Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: O USO DE PARÓDIAS COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Teixeira, K.S.N. (IFPI) ; Silva, N.R. (IFPI) ; Silva, A.S. (IFPI) ; Nascimento, L.F. (IFPI) ; Pinheiro, E.E.A. (IFPI)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da paródia- música para o desenvolvimento no aprendizado do aluno, visando uma metodologia rica e inovadora para diversificar e contextualizar a aprendizagem. Tendo uma metodologia bem próxima do cotidiano do aluno, a paródia vem para despertar o interesse e a motivação do aluno. Os alunos de uma escola pública do 1º ano do ensino médio mostraram- se bem entrosados e interessados na aula proposta, tendo um maior conhecimento e aprendizagem dos conteúdos do ensino médio, sendo estes avaliados durante uma discussão com perguntas sobre as parodias.
PALAVRAS CHAVES: paródia; alunos; aprendizagem
INTRODUÇÃO: São notáveis as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Química. Os professores encontram-se presos a uma metodologia tradicional e os alunos costumam ter aversão aos conteúdos desta disciplina, por considerá-los de difícil compreensão. Isso nos leva a uma busca incessante por alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade, para tanto, muitos estudos têm sido realizados, com o objetivo de encontrar essas alternativas que possam melhorar o ensino de Química (WANDERLEY et. al., 2005).
O aprendizado de Química depende de muitas variáveis, tais como: professor, aluno, recursos didáticos, ambiente sócio-cultural ao qual está inserida, a maneira como a química é abordada. É sabido que cabe ao professor ser mediador na produção de conhecimento, administrar a aula, promovendo a produção de saberes, afinal ser professor é educar, por isto ele é um sujeito, assim como aluno deste processo sabe-se também que as ações deste profissional são limitadas por não disporem tempo para o planejamento de suas aulas, pela escassez de recursos materiais e pela carga horária insuficiente (CARDOSO & COLINVAUX, 2000).
A interação professor/aluno é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual do aluno. O professor como mediador do conhecimento precisa sempre renovar em suas aulas, trazendo algo que surpreenda os alunos e os faça gostar dos conteúdos de forma natural, com isso a música é uma boa visão de metodologia diferenciada que está próxima da realidade do aluno fazendo com que este interaja e aprenda determinado assunto com facilidade.
O foco desse trabalho é explanar sobre a importância de metodologias diferentes, como a música, no desenvolvimento de compreensão e aprendizagem dos alunos de química.
MATERIAL E MÉTODOS: Para utilização da música em sala de aula foi elaborada duas paródia extraindo a melodia da canção “assim você mata o papai” do grupo “sorriso maroto”, e a outra foi da canção “lê lê lê” da dupla sertaneja “João Neto e Frederico” por estas serem divertidas e conhecida pelos alunos. Construímos a letra para falar mais da química para os alunos e para explicar o Modelo Atômico, respectivamente.
As duas paródias foram apresentadas para os alunos de química do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, tendo eles um conhecimento prévio do assunto, foi usada como forma de revisão e assimilação do conteúdo. Essas paródias foram feitas pelos alunos de graduação em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
Como o início desta atividade em sala de aula, cantamos as músicas para eles conhecerem as letras, depois foi pedido que todos acompanhassem a letra, prestando atenção no que estava sendo cantado. No final das musicas foi realizado, em forma de diálogo, uma análise da letra da paródia para que os alunos entendessem o que dizia a música e porque o Modelo atômico é importante para o entendimento da disciplina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADO E DISCUSSÃO
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), é muito importante que as atividades não se limitem a nomeações e manipulações de vidrarias, é fundamental que as atividades práticas tenham garantido o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de idéias, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes. Hoje em dia o professor pode usar sua criatividade para utilizar vários recursos de aprendizagem.
A atividade iniciou com o conhecimento da letra da música para animar a turma. Os alunos adoraram, tendo alguns mais tímidos que tiveram um pouco de resistência, mas se divertiram com a dinâmica. Antes de cantar a música, os alunos receberam a letra. Cada estrofe foi analisada e comentada por meio de diálogo com a turma, para isso conversamos com os alunos com as seguintes questões: O que quer dizer essa estrofe da canção? Quais os modelos atômicos que você conseguiu fixar? Qual modelo de Dalton? Quais os principais teóricos que aparecem nas estrofes?
Esta etapa da atividade foi a de maior importância, pois foi possível visualizar as dificuldades e dúvidas dos alunos. Com a própria canção foi possível simplificar o conteúdo de modo a facilitar o conhecimento. Essa aula repercutiu na escola e entre os alunos de forma positiva.
As letras das músicas encontram-se nas tabelas abaixo, sendo a “assim você mata o papai” foi readaptada para “A Química é boa Demais” mostrada na tabela 1. A música “Lê Lê Lê” foi readaptada para “Modelos Legais” mostrada na tabela 2.
Essa alternativa metodológica apresenta o diferencial de não requerer recursos materiais de difícil acesso para muitas escolas, exigindo apenas vontade e dedicação das partes envolvidas em promover uma educação de qualidade.
paródia de química
a figura mostra a letra da párodia de química da música "assim você mata o papai" para compreensão e entrosamento dos alunos com a disciplina
paródia de modelo atômico
a figura mostra a paródia sobre modelos atômico como meio facilitador do conhecimento.
paródia de modelo atômico
a figura mostra a paródia sobre modelos atômico como meio facilitador do conhecimento.
CONCLUSÕES: A paródia, por ser algo está no nosso dia-a-dia, desperta a curiosidade e o interesse do aluno, é o que os motiva a aprender o conteúdo ministrado pelo professor facilitando o processo de aprendizagem, ultrapassando o obstáculo que muitos alunos geralmente são enfrentam para aprender os conteúdos de Química.
AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal do Piaui (IFPI) e ao SIMPEQUI pela oportunidade de apresentação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
WANDERLEY, Kaline Amaral; SOUZA, Dayvison José P. de; BARROS, Luciana A. O.; SANTOS, Alberto; SILVA, Petronildo B.; SOUZA, Ana M. Alves de. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre química. Resultados preliminares. Resumo do I CNNQ: 2005.
CARDOSO, Sheila Presentin & COLINVAUX, Dominique. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova, 23 (2), 2000.