11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Aquaponia como uma atividade de ensino e sustentabilidade na Escola pública.

AUTORES: Braga, J. (U E PROF JOSE AMAVEL) ; Rodrigues, A. (UFPI) ; Silva, F.W. (UFPI) ; Oliveira, A.L. (UFPI) ; Passos, A.G. (UFPI) ; Sousa, (UFPI) ; Sampaio, F. (UFPI) ; Silva, G. (UFPI) ; Santo, L. (UFPI) ; Costa, L.P. (UFPI) ; Silva, N. (UFPI) ; Pierot, R. (UFPI) ; Bastos, R. (E M SIMOES FILHO)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar a Aquaponia como uma atividade inovadora no processo de ensino aprendizagem onde foca a temática da sustentabilidade. O mesmo foi desenvolvido no município de Teresina, na Unidade Escolar Professor José Amável na II Mostra Científica da escola. O Sistema Aquapônico foi montado e exposto no evento mencionado pelos alunos, sendo classificado em 1º lugar no evento da Escola. No desenvolvimento do projeto na escola, percebeu-se que ele contribuiu de forma significativa na compreensão de alguns fenômenos físico, químico e biológico, além de incentivar a formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: aquaponia; sustentabilidade; ensino aprendizagem

INTRODUÇÃO: A Aquaponia é consequência da união de dois sistemas muito conhecidos: a psicultura e a hidroponia. A partir desta ligação é possível formar dois produtos finais: peixes e vegetais. Ela ocorre em processo sustentável, pois todos os recursos utilizados são reaproveitados. Exemplo: restos de ração, dejetos dos peixes, a água utilizada do tanque dos peixes é a mesma utilizada para nutrir e regar as plantas. Até mesmo a energia utilizada poderá ser “financiada” pela produção de pescados e hortaliças. Isso tudo ocorre sem que haja nenhum impacto ao meio ambiente. Segundo Vasconcellos (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes é condição imprescindível para que a Educação Ambiental ocorra. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com ações orientadas em projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar (DIAS, 1992). Embora não sejam referências atuais, observamos que essa visão ainda está sendo pouco aplicada nas nossas Escolas públicas. Este trabalho tem como finalidade publicar os resultados que a Aquaponia trouxe a escola estadual de Teresina, Unidade Escolar Professor José Amável, ao ser abordada na II Mostra Científica. Dentre os resultados alcançados estão: a formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o Meio Ambiente, conscientes da importância da sustentabilidade; a maior aproximação professor-aluno, aluno-escola, entre outros.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se um estudo prévio da literatura juntamente com os alunos, para que eles compreendessem os fenômenos que ocorrem na Aquaponia, bem como a sua construção. O sistema foi construído na Escola pelos alunos da 3º série do Ensino Médio sob a supervisão da professora e dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Os matérias utilizados estão representado no Quadro 1. Quadro 1 - Os materiais utilizados na construção do sistema Caixa d’água de polietileno com capacidade para 500 litros Duas floreiras de plástico utilizadas como canteiros Tubos e conexões: dois flanges de 1 polegada; um flange de 25 mm de diâmetro; quatro canos com: 25, 50, 75 e 100 mm de diâmetro 30kg de argila expandida Bomba d’agua de vazão de no máximo 1200L/hora Aerador para tanques com capacidade maior que 400 litros Mudas de plantas Tilápias Ração para peixes Mangueira transparente Cola de silicone Medidor de pH Medidor de concentração de amônia Alimentador automático para peixes Na II Mostra Científica, os alunos realizaram a exposição do sistema para a comunidade Escolar e para as Escolas convidadas, explicando passo a passo a sua construção e funcionamento. Foi orientado aos alunos para que eles enfatizassem, na exposição do sistema no evento da escola, a possibilidade do mesmo ser implantado nas Escolas Públicas e até mesmo se propagar para a casa do aluno, servindo como fonte de hortaliças e peixes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Aquaponia se apresentou como uma inovadora metodologia no processo de ensino - aprendizagem, pois com a construção do “SISTEMA AQUAPÔNICO” para o evento citado, os discentes obtiveram uma maior compreensão a cerca dos conteúdos físicos, químicos e biológicos que estão presentes no sistema, como: a importância das bactérias para o meio orgânico, ciclo do nitrogênio, pH, construção e funcionamento do sifão e etc. Além disso, ela propiciou uma maior integração aluno-professor / aluno-escola; gerando um momento oportuno para discutir a importância da sustentabilidade. Contribuiu para ajudar na formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o Meio Ambiente. Todos os convidados da II Mostra Científica e a própria comunidade escolar elogiaram o trabalho dos alunos envolvidos, pois estes se empenharam muito no estudo da literatura, na construção do sistema e na explanação do mesmo aos convidados do evento. O trabalho realizado foi classificado em 1º lugar na Mostra Científica.

sistema aquapônico

Sistema Aquapônico montado pelos alunos da Escola para a II Mostra Científica.

Aluno e sistema

Aluno preparando o sistema para a II Mostra Cientifica da Escola.

CONCLUSÕES: A construção do sistema aquapônico foi vista como uma ótima estratégia de ensino, pois enfatizou diversos aspectos importantes não só para o ensino da química, como também nas diversas áreas envolvidas, tais quais: físicos e biológicos. A mesma superou os objetivos almejados na II Mostra Científica da escola citada, pois contribuiu para a apreensão dos conteúdos já mencionados, além de ajudar na discussão da importância da sustentabilidade. Outro aspecto bastante relevante observado no trabalho, foi o comprometimento por partes dos bolsistas e alunos.

AGRADECIMENTOS: PIBID, UFPI, CAPES e U. E Profº José Amável.

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