Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: LEVANDO A PILHA DE FRUTAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO: UMA NOVIDADE A SER VIVENCIADA.
AUTORES: Alves, M.R.C. (IFAL) ; Nascimento, M.C.M. (IFAL) ; Melo, E.J. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Souza, J.S. (IFAL) ; Oliveira, L.C.F. (IFAL) ; Freitas, M.L. (IFAL)
RESUMO: A química é uma ciência que está ligada aos fatos cotidianos, logo devemos levar
isso aos nossos alunos. Este trabalho é resultado da aplicação de um
procedimento
experimental com alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma do
município
de Maceió-AL e outra no município de Atalaia –AL. Teve por objetivo instigar os
alunos ao estudo da química através da experimentação,a partir da construção de
pilhas eletroquímicas de frutas. Analisando-se a
aplicação do experimento, observou-se que os resultados foram bastante
satisfatórios, tendo em vista o fato de 90 % dos alunos nunca terem tido acesso
a
aulas experimentais, relacionando-se teoria e prática, contribuindo-se dessa
forma, para obtenção de aprendizagens significativas.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Atividades experimentais; Teoria e experimento
INTRODUÇÃO: Ainda são muitas as dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem
da disciplina de química. Pois ainda é notório o modelo tradicional de ensino
prevalecendo em muitas escolas.
Percebe-se que tal problemática tem seu início na formação docente.
Infelizmente, o modelo de formação que tem prevalecido em nosso sistema
educativo, está pautado no aprofundamento de áreas específicas. Segundo Pimenta
e Lima (2011, p.33) “os currículos de formação têm-se constituído em um
aglomerado de disciplinas isoladas entre si, sem qualquer explicitação de seus
nexos com a realidade que lhes deu origem”.
A atividade desenvolvida foi proposta para que os alunos tivessem a oportunidade
de serem atores da construção de seus conhecimentos químicos, com uso de
materiais alternativos como frutas e legumes para a construção das pilhas a fim
de aprimorar-se a aprendizagem dos referidos.
MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi desenvolvido como proposta da disciplina Projetos Integradores
no Ensino de Química VI juntamente com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação a Docência). As práticas foram aplicadas em escolas públicas dos
municípios de Maceió –AL e Atalaia – AL com turmas de 3º ano de Ensino Médio. A
prática consistiu na construção de pilhas de diferentes frutas. Para cada uma,
utilizou-se um sistema eletroquímico montado a partir das mesmas repartidas ao
meio contendo em seus centros moedas de cobre (agentes oxidantes) e clipes
(agentes redutores) conectados por fios condutores responsáveis em permitir a
reação redox, e por fim, uma lâmpada led para averiguação da condução elétrica.
Foram aplicados questionários avaliativos antes e após a prática para
averiguação do rendimento dos alunos com a realização da atividade pratica. Nos
questionários continham perguntas referentes ao conteúdo químico de reação
redox, bem como em relação à relevância da atividade para aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A química é uma ciência experimental capaz de responder a diversos fenômenos,
por isso, é “uma ciência extremamente prática, que tem grande impacto no dia-a-
dia”. (BROWN; ET all. 2005 p.2). No entanto, muitos professores não dão ênfase a
esse fator determinante para o ensino.
Logo, de imediato, a vivência da prática foi recebida com espanto pelos alunos,
pois os mesmos não são acostumados com a referida atividade. A atenção foi toda
voltada para a aula, não havendo conversas que saíssem do foco “pilha”. Ao
terminar a aula, muito dos alunos perguntaram quando seria a próxima atividade
prática.
Foi possível perceber através da análise dos questionários que os alunos
assimilaram o assunto abordado de maneira satisfatória, sendo também,
perceptível a animação dos referidos em participar ativamente da atividade.
Devendo-se isto, ao fato, da maioria dos alunos nunca ter tido contato com aulas
experimentais.
CONCLUSÕES: As aulas experimentais são de extrema relevância para o ensino de química, tendo
em vista ser muito almejada pelos alunos.
Faz-se necessário que os docentes do ensino de química reflitam acerca
dessa metodologia de ensino que vem se tornando tão eficaz no processo de ensino-
aprendizagem por apresentar em seu contexto a relação teoria e prática que permite
para os alunos o entendimento dos fatos cotidianos vivenciados.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BROWN, T. L.; LEMEY Jr, H. E.; BURTEN, B. E.; BURDGE, J, R. Química: a ciência central. 9. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011.