Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A utilização da técnica de produção de sabão com óleo reciclado como proposta de uma prática sustentável em escolas de tempo integral
AUTORES: Borralho, A.L.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; Santos, M.N.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)
RESUMO: O descarte inadequado do óleo usado nas cozinhas de estabelecimentos comerciais
como restaurantes e instituições de ensino proporcionam grandes impactos negativos
ao meio ambiente. Por falta de informação e até mesmo de conscientização da
população, esse resíduo é lançado ao meio ambiente sem nenhuma preocupação. Como
consequência, gera entupimentos de canos, enchentes, poluição da água e do solo.
Neste trabalho será descrito uma proposta, feita na forma de oficina, realizada em
uma escola de tempo integral, para reutilização do óleo na produção de sabão com
os objetivos de: refletir sobre as possibilidades de Sustentabilidade na Escola,
motivar a comunidade escolar a fazer coleta seletiva de lixo e promover a
Sustentabilidade como aspecto relevante para a preservação do meio ambiente.
PALAVRAS CHAVES: Sustentabilidade; Sabão Ecológico; Escola de tempo integral
INTRODUÇÃO: A preocupação de muitos estudiosos brasileiros são os impactos ambientais
causados pela sociedade contemporânea, tais como a poluição, descartes indevidos
de resíduos, entre outras agressões ao meio ambiente. Dentro de um princípio
sustentável, a Química, está estudando e implementando atitudes para melhorar a
qualidade de vida do ser humano. Segundo PRADO (2003) a Química Verde tem a
preocupação com o desenvolvimento de tecnologias e processos incapazes de causar
poluição. “Além dos benefícios ambientais, tal pensamento apresenta também um
impacto econômico graças à diminuição de gastos com o armazenamento e tratamento
de resíduos, a descontaminação e o pagamento de indenizações” (PRADO, p. 738,
2003). Dentro da proposta da Química Verde, podemos incluir a produção de sabão
com óleo reutilizado, como prática sustentável que reduz significativamente o
impacto ambiental e econômico causado pelo descarte indevido deste resíduo. A
proposta dessa pesquisa é a reutilização do óleo através da produção do sabão
ecológico nas escolas de tempo integral. O projeto que propomos foi realizado
pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em
Ciências Naturais numa escola de tempo integral, em Teresina no Piauí, desde
2010, fomos motivados a desenvolver um projeto que tem uma perspectiva de pensar
em sustentabilidade como responsabilidade coletiva e como ações para melhorar o
ambiente escolar; adotar práticas de consumo e produção ou vice-versa, portanto
sustentáveis, viáveis na escola. Nesse contexto os objetivos gerais previstos na
oficina foram: refletir sobre as possibilidades de Sustentabilidade na Escola,
motivar a comunidade escolar a fazer coleta seletiva de lixo e promover a
Sustentabilidade como aspecto relevante para a preservação do meio ambiente.
MATERIAL E MÉTODOS: A oficina foi realizada na semana pedagógica da escola que ocorreu em fevereiro
de 2013, com uma carga horária de 8 h distribuídas em duas manhãs intercaladas
por 48 horas. O primeiro momento consistiu da explanação de bases teóricas,
envolvendo a história do sabão, os materiais, a reação química, entre outras
informações. No segundo momento foi realizada a prática de produção do sabão com
os participantes da oficina. Todos os participantes na manipulação do sabão
estavam devidamente vestidos com batas e utilizando os EPI´s – Equipamentos de
Proteção Individual, como luvas, óculos de proteção e máscaras. A prática foi
realizada em um ambiente aberto, ao ar livre, para a proteção dos participantes.
Os materiais utilizados foram: 4 litros de óleo coletado na cozinha da escola, 2
litros de água, ½ copo de sabão em pó, 5 ml de essência aromatizante e 1 kg de
Hidróxido de Sódio (NaOH) – Soda Cáustica, substância química classificada como
uma base forte, considerada altamente corrosiva, podendo causar queimaduras,
cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade, por isso a necessidade
de cuidado no manuseio, bem como a proteção de todos os participantes do
procedimento.
No terceiro momento, 48 h após a prática da produção do sabão, foi feita a
culminância da oficina, onde os ministrantes e grupos que participaram,
apresentaram o resultado final e todo o procedimento para a realização da
prática, para os demais funcionários da escola que participavam de outras
oficinas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A escolha e execução da receita foi bem sucedida, resultou num sabão de boa
qualidade, onde os participantes testaram e mostraram para os espectadores sua
funcionalidade e a praticidades na sua confecção, além de ser um produto de
primeira necessidade em uma cozinha e poder ser obtido com um custo muito baixo.
Esse fato impressionou e motivou muitos participantes, com a possibilidade de
adotar essa prática em seu dia a dia. No grupo foi discutido e acordado que essa
ideia poderia ser adotada por escolas, principalmente as de regime de
funcionamento integral, tornando-as sustentáveis na produção de sabão, além de
todas as implicações que essa prática proporciona, tais como, reutilização,
redução de lixo, conscientização da comunidade escolar sobre proteção do meio
ambiente começando pela escola, visando estabelecer uma relação mais harmônica
entre consumidor e Meio Ambiente, ou seja, as escolas estariam inseridas no
contexto dos três R’s da sustentabilidade - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Como
resultado das discussões foi proposto a criação e divulgação de mais um posto de
coleta no município de Teresina, administrado pela escola, ou pela associação de
pais e mestres, ou pela comunidade, podendo se estender, futuramente, para a
secretaria do meio ambiente e a prefeitura de Teresina, gerando um projeto de
conscientização da população teresinense. A Coordenação Pedagógica da escola
apoiou o projeto e deu todo o suporte para sua realização, inclusive foi adotado
como uma atividade contínua na escola. Na Semana do Meio Ambiente da escola, que
ocorrerá no período de 3 a 7 de julho de 2013, a oficina será realizada junto
aos alunos e pais, sendo assim, uma oportunidade de divulgação e ampliação do
conceito de sustentabilidade e da prática de preservação do meio ambiente.
CONCLUSÕES: A coleta e tratamento do óleo de fritura nas escolas poderão tomar proporções
significativas na contribuição para a preservação do meio ambiente e na qualidade
de vida da população. Esse fato se mostra por dois aspectos: primeiro, o óleo
residual não será descartado na rede de esgoto, diminuindo a contaminação da água
e solo; e segundo, contribuirá para a redução de gastos da escola tornando-a
sustentável; além de prestar serviços de conscientização ambiental nas escolas e
residências, mostrando como é importante reciclar e reutilizar resíduos que
degradam o meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Universidade Federal do Piauí - UFPI/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID/CAPES e ao CETI Professor Darcy Araújo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PRADO, A. G. S. Química verde, os desafios da química do novo milênio. Química Nova, Vol. 26, Nº. 5, p. 738-744, 2003.