Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: As contribuições do PIBID na formação dos docentes de Química do IF Sertão-PE Campus Ouricuri: um confronto entre expectativas e resultados
AUTORES: Alves Oliveira, G. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI) ; Paiva Alcântara, A.F. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI)
RESUMO: A falta de professores de química e os problemas em sua formação têm sido
amplamente debatidos na literatura. Este trabalho tem por objetivo apontar as
expectativas e resultados alcançados com o PIBID para os discentes de Licenciatura
Plena em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão
Pernambucano/Campus Ouricuri na sua formação docente. A metodologia partiu de uma
pesquisa entre os bolsistas do subprojeto de química e percebeu-se que o PIBID
constitui-se uma inovação para formação dos professores tanto na opinião dos
bolsistas iniciantes quanto dos mais experientes; o programa apresenta aspectos
positivos referentes à interação entre alunos da graduação, professores em serviço
e estudantes da educação básica;
PALAVRAS CHAVES: PIBID; expectativas; resultados
INTRODUÇÃO: O MEC tem divulgado estatísticas que comprovam a carência de professores de
Química na Educação
Básica (EB) no país. Dados do censo escolar (INEP, 2009) indicam que mais da
metade (53,3%) dos
professores que atuam no ensino médio na rede pública tem formação compatível
com a disciplina que
lecionam. Considerando também a quantidade de docentes que atua nos colégios
brasileiros sem ter
frequentado uma universidade o número é expressivo são 152 mil. Em química, 28%
dos profissionais
dão aulas sem qualificação adequada. Essa realidade é observada principalmente
no cenário regional
em especial nas cidades interioranas. O município de Ouricuri vive esta
realidade. A cidade está
geograficamente situada no sertão do Araripe Pernambucano juntamente com outros
nove municípios. A
região do Araripe, ainda é carente do apoio e investimento educacional tendo em
vista que convive
com elevadas taxas de analfabetismo, principalmente na população jovem e adulta.
A carência de
profissionais qualificados é notória, pois há pouco tempo a população contava
apenas com alguns
cursos superiores oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE) através de
Educação à
Distância. Buscando contribuir para mudar essa realidade o IF Sertão-PE/Campus
Ouricuri oferta o
curso de licenciatura em Química, oportunizando a formação de professores
qualificados. Com o
intuito de promover o desenvolvimento dos futuros professores de química
construiu-se um
subprojeto do programa institucional de iniciação à docência (PIBID) na área de
química para o
município de Ouricuri. Neste sentido o objetivo deste trabalho é apontar as
expectativas e
resultados alcançados com o PIBID para os Discentes de Licenciatura Plena em
Química do IF Sertão-
PE/Campus Ouricuri na sua formação docente.
MATERIAL E MÉTODOS: Os resultados foram coletados por meio de pesquisa exploratória utilizando
entrevista dirigida aos
licenciando partícipes do PIBID/subprojeto de química. Para tanto, os bolsistas
iniciantes e os bolsistas
com experiência a mais de um ano no PIBID responderam a quatro perguntas
referentes à sua participação no
projeto no que diz respeito à sua importância em termos financeiros e
profissional, assim como as
expectativas e aprendizagens adquiridas ao longo de sua experiência na
participação do projeto. Dessa forma
os depoimentos foram baseados em torno das seguintes perguntas:
Perguntas aos Bolsistas Iniciantes
Pergunta 1. O que você espera que mude na sua vida com a chegada do PIBID?
Pergunta 2. Quais suas expectativas como profissional da educação brasileira?
Pergunta 3. O que o PIBID representa financeiramente e profissionalmente para
você?
Pergunta 4. Você recomenda a participação de outros bolsistas no PIBID?
Pergunta aos Bolsistas com mais de um ano no PIBID
Pergunta 1. O que mudou na sua vida com a chegada do PIBID?
Pergunta 2. Durante esse tempo de experiência no PIBID quais foram suas
expectativas como profissional da
educação brasileira?
Pergunta 3. O que o PIBID representa financeiramente e profissionalmente para
você?
Pergunta 4. Você recomenda a participação de outros bolsistas no PIBID?
As respostas das perguntas supracitadas foram transcritas e
apresentada/discutidas adiante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na perspectiva dos bolsistas iniciantes percebeu-se que o PIBID representa uma
motivação no curso,
preparando-os como profissionais na medida em que são incluídos no ambiente
escolar desde o início de sua
graduação. Além disso, a bolsa possibilita a permanência do licenciando no curso
pelo fato de muitos
possuírem dificuldade financeira. O grupo dos bolsistas iniciantes também foi
unânime em dizer que
recomendam o PIBID a todos aqueles que pretendem atuar na docência.
Por sua vez os participantes com maior tempo de experiência relataram que o
PIBID é uma ferramenta para os
graduandos, pois possibilita um contato direto com outros professores e alunos.
Neste sentido, o bolsista
pode verificar quais as dificuldades e a realidade que encontrarão na sala de
aula, levando-os a refletir
sobre a metodologia adotada pelos docentes nas escolas em que estão inseridos
através do projeto. Declararam
também que a bolsa concedida é importante para custear despesas do curso. A
partir da experiência do PIBID,
os bolsistas mais experientes demonstram perplexidade com a realidade da
educação. Afirmaram que atuar no
PIBID possibilita enxergar a postura de alguns professores presos a velhas
metodologias e que não observam o
contexto dos discentes.
A partir dos depoimentos, pode-se inferir que na opinião de todos os
entrevistados, o PIBID não representa
simplesmente uma forma de assistência estudantil, pois possibilita o estudo da
prática docente contribuindo
para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dentro das licenciaturas,
contribuindo para a elevação da
qualidade da escola pública por meio de sua aproximação com as instituições do
ensino superior e por meio de
sua inserção como co-formadora dos futuros professores.
CONCLUSÕES: Os resultados permitiram constatar que o PIBID constitui um cenário de trocas e
aprendizado mútuo. Dessa forma, trata-se de um trabalho conjunto com o foco de
melhorar a educação. O PIBID não representa simplesmente uma assistência
estudantil, mas traz amplas contribuições para os futuros licenciandos. Com a
iniciação à docência, temos contato mais direto com professores e metodologias,
sejam tradicionais ou inovadoras. Podemos conviver com o espaço escolar e seus
costumes, proporcionando ao futuro profissional uma visão mais ampla das
deficiências da educação básica.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pela concessão das bolsas PIBID, ao IF Sertão Pernambucano
pelo apoio prestado e aos bolsistas que contribuiram com as entrevistas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PCN+Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2012.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1996.
FRESON, M. D. MALDANER, O.A.Estágio de docência como articulador na produção de saberes e na formação de professores de química.Didática Sistemática, Porto Alegre, vol. 11, pág. 89-103, 2010.2009.