Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA DE DOIS ESTADOS BRASILEIROS: CEARÁ E BAHIA
AUTORES: Ventura de Souza, R. (UESB) ; Ventura de Queiroz, B. (UFC)
RESUMO: Nos últimos anos foi possível observar que a área de Ensino de Química está cada
vez mais se consolidando no Brasil, isso fica evidente quando observamos o
crescente número de pesquisas voltados para esta área, que é considerada como
uma das mais nova da Química. Este trabalho tem como objetivo investigar as
contribuições para o Ensino de Química dos estados da Bahia e Ceará, para isto,
verificou-se os sites das instituições de ensino superior (IES) de ambos os
estados, buscando conhecer os projetos e programas destinados de alguma forma a
Educação Química. Analisou-se também os anais do SIMPEQUI para conhecer o
quantitativo de trabalhos destes dois estados no quinquênio 2008-2012. E
observou-se que estes estados têm contribuído bastante para a consolidação desta
área no Brasil.
PALAVRAS CHAVES: Projeto/ Programas ; Ensino de Química ; Ceará e Bahia
INTRODUÇÃO: Acreditamos ser essencial a promoção de um contato prévio dos estudantes dos
cursos de Licenciatura em Química com a realidade da educação básica. Para nós a
formação docente vai muito além da sala de aula e de um curso de graduação e os
cursos de Licenciatura devem oferecer aos seus discentes a oportunidades de
torna-los estudantes pesquisadores e inseri-los em programas de incentivo a
docência.
Outra forma de ver o ensino de Química é observá-lo através das pesquisas e
publicações realizadas pela comunidade de educadores químicos. Nesse caso,
espera-se que essas diversas realidades estejam refletidas, em grande medida,
nos esforços de investigações acadêmicas acerca do fenômeno do ensino de
Química. (BEJARANO e CARVALHO, 2000).
O estado da Bahia conta atualmente com 11 cursos de Licenciatura em Química,
distribuídos entre as universidades estaduais UESB, UESC, UNEB, e as federais
UFBA, UFRB, IFbaiano e IFBA, sendo 2 cursos ofertados na capital Salvados e os
demais no interior do estado (Barreiras, Itapetinga, Jequié, Ilhéus, Amargosa,
Catu, Guanambi, Porto Seguro e Vitória da Conquista). No estado do Ceará
encontram-se 4 cursos de Licenciatura em Química, distribuídos entre as
universidades estaduais UECE e UVA e as federais UFC e IFCE, este curso vigora
principalmente na capital Fortaleza, mas também no interior como Itapipoca e
Maracanaú, além dos demais interiores via modalidade a distância.
Deste modo, buscamos investigar as ações e projetos das universidades e
institutos federais (IF) na área de ensino de Química nos últimos cinco anos dos
estados do Ceará e Bahia, bem como o quantitativo das pesquisas apresentados
durante entes cinco anos no Simpósio Brasileiro de Educação em Química
(SIMPEQUI).
MATERIAL E MÉTODOS: Para avaliarmos a Educação Química nos estados do Nordeste Ceará e Bahia,
realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico das pesquisas publicadas
pelos pesquisadores do Ensino de Química destes estados no SIMPEQUI (evento
realizado anualmente pela Associação Brasileira de Química - ABQ) no período de
2008 a 2012. Em seguida, buscamos conhecer os principais Projetos e Programas
de difusão do Ensino de Química promovidos pelas Instituições de Ensino Superior
(IES) dos dois estados, onde destacamos a IES participante do Projeto/Programa,
a fonte de financiamento e os objetivos e ações realizadas pelos mesmos a fim de
identificarmos a divulgação do conhecimento científico realizada em cada IES e
se os alunos da graduação tem a oportunidade de protagonizar as realizações
promovidas por sua Instituição. Todo o levantamento desta pesquisa foi realizado
com informações coletadas no site do SIMPEQUI (edições anteriores) e nos sites
das IES federais e estaduais que ofertam o curso de Licenciatura em Química nos
estados do Ceará e Bahia. Ressaltamos que os projetos e programas não divulgados
nos sites das IES não foram contabilizados nesta pesquisa, bem como os projetos
de extensão com duração menor que 1 ano ou realizados em período descontínuo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No período de 2008-2012 foram publicados no SIMPEQUI 605 trabalhos, sendo 20
trabalhos do estado da Bahia (3,3%), 91 do Ceará (15%) e 494 dos demais estados
brasileiros (81,7%), conforme o Gráfico 1. Destacamos a relevante participação
dos cearenses no SIMPEQUI e os diferentes tipos de pesquisa no Ensino de
Química, em ordem decrescente: pesquisa de opinião, relato de experiência e
atividades lúdicas, promovida pelo estado. Na Bahia, ocorreram poucas
publicações no evento e sua maioria realizada na área de pesquisa de opinião.
Dos projetos e programas do Ceará destacamos a Seara da Ciência, que é um museu
de ciências que populariza a ciência. Tem também o grupo de teatro-químico “Tubo
de Ensaio” composto por estudantes de Química da UECE que faz a divulgação da
Química através da arte educação. Ações Construtivas do Conhecimento Químico
nas Escolas Públicas é um programa que oferta cursos de aprofundamento para
estudantes buscando identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da
Química. E ainda tem o Clube da Química da UFC – CluQui, que divulga o ensino de
Química através de uma parceria universidade-escola.
Em relação aos projetos e programas da Bahia destacamos a Olimpíada Baiana de
Química, que é uma competição destinada a alunos do Ensino Médio e cursos
tecnológicos de escolas públicas e particulares. Tem também o projeto Caminhão
com Ciência, projeto de divulgação científica da UESC, que realiza atividades
científicas com um veículo equipado. Tem ainda o MultiCiência, projeto
destinado à divulgação de notícias sobre a ciência. Nos dois estados vigora o
PIBID-Química, programa do MEC que visa melhorar a formação do futuro professor
de Química do Curso de Licenciatura. Na Figura 1 encontram-se os brasões
dos projetos e programas supracitados.
Figura 1
Brasões dos projetos e programas de Ensino de
Química dos estados da Bahia e Ceará.
Gráfico 1
Pesquisas apresentadas pelos estados da Bahia e
Ceará no SIMPEQUI 2008 a 2012.
CONCLUSÕES: A pesquisa apresentada pode ser considerada como um embasamento para a avaliação
da Educação Química no Nordeste, como e o que tem sido feito em cada um dos
estados para a formação e consolidação da área de ensino de Química, quais as
ações dos projetos e programas que cada estado proporciona na busca de uma
educação Química de qualidade e eficiência em nosso país. Ressaltamos a grande
contribuição dos eventos do Ensino de Química, que proporcionam trocas de ideia,
experiências e interação entre colegas, estudantes, professores e pesquisadores de
outras regiões do país.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BEJARANO, N. R. R. e CARVALHO, A. M. P. A educação química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química. Cidade do México, v. 11, n.1, p. 160 – 167, 2000.