Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Trabalhando as Temáticas Reciclagem e Meio Ambiente em uma Abordagem para o Ensino Médio.
AUTORES: Mira, T. (Ifsertao-PE campus floresta) ; Lopes, J. (Ifsertao-PE campus floresta) ; Sá, J.F.N. (UPE) ; Silva, H.C. (Ifsertao-PE campus floresta)
RESUMO: O referido trabalho discorre sobre a importância da reciclagem como mecanismo
para
redução dos impactos ambientais, tendo como foco a oficina “reciclagem e meio
ambiente” realizada para os alunos de ensino médio, da Escola Estadual Julio de
Mello, na cidade de Floresta-PE. Durante a oficina foram realizadas atividades
teóricas e práticas acerca do tema reciclagem e meio ambiente, promovendo, ainda
a
confecção de produtos artesanais a partir de material reciclável. A proposta da
oficina foi de esclarecer aos alunos o que causam os impactos ambientais e o que
é
possível fazer para reduzir seus danos, e assim poder tornar os alunos cidadãos
ativos na busca pela sustentabilidade.
PALAVRAS CHAVES: Reciclagem; Meio ambiente; Impactos ambientais
INTRODUÇÃO: Este trabalho elucidará a vivencia da oficina “reciclagem e meio ambiente”.
Utilizando métodos simples para a abordagem da temática meio ambiente e impactos
ambientais, pois, este se tornou um assunto comum nos últimos anos, porem,
muitas metodologias são propostas e muito poucas destas tem a participação da
sociedade, essas são as tentativas de remediar os impactos ambientais, ao invés
de prevenir. A oficina foi realizada com o intuito de conscientizar os alunos
sobre os impactos ambientais que o autoconsumo e o excesso de lixo causam ao
planeta, além de propor técnicas de reciclagem.
A política dos 3 R’s é fundamental nos dias atuais, pois a cada dia que se passa
o consumo só aumenta, se faz necessária a redução deste consumo exagerado, pois
“no Brasil, cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo por dia e são
descartados, diariamente, mais de 125 mil toneladas de restos de comida,
embalagens e outros resíduos” (Colavitti, 2003). Outro fator importante é a
reutilização, pois jogamos diariamente no lixo objetos e materiais que poderiam
ter outra utilidade, quando algo é reutilizado gera economia e contribui para a
sustentabilidade do planeta. Reciclar significa transformar objetos e materiais
já utilizados em novos produtos. As vantagens da reciclagem são muitas entre
elas estão: a diminuição da quantidade de lixo, preservação dos recursos
naturais, diminuição da poluição do ar e das águas e ainda gera empregos. Mas
apesar disso “a reciclagem não pode ser vista como a principal solução para o
lixo; ela é uma atividade econômica que deve ser encarada como um elemento
dentro de um conjunto de soluções” (FADINE, 2001). A reciclagem é de extrema
importância, pois mesmo não sendo o método mais eficaz contra o excesso de lixo,
é um método acessível a todos.
MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado foi: revistas velhas, garrafas pet, papelão, plástico,
papel emborrachado, tesoura, cola, cola quente, tinta, papel laminado. Recursos
tecnológicos: data show e computador.
A oficina foi desenvolvida na escola estadual Julio de Mello que se encontra na
cidade de Floresta-PE pelos alunos bolsistas do PIBID Taizia dos santos Mira e
Jozélio Agostinho Lopes com a carga horária de 4h, sendo que foi dividida em
duas etapas durante as primeiras 2h foi realizado um seminário que abordou as
temáticas da poluição ambiental. Durante o seminário foram ressaltados os
principais problemas ambientais da nossa sociedade, como: produção excessiva de
lixo, poluição dos rios, poluição atmosférica e poluição química. E como uma
solução viável para combater os impactos ambientais foi proposto aos alunos a
reciclagem, como uma abordagem capaz de reduzir os impactos ambientais. Após o
termino do seminário, foi apresentado o material a ser usado na confecção dos
objetos reciclados. Os alunos produziram arvores de natal feitas de revistas
velhas, cofrinhos de garrafa pet e porta retratos de papelão e jornal. Ao final,
foram produzidas 20 arvores de natal, 20 porta-retratos e 20 cofrinhos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O interesse dos alunos pela reciclagem aumentou muito, eles interagiram muito
bem com a proposta apresentada. Com o trabalho realizado foi retirado do meio
ambiente um material que levaria muito tempo para se decompor, como mostra a
tabela.
E sem duvida aprenderam que muitos objetos e materiais que para uns é lixo, para
muitas pessoas não é, para quem depende do “lixo” ele é renovação, e fonte de
renda. Assim, como aprenderam que ainda há muito a se fazer, e que somente a
reciclagem não basta. Porque existem muitos outros fatores para que a sociedade
se torne de fato sustentável.
Fonte: Bolsista PIBID 5- Confecção do porquinho PET
CONCLUSÕES: O presente trabalho foi de grande importância, não somente pelo esclarecimento aos
alunos sobre os impactos ambientais e como eles nos afetam, mas também pelo
interesse que os alunos demonstraram durante toda a oficina, principalmente pela
produção dos materiais reciclados. Alem de promover a interação e o debate sobre
questões ambientais em toda a escola.
AGRADECIMENTOS: Ao PIBID e a CAPES por nos dar a oportunidade de desenvolver os nossos
conhecimentos;e a escola estadual Júlio de Mello.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COLAVITTI, F. O que fazer com o lixo. Galileu. n.143, p.3950, jun. 2003.
DIAS, G.F. Educação Ambiental-Princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 2000.
FADINI, S. P. e FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 9 – 18, 2001.