Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: PRESERVAÇÃO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS: ATIVIDADE DISCIPLINAR DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PIBID COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Nascimento, M.C.M. (IFAL) ; Silva, K.S. (IFAL) ; Siqueira, E.V.F. (IFAL) ; Santos, K.C.H. (IFAL) ; Alves, R.C. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Maia, F. (SEE-AL)
RESUMO: Este trabalho é resultado do desenvolvimento de atividade disciplinar baseada na
pedagogia de projetos, pela qual foram abordados assuntos acerca da preservação
e uso de plantas medicinais. Foi desenvolvida com turmas do Ensino Médio de
escola pública no Município de Maceió-AL e teve por objetivo sensibilizar os
alunos pela preservação dessas plantas, tendo em vista a sua utilização como
meio de minimizar dores e/ou cura de enfermidades, bem como buscar compreender
as propriedades das plantas através de conteúdos químicos. Os alunos montaram
stands com amostras de plantas e expuseram cartazes explicando-os no decorrer da
atividade. Os resultados foram significativos e os alunos se mostraram motivados
na disseminação dos conhecimentos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de quimica; Pibid; Plantas Medicinais
INTRODUÇÃO: A química é uma ciência capaz de explicar diversos fenômenos vivenciados no
cotidiano. Tendo em vista esta característica, é relevante ser explorado
situações do senso comum, ainda tão utilizadas pela sociedade.
Dentre as situações vivenciadas no dia a dia há uma que nos chama atenção, que é
o uso pela sociedade do extrato de plantas como bebida e principalmente como
remédio para a cura de determinados sintomas como a dor de barriga, que é curada
pelo chá de boldo. De acordo com Barreiro (2001.p 4), “a humanidade aprendeu a
usar as plantas utilizando chás de origem vegetal para curar ou como bebida
sagrada, em rituais e festividades pagãs, identificando suas propriedades
alucinógenas ou afrodisíacas.” Essa prática ainda prevalece em muitas regiões do
país a fora, por isso há um fator determinante a ser trabalhado que se refere à
conscientização da preservação dessas plantas para usos afins.
Dentro desse contexto, está a importância do ensino de química voltado para o
cotidiano, por isso a atividade na forma de projeto acerca da preservação e uso
de plantas medicinais foi trabalhada a fim de se conscientizar os alunos do
ensino médio sobre a importância da prevalência destas, assim como abordar de
forma dinamizada e prática, como os princípios ativos dessas plantas estão
relacionados com as propriedades químicas das plantas.
Buscou-se subsidiar aos alunos a compreensão da relação teoria e prática para
obtenção de um ensino significativo da química, pois para BROWN; et al., 2005, a
química é uma ciência extremamente prática que tem grande impacto no dia-a-dia”,
logo faz-se necessário formarmos alunos críticos capazes de compreender o que
denominamos de mundo.
MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi desenvolvida por discentes do Curso de Licenciatura em Química
do
IFAL – Instituto Federal de Alagoas por meio do PIBID (Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação a Docência). Foi aplicada com turmas do ensino médio da
Escola
Estadual Professor Afrânio Lages no município Maceió-AL. O desenvolvimento da
atividade foi subdividido em dois momentos: o primeiro foi um diálogo com os
alunos em sala de aula acerca de conhecimentos prévios sobre plantas medicinais
e
a importância das referidas para nossas vidas, bem como os recursos que eles
utilizariam para realização da atividade, o segundo momento foi a culminância da
atividade através de apresentações realizadas pelos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como a pedagogia de projetos de acordo com Silva et al (2008) sugere
romper com as formas tradicionais de organização curricular, oferecendo uma
alternativa à maneira rígida e quase intransponível de como as disciplinas e os
conteúdos estão presentes nos livros didáticos e no planejamento dos
professores, a realização do projeto foi de extrema importância, tendo em vista
os resultados positivos que se obteve durante a culminância do mesmo.
Conseguiu-se despertar nos alunos a vontade de desenvolver
pesquisa, estimulando-os a indagarem vários aspectos referentes à temática, bem
como foi notório o esforço para as apresentações, pois os mesmos estudaram e
apresentaram de forma satisfatória o que foi proposto.
Por fim, foram alcançados todos os objetivos desejados, pois se
conseguiu observar cidadãos capazes de pensar, raciocinar, descobrir e responder
aos questionamentos do cotidiano referentes à temática.
CONCLUSÕES: É de muita relevância a busca da interação entre alunos e professores para se
oportunizar a disseminação do conhecimento em conjunto e de maneira dinamizada.
No entanto, faz-se necessário refletir-se sobre a metodologia de projeto,
como ferramenta para o ensino inovador que subsidia a difusão do posicionamento
crítico dos alunos acerca das situações que os mesmos vivenciam no cotidiano.
AGRADECIMENTOS: À CAPES pela concessão das bolsas do PIBID, ao IFAL e à Secretaria Estadual de
Educação de Alagoas pela boa recepção nas escolas participantes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARREIRO, Eliezer J. Sobre a Química dos Fármacos, Remédios e Medicamentos.Cadernos temáticos de Química Nova na Escola. nº 3 . p. 4 – 9. Maio 2001
BROWN,T. L.; LEMEY Jr, H. E.; BURTEN, B.E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SILVA, Petronildo Bezerra. et al. A Pedagogia de Projetos no Ensino de Química - O Caminho das Águas na Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos Esgotos. Química Nova na Escola. nº 29. p. 14- 19. Agosto de 2008