Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A Utilização de Recursos Didáticos no Conteúdo Isomeria Óptica
AUTORES: de Araujo Azevedo, J. (IFRN) ; Costa da Silva, A.F. (IFRN)
RESUMO: O Ensino de Química e principalmente da Química Orgânica é hoje uma das grandes
preocupações dos docentes. Para muitos alunos principalmente do Ensino Médio a
química é uma disciplina difícil. Hoje em dia com o avanço da tecnologia e
modernização dos campos escolares é necessário que o educador encontre e invista
em novas metodologias que facilitem o seu trabalho. O objetivo deste artigo é
propor aos atuais e futuros docentes a implantação de recursos didáticos para o
ensino de Química na temática Isomeria óptica. Estes recursos poderão ser
produzidos pelos próprios educadores, são recursos de baixo custo, mas que
promovem a produção do conhecimento, como despertar a atenção dos alunos em sala
de aula.
PALAVRAS CHAVES: Recurso didático; Isomeria óptica; Ensino médio
INTRODUÇÃO: O Ensino de Química tem sido uma das grandes preocupações para os docentes nos
últimos anos, pois para muitos alunos a química é uma ciência difícil, sendo
muito complicada para alguns professores torná-la mais atraente e mais dinâmica.
Os educadores têm apontado como solução para o problema, o investimento em novas
metodologias que facilitem o trabalho docente, a assimilação e produção dos
conteúdos ministrados. Entretanto, uma ação inovadora causa certa resistência em
alguns professores que desenvolvem uma prática tradicional, mas percebe-se que
existem recursos baratos e que podem ser produzidos em casa. Um estudo realizado
por Silva e Del Pino (2003) demonstrou que os alunos de ensino médio têm
dificuldades de compreensão dos fenômenos que constituem a disciplina de Química
abordada no ensino médio. Por diversas vezes é vista como um assunto que não
desperta o interesse dos estudantes, apesar de possuir um conteúdo vasto que se
encontra extremamente presente em nosso cotidiano. O Brasil hoje se encontra em
estado de escassez quando se fala em modernização de escolas, muitas não possuem
laboratório para a realização das aulas práticas.
Este trabalho surge da necessidade de se estudar o conteúdo Isomeria Óptica,
conteúdo este que é visto como difícil para alunos do 3º ano do ensino médio. Ao
ministrar este tipo de aula há uma necessidade de buscar métodos baratos e
fáceis que possa facilitar a execução desta aula. Desta maneira podem ocorrer
mudanças no ensino tradicional contribuindo significativamente na compreensão do
aluno sobre os diversos segmentos da Isomeria óptica. Portanto, o objetivo deste
estudo é apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de Química, a partir
de métodos didáticos que facilitem a compreensão do conteúdo em questão.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa teve como fundamentação teórica vídeos e artigos científicos de
recursos didáticos no ensino de Química. A atividade foi realizada no ano de
2013 no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Norte- IFRN, no curso de Licenciatura 6 º período, no turno matutino, durante as
aulas da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química I. Foi possível
analisar que, como docente, conseguiu-se atrair a atenção dos colegas, como
também o envolvimento destes ao expor os materiais para a explicação da Isomeria
óptica. Analisou-se também que a utilização deste recurso didático influencia o
ensino e aprendizagem de química, podendo ser utilizados para interferir na
realidade vivenciada nas aulas de química no ensino médio.
Inicialmente foi feito uma breve introdução sobre a Isomeria óptica que é um
caso particular da Isomeria espacial que só ocorre em moléculas quirais. Um
objeto Quiral não é idêntico a sua imagem especular, a imagem e o objeto não são
superponíveis. Para esclarecimento sobre a simetria, que é um carbono ligado a
quatro grupos iguais utilizou-se para a explicação da simetria 2(duas)letras(A )
feitas de cartolina. O segundo exemplo utilizou-se a molécula do metano (CH4 ),
feita de bolas de isopor. Logo após as estruturas foram colocadas em frente ao
espelho e foi possível analisar que a imagem refletida são sobreponíveis. Para
explicar sobre o carbono assimétrico no qual é um carbono que está ligado a
quatro grupos diferentes, foi tomado como exemplo a molécula do bromocloroflúor-
metano (CHFClBr), feitas com bolas de isopor . Para explicar sobre a luz
polarizada utilizou-se 2 (dois) canos de PVC de 30 cm, e uma folha de cartolina
com uma abertura no meio no mesmo ângulo do cano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os métodos didáticos podem influenciar efetivamente na aprendizagem de conteúdos
químicos de maneira interativa. Percebe-se em relatos de alunos do ensino médio
a necessidade de haver nas aulas de químicas estratégias pedagógicas que sejam
eficientes e interativas, ou seja, formas mais real de como funciona a Química.
Muitos destes discentes acreditam na hipótese que através de métodos didáticos
pode-se aprender mais rápido e assimilar de forma mais eficiente o conteúdo, mas
para isso é necessário que o professor adote novos métodos e estratégias de
ensino que motivem e torne as aulas de química, mais especificamente a isomeria
óptica, ainda mais dinâmica e contextualizada. Contudo ao ministrar a aula e ao
usar estes recursos didáticos alternativos, observou-se que foi possível
transmitir as informações com mais facilidade, pois verificou-se que os colegas
de sala mostraram mais interesse e surpresos pela forma que foi transmitido o
conteúdo Isomeria óptica. Além de proporcionar a compreensão do conteúdo
explicado em sala de aula, observando que à medida que a aula avançava e os
recursos eram utilizados, observou-se que os alunos assimilavam bem as
informações. Após a realização da apresentação da aula, percebeu-se através das
opiniões dos colegas, que eles se interessaram pelo recurso didático, visto que
se familiarizaram com o tema mais facilmente de forma prazerosa e estimulante.
Assim certificou-se que este recurso pode despertar nos alunos mais interesse em
estudar o conteúdo. Os recursos didáticos citados acima são materiais de preço
mínimo que podem ser feitos em sala de aula junto com os alunos.
Molécula de CH4
Imagem especular é sobreponivel
Polarizador
Luz polarizada
CONCLUSÕES: Conclui-se, portanto, que o trabalho executado mostrou que a utilização destes
materiais são recursos auxiliares e complementares para o processo de ensino-
aprendizagem no ensino da Química, que irá contribui de forma satisfatória para
que o aluno do ensino médio reconheça a simetria, a polarização e outros diversos
fatores dos compostos orgânicos de forma mais didática, interessante e divertida.
A partir deste estudo, tem-se que os recursos didáticos podem ser utilizados como
ferramenta fundamental,oferecendo aos alunos uma aprendizagem mais significativa
da isomeria óptica.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por fazer parte do PIBID e a Deus por me dá sabedoria para a
conclusão deste artigo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, J. DEL PINO C. Análise do capítulo ligação química nos manuais didáticos de Química Geral. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Resumos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003
DIAS,I.; GONÇALVES,M.; OLIVEIRA,M. A influência dos jogos influência dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química nas escolas estaduais do centro de Teresina.Universidade Estadual do Piauí – UESPI, bolsista PIBIC/UESPI.Disponívelem:<http://www.uespi.br/prop/XSIMPOSIO/TRABALHOS/INICIACAO/Ciencias%20da%20Natureza/A%20INFLUENCIA%20DOS%20JOGOS%20DIDATICOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20E%20APRENDIZAGEM%20DE%20QUIMICA%20NAS%20ESCOLAS%20ESTADUAIS%20DO%20CENTRO%20DE%20TERESINA.pdf> Acesso 27 maio 2013.
LEAL, Murilo Cruz. Didática da química – fundamentos e práticas para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
SOUZA,G. As exigências para o ensino da química com os novos métodos de ensino. 1º Congresso Paranaense de Educação em Química 2009. Disponível em:<http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18284654620090622.pdf>Acesso 27 maio 2013.