11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS – A VISÃO DOS DISCENTES

AUTORES: da Silva, A.F. (UFPB) ; da Silva, J.P. (UFPB) ; da Silva, L.L. (UFPB) ; Fonseca, M.G. (UFPB) ; Henrique, F.B.Q. (À ESCOLA MUNICIPAL AUGUSTO DOS ANJOS) ; Lima, C.M.G.C. (ESCOLA MUNICIPAL AUGUSTO DOS ANJOS)

RESUMO: Os jogos didáticos têm sido valiosos por serem atividades lúdicas, socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emoções agradáveis. Neste trabalho, uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa foi realizada para investigar a contribuição de jogos didáticos no ensino fundamental através de questionário transcrito aplicado aos discentes. Foram utilizados jogos didáticos obtidos na literatura referentes ao conteúdo da tabela periódica sendo aplicados a alunos do 9º ano do ensino fundamental II. Foi construído, validado e aplicado um questionário, após as aulas com jogos envolvendo a tabela periódica. O uso dos jogos didáticos facilitou a aprendizagem sobre a classificação, nomenclatura e simbologia dos elementos químicos e permitiu a integração dos grupos, entre outros pontos.

PALAVRAS CHAVES: educação em ciências; jogos didáticos; ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: O jogo pedagógico ou didático tem como objetivo proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico e por ser utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem (CUNHA, 1998; GOMES e FRIEDRICH, 2001, KISHIMOTO, 1996). Nessa perspectiva, o jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, resultando em um empréstimo da ação lúdica para a aquisição de informações (KISHIMOTO, 1996). O jogo no ambiente educacional nem sempre foi visto como didático, pois como a idéia de jogo encontra-se associada ao prazer, ele assumia pouca importância para a formação do estudante. Sua utilização como meio educativo demorou a ser aceita (GOMES E FRIEDRICH, (2001), sendo que ainda hoje é pouco utilizado nas escolas e seus benefícios são desconhecidos por muitos professores. Vários objetivos podem ser atingidos a partir da utilização dos jogos didáticos, como os relacionados à cognição (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para a construção de conhecimentos); à afeição (desenvolvimento da sensibilidade e da estima e atuação no sentido de estreitar laços de amizade e afetividade); à socialização (simulação de vida em grupo); à motivação (envolvimento da ação, do desfio e mobilização da curiosidade) e à criatividade (ROBAÍNA, 2008). Neste sentido o presente trabalho teve como objetivos selecionar jogos didáticos disponíveis na literatura para o ensino de tabela periódica, aplicar os jogos selecionados a alunos do 9º ano do ensino fundamental II e avaliar através de entrevista semi-estruturada as facilidades e dificuldades apresentadas pelos alunos nestas atividades.

MATERIAL E MÉTODOS: O universo da pesquisa foi composto por um grupo de alunos de duas turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Augusto dos Anjos em João Pessoa em um total de 40 alunos de classe social baixa. O processo de amostragem: A amostra dos 40 alunos foi constituída de um total de 330 desta escola. Esse valor corresponde a uma fração de amostragem de 12% de alunos desta escola pública. Procedimentos metodológicos: a) Elaboração, validação e pré teste do instrumento de pesquisa. Foi elaborado um questionário que foi aplicado aos alunos(as) da escola após validação do instrumento aplicado a dois especialistas da área e a um grupo de cinco alunos na forma de pré-teste. b) Tabulação e análise dos dados colhidos através dos instrumentos: Após coleta dos questionários, as informações foram transpostas para um banco de dados elaborado no software Access 2003. Os dados foram transferidos para o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) na versão 13.0. c) Seleção e aplicação de jogos didáticos: Esta atividade teve como objetivo contribuir para que os alunos se tornassem familiarizados com a tabela periódica e os símbolos dos elementos químicos, como também levar o aluno a desenvolver uma relação entre os nomes e os símbolos dos elementos da tabela periódica. A partir da literatura foram selecionados quatro jogos didáticos envolvendo o assunto de tabela periódica. Na fase de aplicação, os alunos(as) foram divididos em grupos, onde cada grupo apresentou um tipo de jogo para o restante da turma. As regras foram coletivamente discutidas e os jogos aplicados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O instrumento aplicado visava investigar como os jogos didáticos foram recebidos pelos alunos e as suas contribuições quanto ao processo de ensino-aprendizagem da tabela periódica. Desta forma foram aplicados quatro jogos. Quando inicialmente se questionou se os jogos aplicados facilitaram a aprendizagem sobre a tabela periódica, 95,38% responderam positivamente, sugerindo que a aprendizagem foi facilitada de alguma maneira. Foi importante também conhecer entre os jogos aplicados quais os que mais agradaram aos alunos sendo que 67,5 e 22,5% responderam ser o caça-palavras e a cruzadinha, respectivamente. Foi ainda investigado quais os aspectos que o uso dos jogos didáticos auxiliou no entendimento da tabela periódica. Conforme mostra a Figura 1, os jogos atenderam aos objetivos inicialmente propostos como classificação dos elementos, nomenclatura e divisão entre famílias e períodos. Trabalhar os conceitos químicos numa perspectiva lúdica foi um desafio para os alunos do ensino fundamental II. Porém, não podemos deixar de mencionar que os jogos foram excelentes instrumentos didáticos que auxiliaram a prática pedagógica do professor e possibilitaram a aprendizagem de vários conceitos químicos. Os jogos transformaram o ensino de ciências (química) em algo sedutor, principalmente para alunos que tinham aversão a esta disciplina. No que se refere às dificuldades encontradas, os alunos citaram que entender as regras (47%) e trabalhar em grupo (37%) (Fig. 2). Neste tocante justifica o fato dos jogos como batalha naval e bingo não terem sido tão bem recebidos. Os alunos foram muito receptivos entendendo a metodologia como agradável, fora da rotina, facilitadora da aprendizagem e raciocínio. Merece destacar que alguns entenderam a atividade como chata e desorganizada.

Figura 1

Aspectos em que o uso de jogos didáticos auxiliaram no entendimento da tabela periódica por alunos do 9º ano do ensino fundamental II.

Figura 2

Dificuldades encontradas no uso de jogos didáticos da tabela periódica por alunos do 9º ano do ensino fundamental II.

CONCLUSÕES: O uso dos jogos didáticos no cotidiano escolar foi muito importante, devido à influência que os mesmos exerceram frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, sendo significativo que os alunos com maior dificuldade na disciplina tenham sido os de melhor aproveitamento. Alguns alunos gostaram tanto da atividade que sugeriram serem aplicados outros jogos com os demais conteúdos. Neste sentido observou-se que o jogo ofereceu estímulo e o ambiente necessários ao desenvolvimento espontâneo dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Ao PROLICEN/PRG/UFPB e à Escola Municipal Augusto dos Anjos, João Pessoa, PB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, N. 1988. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. 2001. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO 1, 389-92.
KISHIMOTO, T.M. 2002. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Thomson Learning.
ROBAÍNA, J.V.L. 2008. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: Ed. Ulbra.