Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Utilização do Windows Movie Maker como recurso no ensino de Química Orgânica
AUTORES: Machado, J.R.O. (IF SERTÃO - PE) ; Silva, C.D. (IF SERTÃO - PE) ; Novaes de Sá, J.F.S. (ESCOLA ESTADUAL JÚLIO DE MELLO) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO - PE)
RESUMO: O trabalho “Utilização do Windows Movie Maker como recurso no ensino de Química
Orgânica”, tem como objetivo inserir e avaliar as TIC no processo de aprendizagem.
Pois através dessa metodologia veio a incentivar os alunos a pesquisa
bibliográfica, por meio de imagens e texto. Para a produção dos vídeos foram
utilizados seus próprios Tablet com sistema operacional Windows e o software
Windows Movie Maker, que no final se obteve como resultado os vídeos com a função
Orgânica com tema selecionado para cada equipe. O resultado desse trabalho foi uma
abordagem significativa com uma forma diferenciada de socialização de seus
resultados por meio da forma áudio visual e debate sobre cada vídeo proposto e
melhoramento nas notas dos discentes.
PALAVRAS CHAVES: Movie Maker; Química Orgânica; Ensino
INTRODUÇÃO: Atualmente são amplamente reconhecidas a importância e a necessidade da
utilização de ferramentas computacionais para o ensino e a aprendizagem da
Química. (MICHEL, SANTOS e GRECA, 2004). O uso de tecnologias no ensino traz a
propagação de alternativas e de interações; dentro dessas expectativas, o
professor é inserido como o mediador do conhecimento, sendo ele, fundamental
para criar situações na qual o aluno é levado a refletir, devendo ser capaz de
integrar habilidades aos recursos que tem facilidade de manusear e interagir. A
inserção do computador à sua prática pedagógica deve superar barreiras técnicas
e metodológicas. Nesse contexto, considera-se que o importante não é
simplesmente integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s no
ensino de ciências, como se a tecnologia fosse um fim em si mesmo, mas o
importante é oferecer possibilidades de melhorar a qualidade do processo de
ensino-aprendizagem, por meio de artefatos e maquinários desenvolvidos de forma
contextualizada, multidisciplinar, interativa, relevante para o meio a ser
aplicado e resultante da parceria entre pesquisadores e professores implicados
no contexto em que se quer intervir. (EICHLER & DEL PINO, 2002). O objetivo do
respectivo trabalho foi aferir o rendimento quantitativo da turma do 3º ano do
ensino médio da Escola Estadual Júlio de Mello, utilizando a TIC “Windows Movie
Maker” na produção de vídeos com alunos. A atividade pedagógica foi aplicada
pelos bolsistas PIBID do IF – Sertão PE, Campus Floresta.
MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado para o desenvolvimento do trabalho é o software “Movie
Maker” que é uma ferramenta que está composta no sistema operacional Windows
XP/Vista/7/8. Que com a qual possibilita: importar, montar, editar, cortar,
ordenar e inserir legendas e para que no final seja produzido vídeo, para os
quais possam ser gravar no próprio PC, enviado por e-mail ou até mesmo gravado
em mídias CD/DVD. Os métodos de produção dos vídeos foram com uma turma composta
de 20 alunos da referida escola, que foi dividida em 4 equipes, cada grupo
através de pesquisas bibliográficas na WEB e seleção e montagem de imagens e
pequenos textos das funções Orgânicas (Fenol, Ácido Carboxílico, Ester, Éter,
Aldeído e Cetonas) produzia um vídeo apresentando características aplicação e
onde elas estão presentes em nosso cotidiano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento da atividade utilizando o software Windows Movie Maker, como
ferramenta didático-pedagógica, contribuiu com o ensino/aprendizagem de Química
Orgânica uma vez que, para designar as apresentações os alunos não apenas
aprenderam a trabalhar com este software, mas também se envolveram ativamente
com o conteúdo, visto que, realizaram ampla pesquisa sobre o tema funções
oxigenada e suas aplicações. Durante as apresentações dos vídeos, notou-se que
os alunos estavam ativamente empenhados com o conteúdo pesquisado. As equipes
abordaram suas características e aplicações das funções orgânicas maneira clara
e concisa, no entanto os alunos desconheciam as aplicações da mesma no seu
cotidiano, havendo um debate significativo relacionando a Química Orgânica. Como
mostra os dados na (Tabela 01).
Feito o comparativo entre as médias dos resultados obtidos antes da aplicação do
recurso obtendo na unidade bimestral antes do projeto 5,67 e após seu uso
unidade bimestral pós projeto 7.44. Como mostra na (Tabela 02). Verificou-se
houve diferença significativa ao nível de 5% (Teste de Tukey). Demonstrando que
a atividade proposta pode contribuir na melhoria do ensino de química,
principalmente corroborando na motivação e participação do discente nas aulas.
Tabela 01
Tabela 01 - Resultado dos vídeos
Tabela 02
Tabela 02 - Avaliação das notas do bimestre
CONCLUSÕES: Utilizar as TIC’s na educação, especialmente o recurso do software Windows Movie
Maker na produção áudio visual possibilita a inserção e ampliação de conhecimentos
significativos no estudo da química, proporcionando novas metodologias na educação
através de ferramentas inovadoras que auxiliaram na construção do conhecimento,
facilitando a aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: A Escola Estadual Júlio de Mello; ao IF Sertão Campus Floresta; como também; ao
PIBID – CAPES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER, M. e DEL PINO, J. C. “Popularização da ciência e mídia digital no ensino de química”. Rev. Química nova na escola nº 15, maio de 2002.
MICHEL, R.; SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. R.; Uma busca na internet por ferramentas para educação química no ensino médio. Rev. Química Nova na Escola - N° 19, Maio de 2004.