros didáticos de Química do PNLEM 2012. 5º Congresso Norte-Nordeste de Química. Rio Grande do Norte, 2013.
PRADO, Alexandre G. S. Química Verde, os Desafios da Química do Novo Milênio. Revista Química Nova. Vol. 26, No. 5, p. 738-744, 2003.
SANTOS, Sandra Maria de Oliveira. Critérios para avaliação de livros didáticos de Química para o ensino médio. 2006, 202p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. Distrito Federal, 2006.