Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Aquaponia como uma atividade de ensino e
sustentabilidade na Escola pública.
AUTORES: Braga, J. (U E PROF JOSE AMAVEL) ; Rodrigues, A. (UFPI) ; Silva, F.W. (UFPI) ; Oliveira, A.L. (UFPI) ; Passos, A.G. (UFPI) ; Sousa, (UFPI) ; Sampaio, F. (UFPI) ; Silva, G. (UFPI) ; Santo, L. (UFPI) ; Costa, L.P. (UFPI) ; Silva, N. (UFPI) ; Pierot, R. (UFPI) ; Bastos, R. (E M SIMOES FILHO)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar a Aquaponia como uma atividade
inovadora no processo de ensino aprendizagem onde foca a temática da
sustentabilidade. O mesmo foi desenvolvido no município de Teresina, na Unidade
Escolar Professor José Amável na II Mostra Científica da escola. O Sistema
Aquapônico foi montado e exposto no evento mencionado pelos alunos, sendo
classificado em 1º lugar no evento da Escola. No desenvolvimento do projeto na escola,
percebeu-se que ele contribuiu de forma significativa na compreensão de alguns
fenômenos físico, químico e biológico, além de incentivar a formação de cidadãos
capazes de viver em equilíbrio com o meio ambiente.
PALAVRAS CHAVES: aquaponia; sustentabilidade; ensino aprendizagem
INTRODUÇÃO: A Aquaponia é consequência da união de dois sistemas muito conhecidos: a
psicultura e a hidroponia. A partir desta ligação é possível formar dois produtos finais:
peixes e vegetais. Ela ocorre em processo sustentável, pois todos os recursos utilizados
são reaproveitados. Exemplo: restos de ração, dejetos dos peixes, a água utilizada do
tanque dos peixes é a mesma utilizada para nutrir e regar as plantas. Até mesmo a
energia utilizada poderá ser “financiada” pela produção de pescados e hortaliças. Isso
tudo ocorre sem que haja nenhum impacto ao meio ambiente.
Segundo Vasconcellos (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da
reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser
humano com seus semelhantes é condição imprescindível para que a Educação
Ambiental ocorra. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espaços
privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso
necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com ações orientadas em
projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo
interdisciplinar (DIAS, 1992). Embora não sejam referências atuais, observamos que essa visão ainda está sendo pouco aplicada nas nossas Escolas públicas.
Este trabalho tem como finalidade publicar os resultados que a Aquaponia
trouxe a escola estadual de Teresina, Unidade Escolar Professor José Amável, ao ser abordada na II Mostra Científica. Dentre os resultados alcançados estão: a formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o Meio Ambiente, conscientes da importância da sustentabilidade; a maior aproximação professor-aluno, aluno-escola, entre outros.
MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se um estudo prévio da literatura juntamente com os alunos, para que
eles compreendessem os fenômenos que ocorrem na Aquaponia, bem como a sua
construção.
O sistema foi construído na Escola pelos alunos da 3º série do Ensino Médio sob
a supervisão da professora e dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação a Docência (PIBID). Os matérias utilizados estão representado no Quadro 1.
Quadro 1 - Os materiais utilizados na construção do sistema
Caixa d’água de polietileno com capacidade para 500 litros
Duas floreiras de plástico utilizadas como canteiros
Tubos e conexões: dois flanges de 1 polegada; um flange de 25
mm de diâmetro; quatro canos com: 25, 50, 75 e 100 mm de diâmetro
30kg de argila expandida
Bomba d’agua de vazão de no máximo 1200L/hora
Aerador para tanques com capacidade maior que 400 litros
Mudas de plantas
Tilápias
Ração para peixes
Mangueira transparente
Cola de silicone
Medidor de pH
Medidor de concentração de amônia
Alimentador automático para peixes
Na II Mostra Científica, os alunos realizaram a exposição do sistema para a
comunidade Escolar e para as Escolas convidadas, explicando passo a passo a sua
construção e funcionamento.
Foi orientado aos alunos para que eles enfatizassem, na exposição do sistema no
evento da escola, a possibilidade do mesmo ser implantado nas Escolas Públicas e até
mesmo se propagar para a casa do aluno, servindo como fonte de hortaliças e peixes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Aquaponia se apresentou como uma inovadora metodologia no processo de
ensino - aprendizagem, pois com a construção do “SISTEMA AQUAPÔNICO” para o
evento citado, os discentes obtiveram uma maior compreensão a cerca dos conteúdos
físicos, químicos e biológicos que estão presentes no sistema, como: a importância das
bactérias para o meio orgânico, ciclo do nitrogênio, pH, construção e funcionamento do
sifão e etc.
Além disso, ela propiciou uma maior integração aluno-professor / aluno-escola;
gerando um momento oportuno para discutir a importância da sustentabilidade.
Contribuiu para ajudar na formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o
Meio Ambiente.
Todos os convidados da II Mostra Científica e a própria comunidade escolar
elogiaram o trabalho dos alunos envolvidos, pois estes se empenharam muito no estudo
da literatura, na construção do sistema e na explanação do mesmo aos convidados do
evento. O trabalho realizado foi classificado em 1º lugar na Mostra Científica.
sistema aquapônico
Sistema Aquapônico montado pelos alunos da Escola para a II Mostra Científica.
Aluno e sistema
Aluno preparando o sistema para a II Mostra Cientifica da Escola.
CONCLUSÕES: A construção do sistema aquapônico foi vista como uma ótima estratégia de
ensino, pois enfatizou diversos aspectos importantes não só para o ensino da química,
como também nas diversas áreas envolvidas, tais quais: físicos e biológicos. A mesma
superou os objetivos almejados na II Mostra Científica da escola citada, pois contribuiu
para a apreensão dos conteúdos já mencionados, além de ajudar na discussão da
importância da sustentabilidade. Outro aspecto bastante relevante observado no
trabalho, foi o comprometimento por partes dos bolsistas e alunos.
AGRADECIMENTOS: PIBID, UFPI, CAPES e U. E Profº José Amável.
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