11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Escola selo verde.

AUTORES: Ribeiro, I. (IFCE)

RESUMO: Com vistas à sustentabilidade ambiental, as práticas como o reuso de água, aproveitamento energético, reciclagem de resíduos sólidos e arborização de ambientes urbanos têm se tornado cada vez mais comuns e necessárias. O projeto selo verde escolar visa à implantação de soluções sustentáveis em escolas, baseados em quatro eixos de atuação: água, energia, resíduos sólidos e arborização. O projeto piloto se deu em uma escola de ensino integrado do município de Maracanaú, Fortaleza - CE(Escola de Ensino Médio Profissional Governador Luiz Gonzaga Mota). Implementadas as ações propostas, até o presente momento, a escola enquadrou-se no selo verde escolar nível C.

PALAVRAS CHAVES: sustentabilidade; economia; selo verde

INTRODUÇÃO: A cada dia, com o aumento da demanda por recursos ambientais, torna-se mais urgente a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental. Práticas como o reuso de água, aproveitamento energético, reciclagem de resíduos sólidos e arborização de ambientes urbanos têm se tornado cada vez mais comuns e necessárias. A busca pela manutenção e/ou melhoria na qualidade de vida, deve vir acompanhada de soluções de maior eficiência no uso dos recursos naturais, de menor impacto ambiental e de justiça social, pautados por valores éticos. A sociedade busca um novo modelo de desenvolvimento que responda a estas questões, um novo paradigma definido como desenvolvimento sustentável (MOTTA,2009). O objetivo geral do projeto é desenvolver soluções ambientais sustentáveis em escolas do município de Maracanaú, contribuindo, assim, com a política ambiental já existente no município. Ao contrário do ecossistema, a escola é uma unidade de consumo que não recicla a quantidade de resíduos que gera (Waldman- Schneider). Buscou-se envolver os alunos de maneira que eles mesmos dessem continuidade ao projeto a fim de se buscar instituir tais ações como conteúdo curricular nas escolas. A implantação desse projeto na escola visa os mesmos preceitos já citados acima, onde a política de sustentabilidade deve ser praticada diariamente e colocar no entendimento dos alunos a importância do mesmo. Para a escola fica o legado de um selo que pode coloca-la como escola ecologicamente correta já que o município de Maracanaú tem um projeto de cidade mais verde e contenção de carbono.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente procuramos a direção da escola, onde procedeu-se a apresentação do projeto. Posteriormente foi realizada uma reunião geral para apresentação do projeto aos alunos participantes. Cerca de 10 alunos foram designados para cada eixo de atuação. O projeto piloto se deu em uma única escola, mas a experiência servirá de modelo para a expansão do mesmo. Quando dessa expansão, cada escola terá o objetivo de implementar o maior número de ações possíveis, dentro dos eixos propostos. A proposta é que, a médio ou longo prazo, seja instituído um “selo verde escolar”, com conceito variando de “D”(pior) a “A”(melhor), dependendo do número de ações implementadas em cada escola. Ano a ano, as escolas buscarão a melhoria contínua e, com isso, uma cultura sustentável saudável será incutida no meio escolar do município. EIXO ÁGUA Foi realizada uma oficina com os alunos do eixo água, ensinando a construir um pluviômetro a partir de garrafa descartável. Foram utilizadas garrafas PET de 2,5 litros para construir um pluviômetro caseiro.Na oficina foi ensinado como fazer a leitura do mesmo. EIXO ENERGIA:Assim como no eixo água, foi realizada uma palestra educativa, que deu início à campanha contra o desperdício de energia. A campanha se deu com a disseminação das ideias expostas na palestra educativa e também foram utilizados materiais impressos para a concepção da campanha. EIXO RESÍDUOS SÓLIDOS: caracterização dos resíduos inorgânicos da escola O objetivo era ver como estava o desperdício e diminuí-lo.EIXO ARBORIZAÇÃO:se deu pelo método de plantio de mudas . As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Maracanaú (SEMAM). Foram ensinadas técnicas de plantio e realizado um dia para tal atividade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Logo após serem utilizados todos os quatro eixos verificou-se que os alunos tiveram uma mudança de comportamento em relação ao que diziam conhecer sobre os eixos. Foram trabalhados com o projeto aspectos de algumas dimensões como o social onde vem a questão da mudança de paradigma, as mudanças de perfil do consumidor. No aspecto econômico o consumo consciente e as relações econômicas, captação e reciclagem de água, campanha de atitudes conscientes. No aspecto ambiente natural economia de recursos naturais, opções pelo uso preferencial de energia limpa e casa ecológica. A capacidade do recipiente onde se mediu o volume dos resíduos representativos foi calculada a partir das dimensões de seu diâmetro e altura, por ser de área circular. Seu volume mediu 0,011 m³, e o peso do lixo contido nele igual a 0,291 kg. Dividindo a massa pelo volume, temos que: a massa específica dos resíduos sólidos da escola é de 26 kg/m³. Desse total - 291 g de lixo - o percentual que cada fração representa do total. Na campanha contra desperdício de alimentos, criou-se um ranking das turmas que menos desperdiça comida. Todos os dias as sobras de alimentos provenientes da cantina são pesados e lançados numa planilha. Como as sobras são separadas em recipientes diferentes, é possível saber quanto cada turma desperdiçou. Na campanha lixo no lixo, foram confeccionados cartazes para conscientização dos alunos quanto à segregação e acondicionamento dos resíduos sólidos. Assim foi desenvolvido nos alunos em termos práticos e operacionais atividades com concepção sustentável disseminando um conjunto de ideias.

CONCLUSÕES: Realizadas as ações propostas concluiu-se que: • O desenvolvimento do projeto Escola Selo Verde propiciou a complementação da grade curricular dos alunos, visto que as ações demandaram conhecimento interdisciplinar, como por exemplo, as ciências: botânica, hidrologia, matemática, economia, física, sociologia, dentre outras; • A realização do ciclo de palestras foi bem recebida pelo corpo de alunos e professores da escola, alcançando seu objetivo de conscientização e envolvimento destes no projeto;

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EMBRAPA. Cultivo da Erva-Mate. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Erva-mate/CultivodaErvaMate/08_6_plantio.htm>. Acesso em: 06 abr. 2012.

MOTTA, Silvio R. F.; AGUILAR, Maria Teresa P.. SUSTENTABILIDADE E PROCESSOS DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES. Gestão & Tecnologia de Projetos, Minas Gerais, v. 4, n. , p.84-119, 1 maio 2009.

NATUREBA. Dicas de Economia de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.natureba.com.br/>. Acesso em: 16 abr. 2012.

SILVA, Monica Maria Pereira da & LEITE, Valderi Duarte. Diagnóstico ambiental realizado segundo a percepção de educadoras do ensino fundamental de duas escolas da rede pública do município de Campina Grande- PB. In Anais do 21ª Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa, 2001; outros.