11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: QUIMICA DO COTIDIANO: APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÃO QUÍMICA ATRAVÉS DO PROCEDIMENTO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR

AUTORES: Nascimento, M.C.M. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Melo, E.J.M. (IFAL) ; Maia, F. (SEE-AL)

RESUMO: Este trabalho é resultado da aplicação de um procedimento experimental que trata da descoloração capilar, como proposta da disciplina Projetos Integradores no Ensino de Química VI juntamente com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) aplicado com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Maceió-AL. Teve por objetivo oportunizar os graduandos do Curso de Licenciatura em Química do IFAL quanto à prática do fazer pesquisa, assim como refletir e analisar o experimento como proposta metodológica para o ensino do conteúdo de reações químicas. Realizou-se a prática experimental e aplicou-se um questionário para analise dos resultados.Percebeu-se a significância da relação teoria/prática para aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Aprendizagem; Descoloração Capilar; Teoria e prática

INTRODUÇÃO: No processo de ensino-aprendizagem os alunos do ensino médio ainda apresentam muitas dificuldades quando se trata da disciplina de química, isso se deve ao fato de como esta ciência vem sendo trabalhada pelos educadores que ainda estão presos aos modelos tradicionais de ensino. “A química é uma ciência extremamente prática que tem grande impacto no dia-a-dia.” (BROWN; et al., 2005, p. 2). Devemos nos ater ao fato da importância da busca e inserção do ensino de química contemporâneo. Dentro desse contexto, temos as aulas experimentais, pois é notório que para além de aulas teóricas os alunos necessitam em seus processos cognitivos de aprendizagem relacioná-los ao fatos vivenciados no cotidiano. O experimento realizado acerca da descoloração capilar foi desenvolvido como recurso pedagógico tendo em vista a necessidade de ser mostrado que a química está presente em nosso dia a dia e que ela comprova que esse tipo de procedimento estético tão requisitado nos salões de beleza pode vir a causar danos e resultados indesejáveis. “Descolorir os cabelos é uma atividade corriqueira, [...] neste processo o cabelo é atacado quimicamente por agentes oxidantes, que acabam por promover algum grau de danificação que compromete a estrutura da fibra capilar, pois além da degradação dos pigmentos (eumelanina e feomelanina), ocorrem reações laterais de oxidação de proteínas.” ( JOEKES; SANTOS, 2011). Na iniciativa de relacionar teoria e prática buscou-se subsidiar a difusão do posicionamento critico dos alunos do ensino médio frente às situações que esses alunos vivenciam no cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi desenvolvido por discentes do Curso de Licenciatura em Química do IFAL através da disciplina Projetos Integradores no Ensino de Química VI juntamente com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Para o desenvolvimento utilizou-se amostras de cabelos diferentes, água oxigenada (peróxido de hidrogênio) a diferentes concentrações, soluções a base de amônia (liquida/sólida), papel alumínio, pincel para cabelo, luvas e béquer para preparo das soluções. O experimento foi executado por 45 alunos de duas turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Afrânio Lages. O experimento cotinha 4 testes diferentes, que foram eles: efeito do intervalo reacional, efeito da ausência da luz, efeito da qualidade do produto e efeito do catalisador (liquido/sólido), Antes e após a aplicação do procedimento experimental foi aposto aos alunos um questionário semiestruturado com perguntas referentes ao conteúdo de química trabalhado no experimento, a exemplo: o que é uma reação química?, Quais os tipos de reações? Qual o nome cientifico da água oxigenada? Assim como a importância da química para o cotidiano deles, para que se pudesse refletir acerca do que eles haviam assimilado do conteúdo abordado através da atividade prática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Infelizmente as aulas experimentais apesar de serem extremamente importantes no processo de ensino-aprendizagem não são consideradas por muitos como alternativa de ensino. Pois de acordo com Pimenta e Lima (2011, p.33) “os currículos de formação têm-se constituído em um aglomerado de disciplinas isoladas entre si, sem qualquer explicitação de seus nexos com a realidade que lhes deu origem”. Averiguou-se o entendimento dos alunos acerca do estudo de reações químicas através da realização do experimento. Abaixo segue uma síntese dos resultados e comentários feitos pelos alunos antes e depois da aplicação do experimento: (ANTES) 1) 40% dos alunos não responderam o questionário; 2) 20% responderam corretamente; 3) 40% não responderam com clareza; 4) consideravam o estudo da química desnecessário. (DEPOIS) 1) 10% continuaram sem responder; 2) 15% não responderam com clareza; 3) 75% atingiram os objetivos respondendo corretamente o que foi indagado e comentaram que a química era importante porque respondia ao fatos do cotidiano.

CONCLUSÕES: Foi possível identificar como é relevante quando se consegue trabalhar um conteúdo químico fazendo relação ao cotidiano do aluno, pois para muitos a química não tem serventia. Através das aulas práticas os alunos interagem uns com os outros, com o professor e sentem-se estimulados ao estudo dessa ciência. Conclui-se, com a necessidade de refletir-se sobre as metodologias de ensino que ainda vem prevalecendo nas escolas, e que haja sensibilização por parte de professores e futuros professores em proporcionar um ensino de química diferenciado, capaz de mostrar ao aluno o entendimento de mundo.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pela concessão das bolsas do PIBID, ao IFAL e à Secretaria Estadual de Educação de Alagoas pela boa recepção nas escolas participantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BROWN,T. L.; LEMEY Jr, H. E.; BURTEN, B.E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011

SANTOS JÚNIOR, A. R.; JOEKES, I.; AVALIAÇÃO DE DANOS INDUZIDOS POR DESCOLORAÇÃO EM CABELOS CAUCASIANO, NEGRÓIDE E ORIENTAL, 10/2011, XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp,Vol. 1, pp.190-190, Campinas, SP, Brasil, 2011