11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO COMO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE ELETRÓLISE

AUTORES: Azevedo, E.M. (IFAL) ; Oliveira, L.C.F. (IFAL) ; Freitas, M.L. (IFAL)

RESUMO: O presente trabalho objetivou a construção de um protótipo enquanto proposta didática alternativa da disciplina Projetos Integradora VI junto com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)aplicado com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Maceió-AL. Os estudos visaram despertar a construção de um recurso didático de reprodução do conhecimento referente à eletrólise. O procedimento consistiu na simulação de uma eletrólise aquosa usando materiais sustentáveis e alternativos de baixo custo. A atividade trouxe esclarecimentos acerca do experimento e uma boa aceitação, sendo dinâmica, divertida e diferente. Concluímos o trabalho realizando uma mesa de discussões com a participação do alunado, como instrumento de forma avaliativa.

PALAVRAS CHAVES: protótipo; eletrólise; materiais sustentavéis

INTRODUÇÃO: Pela sua grande importância, na formação intelectual do discente do ensino básico, a disciplina de química, assim como as demais, compõe a matriz curricular dessa concepção educativa, tornando-se relevante para toda e qualquer instituição de ensino. O fato da carência de algumas escolas da rede pública não possuir um laboratório, incomoda os discentes até o ponto em que estes não acreditam num ensino de qualidade e em melhores oportunidades para um futuro. Dessa forma mostra-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos de ensino-aprendizagem de baixo custo para que venham estimular o aprendizado do aluno, possibilitando a compreensão do conteúdo com mais facilidade e o aluno poderá aprender a química não só na sala de aula, mas também identificá-la no dia-a-dia.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento, a metodologia aplicada neste trabalho consistiu na explanação de aulas teóricas, seguindo o método tradicional que foi quadro branco e marcador para o mesmo, em seguida foi aplicada a utilização do modelo tradicional adicionando aplicação da prática experimental do reprodutor de eletrólise, e uma discussão para comparar em qual dos métodos de ensino o aprendizado do aluno despertou maior interesse, ou seja, foi mais significativo. A proposta de aula prática empregada consistiu na seleção de material de baixo custo para montagem do protótipo de eletrólise, seguindo-se com etapa de montagem. Para a construção do material didático utilizou-se os seguintes itens: a)recipiente de vidro de peso liquido 345g com tampa metálica; b) 2 lápis grafites; c) cola durepoxi; d) mangueira de plástico de aproximadamente 35 cm de comprimento; e) fonte de continua de 9 V; f) 2 fios de cobre com jacarés de 1m; g) Água; h) NaHCO3 em pó; i) furador; j) Alicate de corte; l) recipiente de plástico (bacia). A mangueira foi empregada para compor um sistema de captação do gás, para condução da corrente elétrica foram cortados dois pedaços de fios com comprimento de aproximadamente 35 cm, para ser usado como anodo e catodo. Na tampa do recipiente de vidro foram feitos furos e colocados os dois grafites (eletrodos) colados com durepoxi ao redor da tampa e nos furos onde foram colocados os grafites e os fios de cobre, sendo o recipiente de vidro o receptor da solução eletrolítica, solução de bicarbonato de sódio e por final conectou-se a fonte ao catodo e anodo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos disseram que devido à falta do laboratório, o protótipo apresentado permitiu o entendimento do procedimento, relatando ainda, que o experimento é simples e a aula foi bastante didática, vindo a possibilitar e permitir a interação das atividades do cotidiano relacionada à química. A maioria dos alunos relatou também, que o método utilizado despertou o interesse e promoveu o desenvolvimento da habilidade. Portanto, diante das dificuldades dos recursos didáticos, a falta de laboratório com equipamentos, a metodologia acaba sendo um método tradicional do ensino baseado na utilização de regras, fórmulas e nomenclaturas causando a desmotivação entre os alunos. A proposta de inserir o recurso didático proporcionou aos alunos a possibilidade de interação e estímulo para minimizar o desinteresse pela disciplina, além de melhorar o repasse das informações acerca dos conteúdos.

CONCLUSÕES: O uso de recursos experimentais com materiais alternativos para aula de ensino de química é uma proposta que serve para facilitar a assimilação dos conhecimentos, além de mostrar que não é preciso muitos recursos financeiros para aproximar e instigar o aluno para as aulas experimentais, necessitando apenas explorar de forma mais ampla os diversos recursos alternativos disponíveis para tornar as aulas mais atraentes. Portanto, o trabalho desenvolvido nas escolas públicas da cidade de Maceió apresentou resultado satisfatório no aprendizado dos alunos, em relação ao conteúdo de eletrólise.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC,1999.
BRASIL. Ministério da Educação, Desporto e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: química. Brasília: 2006.
FABRICA VIRTUAL.Tipos de eletrólise: ígnea e aquosa. Disponível em:
<http://www.rived.ufu.br/objetos/quimica/eletrolise/Textos/guiaeletrolise.pdf>.
Acesso em: 14 Set. 2011.
FISHER, L. A ciência no cotidiano: como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. Tradução de Helena Londres. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.