Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A FORMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO EM QUÍMICA PARA A DOCÊNCIA EM NÍVEL SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA
AUTORES: Santos, R.T.F. (IFMA) ; Santos, M.O. (IFMA) ; Silva, M.T.F. (IFMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Conceição, F.A. (IFMA) ; Silva, S.M. (IFMA) ; Silva, S.V. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)
RESUMO: A Pós-Graduação tem expansão contínua nos últimos 40 anos onde se deve ao formato
que as políticas públicas tornaram as ações voltadas para esse setor. O professor
necessitar ter conhecimento aprofundado de sua área de atuação para que seja um
facilitador do aprendizado em sala de aula. Neste contexto, o objetivo central
dessa pesquisa é responder a seguinte questão: Como a pós-graduação pode
potencializar o trabalho da formação docente? Percebeu-se com o estudo a crescente
busca pela atividade docente assim como a acentuada procura por programas de pós-
graduação por esses profissionais. Este estudo é de natureza bibliográfica, que se
caracteriza por uma investigação descritivo-analítica acerca dos estudos
desenvolvidos sobre esta temática nos meios eletrônicos e impressos.
PALAVRAS CHAVES: Pós-Graduação; Química; docente
INTRODUÇÃO: A valorização das atividades relacionadas aos cursos de graduação e pós-
graduação através de incentivos e investimentos aos docentes e discentes que se
interessarem em aprofundar os conhecimentos para proporcionar um melhorar na
qualidade do ensino atual é apontada como prioritária por pesquisadores. É
consenso entre os pesquisadores da área da educação em Química que a realização
de aulas mais instigantes, está diretamente relacionada ao nível de formação dos
professores, e o tipo de formação destes (LIMA, 1996). Por isso é necessário à
ampliação e consolidação dos programas de formação continuada. Neste contexto,
o objetivo central desta pesquisa é responder a seguinte questão: Como a pós-
graduação pode potencializar o trabalho da formação docente? Dessa forma, esta
pesquisa propõe-se analisar as condições favoráveis que a formação continuada
pode influenciar na atividade docente e a prática da pesquisa, estudando os
conceitos, partindo de sua importância no âmbito social, relacionados a
trabalhos já publicados nesta área do conhecimento. Assim, através de uma coleta
de dados em meios eletrônicos e impressos será feita uma análise das
informações que conduzirá à interpretação do assunto pesquisado. Partindo-se
da investigação bibliográfica será possível construir uma concepção do assunto
relacionado.
MATERIAL E MÉTODOS: O Referido trabalho é uma revisão de literatura, o que torna possível analisar o
tema proposto a partir da visão ampla de diversos autores e das mais variadas
Fontes Bibliográficas. Esse Tipo de Pesquisa realiza um levantamento impresso e
eletrônico de obras publicadas sobre o tema. Assim, através de uma coleta de
dados será feita uma análise das informações que conduzirá à interpretação do
assunto pesquisado. Essas informações foram obtidas em livros, sites, artigos,
periódicos e outras produções científicas, e estão dispostas de forma clara e
objetiva, com o intuito de esclarecer o leitor sobre a formação do pós-graduando
em química para a docência em nível superior, fornecendo assim os pilares para a
construção da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dessa revisão de literatura pôde-se perceber que a exigência da pós-
graduação se torna cada vez mais importante para permanência no mercado de
trabalho e ascensão profissional na carreira, nos últimos anos tem-se
sobressaído os profissionais que buscam a titulação de Mestrado e Doutorado,
onde segundo Arroio, Silva e Filho (2006) estes “profissionais das mais
diferentes áreas buscam a docência no ensino superior como uma forma
alternativa e/ou conjugada de inserção no mercado de trabalho”. A distribuição
dos cursos de Pós-graduação e dos grupos de pesquisa em Química se revela
homogênea, cerca de 90% desses, localizam-se nas regiões Nordeste, Sudeste e
Sul, onde a maior concentração está na região Sudeste que, reúne 50% dos cursos
e grupos de pesquisa. Por isso há dois desafios que são de grande relevância
nesse contexto: promover a desconcentração regional sem perda de qualidade
(ANDRADE et al, 2005). Segundo Santos e Azevedo (2009) a pós-graduação tem
expansão contínua nos últimosanos onde se deve ao formato que as políticas
públicas tornaram as ações voltadas para esse setor, e esta significativa
expansão, segundo Sguissardi (2008) é perceptível pelo número de programas,
montante de matrículas e de titulados, volume de produção intelectual e técnica.
Assim como Gama, Cadores e Ferreira (2003),afirmam que “Os trabalhos produzidos
pelos programas de pós-graduação em química estão sendo cada vez mais publicados
em periódicos indexados e de circulação internacional”.Segundo Andrade et al
(2005) “O número de egressos da Pós-graduação em Química que são absorvidos
pelas empresas é muito pequeno. A grande maioria dos pós-graduados busca as
instituições de ensino superior e centros de pesquisa após a obtenção do
título”.
CONCLUSÕES: De acordo com o que fora exposto durante o estudo, percebeu-se a crescente procura
pela atividade docente, uma vez que a busca por programas de pós-graduação e
diretórios de pesquisas por estes profissionais está bem acentuada, ora ao formato
que as políticas públicas tornaram as ações voltadas para esse setor, e esta
significativa expansão, ora como alternativa e/ou conjugada de inserção no mercado
de trabalho. Acredita-se na formação como investimento pessoal visando a
construção de uma identidade também profissional, que será fruto de um processo
contínuo.
AGRADECIMENTOS: Ao IFMA pelo apoio Institucional
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE , J. B. de. et. al. Química no Brasil: Perspectivas e Necessidades para a próxima década – documento básico. Quim. Nova, Vol. 28, Suplemento, 7-10, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v28s0/26767.pdf> Acesso em: 29 de ago. de 2012.
ARROIO, A. ; SILVA, A. B. F. ; FILHO, U. P. Formação do Pós -Graduando em Química para a Docência no Nível Superior. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1387-1392, nov/dez, 2006.
GAMA, A. A. S.; CADORE, S.; FERREIRA, V. F. Avaliação dosprogramas de Pós Graduação em Química no Brasil: versão 2002. Química Nova, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 618-624, 2003.
LIMA, M. E.C.C. Formação continuada de professores de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 4, 12-17, novembro, 1996.
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa emeducação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação.v. 14 n. 42 set./dez. 2009.
SGUISSARDI, V. Pós-graduação no Brasil. 2008. Disponível em: <http://www.riseu.unam.mx/documentos/acervo_documental/txtid0049.pdf>. Acesso em: 29 de ago. de 2012.