11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE AUSBEL PARA TEMA REAÇÕES QUÍMICAS

AUTORES: Silva, P. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Barreto, A. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Santos, D. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Melo, R. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Moura, G. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Lopez, F. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE)

RESUMO: O principal objetivo do trabalho foi transmitir o conteúdo químico "Reações Químicas”, através de uma proposta interdisciplinar e contextualizada, tendo a “Compostagem” como tema gerador. Sendo assim, foi proposta aos alunos a elaboração de uma composteira no interior da escola. Para a confecção da composteira, os alunos utilizaram diversos restos de frutas (maçã, banana, mamão, melão, abacaxi) e misturaram à terra preta. Inicialmente foi aplicado um questionário de concepções prévias, estruturado com questões relacionadas a tipos de reações químicas, bem como, as reações que acontecem no cotidiano dos alunos e em seguida, os seguintes temas foram discutidos: o conceito de lixo orgânico; a técnica e a importância da compostagem; as reações químicas.

PALAVRAS CHAVES: compostagem ; reações químicas ; ensino contextualizado

INTRODUÇÃO: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tendo por objetivo apresentar os resultados e contribuições através de uma horta para tratar do tema compostagem horta foi criada pelos alunos do 9º ano da Escola Estadual Professora Glorita Portugal, localizada no conjunto Eduardo Gomes,no bairro Rolza Elze em São Cristóvão - Sergipe. Segundo a teoria da aprendizagem de Ausubel se propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrire redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.Nessa visão, o professor tem o papel principal no processo de ensino e aprendizagem, e, por isso, diversas metodologias vêm sendo desenvolvidas e empregadas como recurso para auxiliar o ensino de química, a fim de despertar o interesse dos alunos e produzir uma aprendizagem significativa.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi aplicada no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal em São Cristovão/SE, participaram duas turmas, cada turma possuía 15 alunos, juntamos as duas turmas, uma turma do 9º ano e 1º ano ,totalizando em trinta alunos, os métodos utilizados foram atividades contextualizadas com os alunos como: textos, dinâmicas, experimentos, foi elaborado um questionário de concepções prévias do que seja química e os assuntos abordados no projeto. Foi realizada também uma Mostra Científica, onde foram expostos experimentos com a participação dos alunos, demonstrando de uma forma diferenciada que a Química está no dia a dia dos alunos, atividades que promovam o aprendizado dinamizado e lúdico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi aplicado um questionário de concepções prévias, no primeiro questionário de concepções prévias aplicado aos 30 alunos, 3% deles atingiram o resultado esperado, depois das aulas e experimentos realizados foi novamente aplicado o mesmo questionário e obtemos um resultado satisfatório de 15% de acertos dos 30 alunos entrevistados.  Tornou-se evidente o interesse em aprender, a curiosidade, a mudança de visão do que é Química. No começo do projeto, eles viam como algo ruim, impossível de compreender, relataram que o projeto ajudou no desenvolvimento na escola, nas notas, na sala de aula, no momento em que os professores abordavam um determinado assunto eles relembravam alguns conteúdos aprendidos No projeto, que obteve um grande resultado para a fixação de conteúdos.

CONCLUSÕES: Foi de suma importância a realização deste trabalho, porque foi possível contribuir para o aprendizado dos alunos, para o incentivo ao estudo dos mesmos, acredita-se que através da educação podemos mudar a vida desses alunos, abrir novos horizontes, trabalhando de forma contextualizada, atrelando o conhecimento ao dia-a-dia dos alunos, de forma lúdica, dinâmica, fugindo de uma aula tradicional. Aproveitamos ainda o conhecimento que cada aluno já possuía para agregar mais aprendizado, alguns já demonstraram interesse em dar início a um curso técnico em Química, ou a uma graduação, o que nos dá a certeza de que contribuímos, para a vida escolar de cada aluno.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos o apoio Capes, ao IFS , a Escola Estadual Professora Glorita Portugal e aos orientadores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 Peruzzo, Francisco Miragaia,1947- Química na abordagem do cotidiano/Francisco Miragaia Peruzzo,Eduardo Leite do Canto.- 3.ed.-São Paulo: Moderna,2003.
2 Química nova na escola.
3Hess,Sônia – Experimentos de química com materiais domésticos/
Sônia Hess;São Paulo:Moderna,1997.