Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE AUSBEL PARA TEMA REAÇÕES QUÍMICAS
AUTORES: Silva, P. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Barreto, A. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Santos, D. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Melo, R. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Moura, G. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Lopez, F. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE)
RESUMO: O principal objetivo do trabalho foi transmitir o conteúdo químico "Reações
Químicas”, através de uma proposta interdisciplinar e contextualizada, tendo a
“Compostagem” como tema gerador. Sendo assim, foi proposta aos alunos a
elaboração de uma composteira no interior da escola.
Para a confecção da composteira, os alunos utilizaram diversos restos de frutas
(maçã, banana, mamão, melão, abacaxi) e misturaram à terra preta.
Inicialmente foi aplicado um questionário de concepções prévias, estruturado com
questões relacionadas a tipos de reações químicas, bem como, as reações que
acontecem no cotidiano dos alunos e em seguida, os seguintes temas foram
discutidos: o conceito de lixo orgânico; a técnica e a importância da
compostagem; as reações químicas.
PALAVRAS CHAVES: compostagem ; reações químicas ; ensino contextualizado
INTRODUÇÃO: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do PIBID (Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência) com o apoio da CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tendo por objetivo apresentar os
resultados e contribuições através de uma horta para tratar do tema compostagem
horta foi criada pelos alunos do 9º ano da Escola Estadual Professora Glorita
Portugal, localizada no conjunto Eduardo Gomes,no bairro Rolza Elze em São
Cristóvão - Sergipe.
Segundo a teoria da aprendizagem de Ausubel se propõe que os conhecimentos
prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas
mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrire
redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem
prazerosa e eficaz.Nessa visão, o professor tem o papel principal no processo de
ensino e aprendizagem, e, por isso, diversas metodologias vêm sendo
desenvolvidas e empregadas como recurso para auxiliar o ensino de química, a fim
de despertar o interesse dos alunos e produzir uma aprendizagem significativa.
MATERIAL E MÉTODOS:
A pesquisa foi aplicada no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal em
São Cristovão/SE, participaram duas turmas, cada turma possuía 15 alunos,
juntamos as duas turmas, uma turma do 9º ano e 1º ano ,totalizando em trinta
alunos, os métodos utilizados foram atividades contextualizadas com os alunos
como: textos, dinâmicas, experimentos, foi elaborado um questionário de
concepções prévias do que seja química e os assuntos abordados no projeto. Foi
realizada também uma Mostra Científica, onde foram expostos experimentos com a
participação dos alunos, demonstrando de uma forma diferenciada que a Química
está no dia a dia dos alunos, atividades que promovam o aprendizado dinamizado e
lúdico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi aplicado um questionário de concepções prévias, no primeiro questionário de
concepções prévias aplicado aos 30 alunos, 3% deles atingiram o resultado
esperado, depois das aulas e experimentos realizados foi novamente aplicado o
mesmo questionário e obtemos um resultado satisfatório de 15% de acertos dos 30
alunos entrevistados.
Tornou-se evidente o interesse em aprender, a curiosidade, a mudança de visão
do que é Química. No começo do projeto, eles viam como algo ruim, impossível de
compreender, relataram que o projeto ajudou no desenvolvimento na escola, nas
notas, na sala de aula, no momento em que os professores abordavam um
determinado assunto eles relembravam alguns conteúdos aprendidos No projeto, que
obteve um grande resultado para a fixação de conteúdos.
CONCLUSÕES: Foi de suma importância a realização deste trabalho, porque foi possível
contribuir para o aprendizado dos alunos, para o incentivo ao estudo dos mesmos,
acredita-se que através da educação podemos mudar a vida desses alunos, abrir
novos horizontes, trabalhando de forma contextualizada, atrelando o conhecimento
ao dia-a-dia dos alunos, de forma lúdica, dinâmica, fugindo de uma aula
tradicional. Aproveitamos ainda o conhecimento que cada aluno já possuía para
agregar mais aprendizado, alguns já demonstraram interesse em dar início a um
curso técnico em Química, ou a uma graduação, o que nos dá a certeza de que
contribuímos, para a vida escolar de cada aluno.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos o apoio Capes, ao IFS , a Escola Estadual Professora Glorita Portugal
e aos orientadores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 Peruzzo, Francisco Miragaia,1947- Química na abordagem do cotidiano/Francisco Miragaia Peruzzo,Eduardo Leite do Canto.- 3.ed.-São Paulo: Moderna,2003.
2 Química nova na escola.
3Hess,Sônia – Experimentos de química com materiais domésticos/
Sônia Hess;São Paulo:Moderna,1997.