11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: LEVANDO A PILHA DE FRUTAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO: UMA NOVIDADE A SER VIVENCIADA.

AUTORES: Alves, M.R.C. (IFAL) ; Nascimento, M.C.M. (IFAL) ; Melo, E.J. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Souza, J.S. (IFAL) ; Oliveira, L.C.F. (IFAL) ; Freitas, M.L. (IFAL)

RESUMO: A química é uma ciência que está ligada aos fatos cotidianos, logo devemos levar isso aos nossos alunos. Este trabalho é resultado da aplicação de um procedimento experimental com alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma do município de Maceió-AL e outra no município de Atalaia –AL. Teve por objetivo instigar os alunos ao estudo da química através da experimentação,a partir da construção de pilhas eletroquímicas de frutas. Analisando-se a aplicação do experimento, observou-se que os resultados foram bastante satisfatórios, tendo em vista o fato de 90 % dos alunos nunca terem tido acesso a aulas experimentais, relacionando-se teoria e prática, contribuindo-se dessa forma, para obtenção de aprendizagens significativas.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Atividades experimentais; Teoria e experimento

INTRODUÇÃO: Ainda são muitas as dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem da disciplina de química. Pois ainda é notório o modelo tradicional de ensino prevalecendo em muitas escolas. Percebe-se que tal problemática tem seu início na formação docente. Infelizmente, o modelo de formação que tem prevalecido em nosso sistema educativo, está pautado no aprofundamento de áreas específicas. Segundo Pimenta e Lima (2011, p.33) “os currículos de formação têm-se constituído em um aglomerado de disciplinas isoladas entre si, sem qualquer explicitação de seus nexos com a realidade que lhes deu origem”. A atividade desenvolvida foi proposta para que os alunos tivessem a oportunidade de serem atores da construção de seus conhecimentos químicos, com uso de materiais alternativos como frutas e legumes para a construção das pilhas a fim de aprimorar-se a aprendizagem dos referidos.

MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi desenvolvido como proposta da disciplina Projetos Integradores no Ensino de Química VI juntamente com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). As práticas foram aplicadas em escolas públicas dos municípios de Maceió –AL e Atalaia – AL com turmas de 3º ano de Ensino Médio. A prática consistiu na construção de pilhas de diferentes frutas. Para cada uma, utilizou-se um sistema eletroquímico montado a partir das mesmas repartidas ao meio contendo em seus centros moedas de cobre (agentes oxidantes) e clipes (agentes redutores) conectados por fios condutores responsáveis em permitir a reação redox, e por fim, uma lâmpada led para averiguação da condução elétrica. Foram aplicados questionários avaliativos antes e após a prática para averiguação do rendimento dos alunos com a realização da atividade pratica. Nos questionários continham perguntas referentes ao conteúdo químico de reação redox, bem como em relação à relevância da atividade para aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A química é uma ciência experimental capaz de responder a diversos fenômenos, por isso, é “uma ciência extremamente prática, que tem grande impacto no dia-a- dia”. (BROWN; ET all. 2005 p.2). No entanto, muitos professores não dão ênfase a esse fator determinante para o ensino. Logo, de imediato, a vivência da prática foi recebida com espanto pelos alunos, pois os mesmos não são acostumados com a referida atividade. A atenção foi toda voltada para a aula, não havendo conversas que saíssem do foco “pilha”. Ao terminar a aula, muito dos alunos perguntaram quando seria a próxima atividade prática. Foi possível perceber através da análise dos questionários que os alunos assimilaram o assunto abordado de maneira satisfatória, sendo também, perceptível a animação dos referidos em participar ativamente da atividade. Devendo-se isto, ao fato, da maioria dos alunos nunca ter tido contato com aulas experimentais.

CONCLUSÕES: As aulas experimentais são de extrema relevância para o ensino de química, tendo em vista ser muito almejada pelos alunos. Faz-se necessário que os docentes do ensino de química reflitam acerca dessa metodologia de ensino que vem se tornando tão eficaz no processo de ensino- aprendizagem por apresentar em seu contexto a relação teoria e prática que permite para os alunos o entendimento dos fatos cotidianos vivenciados.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BROWN, T. L.; LEMEY Jr, H. E.; BURTEN, B. E.; BURDGE, J, R. Química: a ciência central. 9. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011.