Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: CORTES DE GARRAFAS DE VIDRO UTILIZANDO SOLVENTES ORGÂNICOS
AUTORES: Atanazio Santos, R. (IFAL) ; Melo, E.J.M.V.C.F. (IFAL) ; Morilla, D.P. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL)
RESUMO: Este trabalho mostra o resultado de uma atividade experimental realizada por
alunos do 6º período do curso de licenciatura em Química do IFAL e participante
do PIBID, aplicada em uma escola da rede pública de Alagoas e teve como objetivo
principal desenvolver uma metodologia de ensino mais eficiente, diferenciada,
curiosa, inovadora e prazerosa. O tema escolhido foi o corte de garrafas de
vidro com solventes orgânicos uma técnica muito utilizada na confecção
artesanal. O experimento foi realizado em 3 turmas do 2º ano do ensino médio e
envolveu os conteúdos Reações Químicas e Lei de HESS. Após aplicação da parte
experimental percebemos um melhor aprendizado dos conteúdos da disciplina. Os
resultados obtidos foram considerados satisfatórios, visto o grande entusiasmo
dos alunos, pois achara
PALAVRAS CHAVES: Química no Cotidiano; Estratégia de ensino ; Curiosidades Químicas.
INTRODUÇÃO: A Química é uma ciência experimental que está presente em nosso cotidiano de
diversas formas, na queima de uma vela, no funcionamento de motores automotivos,
na limpeza de pedras preciosas, no artesanato, etc, dessa forma podemos sempre
associar esses exemplos ao ensino da disciplina de Química em sala de aula ou no
laboratório com uma aula experimental. Em um sentido mais problematizado,
destacam-se as propostas de abordagem do cotidiano de Lutfi (1988), onde é
visível uma intenção de compreender um contexto de estudo para além do
conceitual, ou seja, estudar também possíveis implicações sociais, ambientais e
políticas. Essa é uma das formas que podemos usar para despertar o interesse dos
alunos fazendo com que eles percebam a importância do ensino de Química para a
sua vida. Os estudiosos de ensino, por sua vez, afirmam que o cotidiano virou
uma espécie de modismo com simples propósito de ensinar os conceitos científicos
(Chassot, 2001). Portanto, aulas experimentais que possam ser realizadas pelos
alunos em sala e ate mesmo em suas casas se torna uma boa alternativa, podendo
atrair a atenção dos alunos facilitando o processo ensino-aprendizagem. Assim,
nossa proposta procura de forma simples responder perguntas do cotidiano do
aluno através de conceitos químicos associados a práticas experimentais. Nesse
contexto, o presente trabalho tem o objetivo descrever uma atividade
experimental realizadas com alunos do ensino médio onde foram discutidas
maneiras de como realizar cortes de garrafas de vidro utilizando solventes
orgânicos.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi feita uma explanação do conteúdo reações de combustão de
solventes orgânicos e de que forma aplica-se a Lei de Hess. Por não existir
laboratório na escola, a prática experimental foi realizada em sala de aula.
Para a realização da prática foram necessários 4 frascos contendo cerca de 50 mL
acetona comercial, 4 frascos contendo 50 mL thinner (solvente utilizado para
remoção de tinta), garrafas de vidro, tesouras, caixa de fósforo, rolo de
barbante, luvas e um balde contendo água. O procedimento para corte das garrafas
consiste em adicionar água nas garrafas de vidro até a medida onde se queria
realizar o corte, em seguida, foram cortados dois pedaços de barbante,
embebendo-os em thinner e acetona comercial, logo após, cada barbante foi
amarrado a uma garrafa colocando-se fogo no mesmo. Para uma melhor segurança as
garrafas foram levadas para um balde com água e aguardando-se 20s. Ao término
das aulas teóricas e práticas, foi realizado um questionário a fim de discutir
sobre o que foi observado. Todas as medidas de segurança foram previamente
discutidas com os alunos para evitar acidentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Existem varias maneiras de cortarmos garrafas de vidro, no entanto um método
muito curioso é a do barbante e solvente, onde devemos preencher o barbante com
o solvente e amarrá-lo na garrafa de vidro e colocar fogo. O experimento do
corte de garrafas de vidro usando solvente orgânico teve uma discussão direta
dos conteúdos reação de combustão e aplicação da Lei de Hess, pois o roteiro do
experimento faz com que os alunos questionem com perguntas como: Por que
conseguimos cortar a garrafa com um tipo de solvente e outro não? O solvente que
cortou a garrafa de vidro libera mais energia do que o solvente que não cortou a
garrafa? Os alunos consideraram a pratica experimental muito estimulante havendo
uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. Com as observações
feitas e o preenchimento do questionário, verificamos que o experimento tornou-
se mais eficaz e o conteúdo foi assimilado de maneira mais rápida e fácil pelos
alunos.
CONCLUSÕES: Após a aplicação das aulas teórica e prática concluímos que relacionar a Química
com o cotidiano do aluno é uma estratégia que pode despertar o seu interesse pelo
ensino de Química, e dessa forma contribuir de forma mais eficaz no processo de
ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Aos professores e coordenadores do projeto (PIBID), por estar contribuindo no meu
processo de formação de professor de Química.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2001. (Coleção Educação em Química).
LUTFI, M. Cotidiano e educação em química: os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de química no 2º grau. Ijuí: Unijuí, 1988.
CAJAS, F. La alfabetización cientifica y tecnológica: la transposición didáctica del conocimiento tecnológico. Enseñanza de las ciências, 10, n. 2, 2001.