11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA DE DOIS ESTADOS BRASILEIROS: CEARÁ E BAHIA

AUTORES: Ventura de Souza, R. (UESB) ; Ventura de Queiroz, B. (UFC)

RESUMO: Nos últimos anos foi possível observar que a área de Ensino de Química está cada vez mais se consolidando no Brasil, isso fica evidente quando observamos o crescente número de pesquisas voltados para esta área, que é considerada como uma das mais nova da Química. Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições para o Ensino de Química dos estados da Bahia e Ceará, para isto, verificou-se os sites das instituições de ensino superior (IES) de ambos os estados, buscando conhecer os projetos e programas destinados de alguma forma a Educação Química. Analisou-se também os anais do SIMPEQUI para conhecer o quantitativo de trabalhos destes dois estados no quinquênio 2008-2012. E observou-se que estes estados têm contribuído bastante para a consolidação desta área no Brasil.

PALAVRAS CHAVES: Projeto/ Programas ; Ensino de Química ; Ceará e Bahia

INTRODUÇÃO: Acreditamos ser essencial a promoção de um contato prévio dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Química com a realidade da educação básica. Para nós a formação docente vai muito além da sala de aula e de um curso de graduação e os cursos de Licenciatura devem oferecer aos seus discentes a oportunidades de torna-los estudantes pesquisadores e inseri-los em programas de incentivo a docência. Outra forma de ver o ensino de Química é observá-lo através das pesquisas e publicações realizadas pela comunidade de educadores químicos. Nesse caso, espera-se que essas diversas realidades estejam refletidas, em grande medida, nos esforços de investigações acadêmicas acerca do fenômeno do ensino de Química. (BEJARANO e CARVALHO, 2000). O estado da Bahia conta atualmente com 11 cursos de Licenciatura em Química, distribuídos entre as universidades estaduais UESB, UESC, UNEB, e as federais UFBA, UFRB, IFbaiano e IFBA, sendo 2 cursos ofertados na capital Salvados e os demais no interior do estado (Barreiras, Itapetinga, Jequié, Ilhéus, Amargosa, Catu, Guanambi, Porto Seguro e Vitória da Conquista). No estado do Ceará encontram-se 4 cursos de Licenciatura em Química, distribuídos entre as universidades estaduais UECE e UVA e as federais UFC e IFCE, este curso vigora principalmente na capital Fortaleza, mas também no interior como Itapipoca e Maracanaú, além dos demais interiores via modalidade a distância. Deste modo, buscamos investigar as ações e projetos das universidades e institutos federais (IF) na área de ensino de Química nos últimos cinco anos dos estados do Ceará e Bahia, bem como o quantitativo das pesquisas apresentados durante entes cinco anos no Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI).

MATERIAL E MÉTODOS: Para avaliarmos a Educação Química nos estados do Nordeste Ceará e Bahia, realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico das pesquisas publicadas pelos pesquisadores do Ensino de Química destes estados no SIMPEQUI (evento realizado anualmente pela Associação Brasileira de Química - ABQ) no período de 2008 a 2012. Em seguida, buscamos conhecer os principais Projetos e Programas de difusão do Ensino de Química promovidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) dos dois estados, onde destacamos a IES participante do Projeto/Programa, a fonte de financiamento e os objetivos e ações realizadas pelos mesmos a fim de identificarmos a divulgação do conhecimento científico realizada em cada IES e se os alunos da graduação tem a oportunidade de protagonizar as realizações promovidas por sua Instituição. Todo o levantamento desta pesquisa foi realizado com informações coletadas no site do SIMPEQUI (edições anteriores) e nos sites das IES federais e estaduais que ofertam o curso de Licenciatura em Química nos estados do Ceará e Bahia. Ressaltamos que os projetos e programas não divulgados nos sites das IES não foram contabilizados nesta pesquisa, bem como os projetos de extensão com duração menor que 1 ano ou realizados em período descontínuo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No período de 2008-2012 foram publicados no SIMPEQUI 605 trabalhos, sendo 20 trabalhos do estado da Bahia (3,3%), 91 do Ceará (15%) e 494 dos demais estados brasileiros (81,7%), conforme o Gráfico 1. Destacamos a relevante participação dos cearenses no SIMPEQUI e os diferentes tipos de pesquisa no Ensino de Química, em ordem decrescente: pesquisa de opinião, relato de experiência e atividades lúdicas, promovida pelo estado. Na Bahia, ocorreram poucas publicações no evento e sua maioria realizada na área de pesquisa de opinião. Dos projetos e programas do Ceará destacamos a Seara da Ciência, que é um museu de ciências que populariza a ciência. Tem também o grupo de teatro-químico “Tubo de Ensaio” composto por estudantes de Química da UECE que faz a divulgação da Química através da arte educação. Ações Construtivas do Conhecimento Químico nas Escolas Públicas é um programa que oferta cursos de aprofundamento para estudantes buscando identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química. E ainda tem o Clube da Química da UFC – CluQui, que divulga o ensino de Química através de uma parceria universidade-escola. Em relação aos projetos e programas da Bahia destacamos a Olimpíada Baiana de Química, que é uma competição destinada a alunos do Ensino Médio e cursos tecnológicos de escolas públicas e particulares. Tem também o projeto Caminhão com Ciência, projeto de divulgação científica da UESC, que realiza atividades científicas com um veículo equipado. Tem ainda o MultiCiência, projeto destinado à divulgação de notícias sobre a ciência. Nos dois estados vigora o PIBID-Química, programa do MEC que visa melhorar a formação do futuro professor de Química do Curso de Licenciatura. Na Figura 1 encontram-se os brasões dos projetos e programas supracitados.

Figura 1

Brasões dos projetos e programas de Ensino de Química dos estados da Bahia e Ceará.

Gráfico 1

Pesquisas apresentadas pelos estados da Bahia e Ceará no SIMPEQUI 2008 a 2012.

CONCLUSÕES: A pesquisa apresentada pode ser considerada como um embasamento para a avaliação da Educação Química no Nordeste, como e o que tem sido feito em cada um dos estados para a formação e consolidação da área de ensino de Química, quais as ações dos projetos e programas que cada estado proporciona na busca de uma educação Química de qualidade e eficiência em nosso país. Ressaltamos a grande contribuição dos eventos do Ensino de Química, que proporcionam trocas de ideia, experiências e interação entre colegas, estudantes, professores e pesquisadores de outras regiões do país.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BEJARANO, N. R. R. e CARVALHO, A. M. P. A educação química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química. Cidade do México, v. 11, n.1, p. 160 – 167, 2000.