Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: PETRÓLEO: DESCOBERTAS, TRANSFORMAÇÕES E IMPACTOS
AUTORES: Souza, M.J.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Filho, A.J.M. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Barbosa, (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, J.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)
RESUMO: O Projeto Petróleo: descobertas, transformações e impactos foi idealizado e elaborado por alunos do 8º Período de Licenciatura em Química do I F Sertão Pernambucano – Campus Floresta e vivenciado nas turmas de 3º Ensino Médio da Escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, objetivando proporcionar aos discentes situações didáticas dinâmicas no estudo do Petróleo como fonte de combustível e de matérias-primas industriais que contribuíssem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia contemplou o trabalho em equipe, pesquisas, seminários, estudos teóricos e oficinas pedagógicas, possibilitando aos alunos a ampliação de conhecimentos e a produção de jogos educativos, proporcionando a formação crítica do educando e o desenvolvimento do protagonismo juvenil.
PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; combustível fóssil; matérias-primas industria
INTRODUÇÃO: Os conceitos relacionados ao petróleo como fonte de combustíveis fósseis e de matérias-primas industriais tem sido frequentemente apontados por professores e estudantes como de grande relevância ao processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, faz-se necessário concentrar esforços para demonstrar a importância deste tema no mundo moderno. A exploração dos conhecimentos prévios dos alunos ajuda no reconhecimento das reações orgânicas empregadas na indústria com a finalidade de transformar matérias-primas petroquímicas em substâncias de interesse do usuário final e da sociedade. O projeto Petróleo: descobertas, transformações e impactos permitiu a utilização de instrumentos de mapeamento das ideias alternativas dos estudantes e favoreceu a investigação do conceito científico, buscando superar as dificuldades do processo ensino-aprendizagem, em que a simples transmissão de informações não é suficiente para que os alunos elaborem suas ideias de forma significativa. De acordo com FONSECA (2005), o conteúdo de química na escola não pode ignorar a realidade, deve ter como finalidade a formação de educação em química que permita aos alunos tornarem-se cidadãos capazes de compreender o mundo natural que os rodeia, e de interpretar, de modo mais adequado as suas manifestações. Ajudando na compreensão teórico-conceitual da situação real, mediante o uso de linguagens e modelos explicativos que, incapazes de serem produzidos de forma direta, dependem de interações fecundas na problematização e na (re)significação conceitual. Quanto mais integrada a teoria à prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química, ela cumpre sua verdadeira função dentro do ensino, contribuindo para a construção do conhecimento químico, não de forma linear, mas transversal como afirma RUSSELL(1994).
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi vivenciado com cerca de 100 alunos das turmas do 3º Ensino Médio Integral da referida escola. Inicialmente formaram-se grupos para a realização de pesquisas que foram socializadas em sala de aula a respeito do Petróleo – origem, refino, craqueamento, principais produtos da indústria petroquímica, Carvão Mineral, Metano, Gás Natural, Xisto Betuminoso e Biogás. A metodologia utilizada contemplou a confecção banners, maquetes, paródias, panfletos e jogos pedagógicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A vivência do projeto vem contribuindo positivamente, na aquisição dos conhecimentos relacionados aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, na utilização de técnicas, como ferramentas para uma aprendizagem significativa e na compreensão da importância do Petróleo como fonte de combustíveis fósseis e de matérias-primas industriais. O projeto em questão ainda está sendo desenvolvido, com previsão de término para o mês de junho de 2013, em que se realizará uma culminância através da II Mostra de Química da referida escola.
CONCLUSÕES: O referido projeto buscou superar a visão linear da Química e do seu ensino, na medida em que os estudantes foram interativamente envolvidos em discussões teóricas relativas a situações reais, sobre as quais eles tiveram oportunidade de expor seus pontos de vista e experiências, proporcionando novas interpretações e explicações, pela intermediação essencial de novas linguagens, teorias e saberes. Cooperando com isso, para a formação autônoma dos educandos.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, a E.R.E.M. Cap. Nestor Valgueiro de Carvalho,ao IF Sertão Pernambucano e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FONSECA, M. R. M. Completamente química: química geral. São Paulo, 2001.
RUSSELL, J.B. Química Geral. 2 ed. São Paulo, 1994.