11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A FORMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO EM QUÍMICA PARA A DOCÊNCIA EM NÍVEL SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA

AUTORES: Santos, R.T.F. (IFMA) ; Santos, M.O. (IFMA) ; Silva, M.T.F. (IFMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Conceição, F.A. (IFMA) ; Silva, S.M. (IFMA) ; Silva, S.V. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

RESUMO: A Pós-Graduação tem expansão contínua nos últimos 40 anos onde se deve ao formato que as políticas públicas tornaram as ações voltadas para esse setor. O professor necessitar ter conhecimento aprofundado de sua área de atuação para que seja um facilitador do aprendizado em sala de aula. Neste contexto, o objetivo central dessa pesquisa é responder a seguinte questão: Como a pós-graduação pode potencializar o trabalho da formação docente? Percebeu-se com o estudo a crescente busca pela atividade docente assim como a acentuada procura por programas de pós- graduação por esses profissionais. Este estudo é de natureza bibliográfica, que se caracteriza por uma investigação descritivo-analítica acerca dos estudos desenvolvidos sobre esta temática nos meios eletrônicos e impressos.

PALAVRAS CHAVES: Pós-Graduação; Química; docente

INTRODUÇÃO: A valorização das atividades relacionadas aos cursos de graduação e pós- graduação através de incentivos e investimentos aos docentes e discentes que se interessarem em aprofundar os conhecimentos para proporcionar um melhorar na qualidade do ensino atual é apontada como prioritária por pesquisadores. É consenso entre os pesquisadores da área da educação em Química que a realização de aulas mais instigantes, está diretamente relacionada ao nível de formação dos professores, e o tipo de formação destes (LIMA, 1996). Por isso é necessário à ampliação e consolidação dos programas de formação continuada. Neste contexto, o objetivo central desta pesquisa é responder a seguinte questão: Como a pós- graduação pode potencializar o trabalho da formação docente? Dessa forma, esta pesquisa propõe-se analisar as condições favoráveis que a formação continuada pode influenciar na atividade docente e a prática da pesquisa, estudando os conceitos, partindo de sua importância no âmbito social, relacionados a trabalhos já publicados nesta área do conhecimento. Assim, através de uma coleta de dados em meios eletrônicos e impressos será feita uma análise das informações que conduzirá à interpretação do assunto pesquisado. Partindo-se da investigação bibliográfica será possível construir uma concepção do assunto relacionado.

MATERIAL E MÉTODOS: O Referido trabalho é uma revisão de literatura, o que torna possível analisar o tema proposto a partir da visão ampla de diversos autores e das mais variadas Fontes Bibliográficas. Esse Tipo de Pesquisa realiza um levantamento impresso e eletrônico de obras publicadas sobre o tema. Assim, através de uma coleta de dados será feita uma análise das informações que conduzirá à interpretação do assunto pesquisado. Essas informações foram obtidas em livros, sites, artigos, periódicos e outras produções científicas, e estão dispostas de forma clara e objetiva, com o intuito de esclarecer o leitor sobre a formação do pós-graduando em química para a docência em nível superior, fornecendo assim os pilares para a construção da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dessa revisão de literatura pôde-se perceber que a exigência da pós- graduação se torna cada vez mais importante para permanência no mercado de trabalho e ascensão profissional na carreira, nos últimos anos tem-se sobressaído os profissionais que buscam a titulação de Mestrado e Doutorado, onde segundo Arroio, Silva e Filho (2006) estes “profissionais das mais diferentes áreas buscam a docência no ensino superior como uma forma alternativa e/ou conjugada de inserção no mercado de trabalho”. A distribuição dos cursos de Pós-graduação e dos grupos de pesquisa em Química se revela homogênea, cerca de 90% desses, localizam-se nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, onde a maior concentração está na região Sudeste que, reúne 50% dos cursos e grupos de pesquisa. Por isso há dois desafios que são de grande relevância nesse contexto: promover a desconcentração regional sem perda de qualidade (ANDRADE et al, 2005). Segundo Santos e Azevedo (2009) a pós-graduação tem expansão contínua nos últimosanos onde se deve ao formato que as políticas públicas tornaram as ações voltadas para esse setor, e esta significativa expansão, segundo Sguissardi (2008) é perceptível pelo número de programas, montante de matrículas e de titulados, volume de produção intelectual e técnica. Assim como Gama, Cadores e Ferreira (2003),afirmam que “Os trabalhos produzidos pelos programas de pós-graduação em química estão sendo cada vez mais publicados em periódicos indexados e de circulação internacional”.Segundo Andrade et al (2005) “O número de egressos da Pós-graduação em Química que são absorvidos pelas empresas é muito pequeno. A grande maioria dos pós-graduados busca as instituições de ensino superior e centros de pesquisa após a obtenção do título”.

CONCLUSÕES: De acordo com o que fora exposto durante o estudo, percebeu-se a crescente procura pela atividade docente, uma vez que a busca por programas de pós-graduação e diretórios de pesquisas por estes profissionais está bem acentuada, ora ao formato que as políticas públicas tornaram as ações voltadas para esse setor, e esta significativa expansão, ora como alternativa e/ou conjugada de inserção no mercado de trabalho. Acredita-se na formação como investimento pessoal visando a construção de uma identidade também profissional, que será fruto de um processo contínuo.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMA pelo apoio Institucional

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE , J. B. de. et. al. Química no Brasil: Perspectivas e Necessidades para a próxima década – documento básico. Quim. Nova, Vol. 28, Suplemento, 7-10, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v28s0/26767.pdf> Acesso em: 29 de ago. de 2012.

ARROIO, A. ; SILVA, A. B. F. ; FILHO, U. P. Formação do Pós -Graduando em Química para a Docência no Nível Superior. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1387-1392, nov/dez, 2006.

GAMA, A. A. S.; CADORE, S.; FERREIRA, V. F. Avaliação dosprogramas de Pós Graduação em Química no Brasil: versão 2002. Química Nova, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 618-624, 2003.

LIMA, M. E.C.C. Formação continuada de professores de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 4, 12-17, novembro, 1996.

SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa emeducação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação.v. 14 n. 42 set./dez. 2009.

SGUISSARDI, V. Pós-graduação no Brasil. 2008. Disponível em: <http://www.riseu.unam.mx/documentos/acervo_documental/txtid0049.pdf>. Acesso em: 29 de ago. de 2012.