Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Escola selo verde.
AUTORES: Ribeiro, I. (IFCE)
RESUMO: Com vistas à sustentabilidade ambiental, as práticas como o reuso de água,
aproveitamento energético, reciclagem de resíduos sólidos e arborização de
ambientes urbanos têm se tornado cada vez mais comuns e necessárias. O projeto
selo verde escolar visa à implantação de soluções sustentáveis em escolas,
baseados em quatro eixos de atuação: água, energia, resíduos sólidos e
arborização. O projeto piloto se deu em uma escola de ensino integrado do
município de Maracanaú, Fortaleza - CE(Escola de Ensino Médio Profissional
Governador Luiz Gonzaga Mota). Implementadas as ações propostas, até o presente
momento, a escola enquadrou-se no selo verde escolar nível C.
PALAVRAS CHAVES: sustentabilidade; economia; selo verde
INTRODUÇÃO: A cada dia, com o aumento da demanda por recursos ambientais, torna-se mais
urgente a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental. Práticas como o
reuso de água, aproveitamento energético, reciclagem de resíduos sólidos e
arborização de ambientes urbanos têm se tornado cada vez mais comuns e
necessárias.
A busca pela manutenção e/ou melhoria na qualidade de vida, deve vir acompanhada
de soluções de maior eficiência no uso dos recursos naturais, de menor impacto
ambiental e de justiça social, pautados por valores éticos. A sociedade busca um
novo modelo de desenvolvimento que responda a estas questões, um novo paradigma
definido como desenvolvimento sustentável (MOTTA,2009).
O objetivo geral do projeto é desenvolver soluções ambientais sustentáveis em
escolas do município de Maracanaú, contribuindo, assim, com a política ambiental
já existente no município. Ao contrário do ecossistema, a escola é uma unidade
de consumo que não recicla a quantidade de resíduos que gera (Waldman-
Schneider). Buscou-se envolver os alunos de maneira que eles mesmos dessem
continuidade ao projeto a fim de se buscar instituir tais ações como conteúdo
curricular nas escolas.
A implantação desse projeto na escola visa os mesmos preceitos já citados acima,
onde a política de sustentabilidade deve ser praticada diariamente e colocar no
entendimento dos alunos a importância do mesmo. Para a escola fica o legado de
um selo que pode coloca-la como escola ecologicamente correta já que o município
de Maracanaú tem um projeto de cidade mais verde e contenção de carbono.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente procuramos a direção da escola, onde procedeu-se a apresentação do
projeto. Posteriormente foi realizada uma reunião geral para apresentação do
projeto aos alunos participantes. Cerca de 10 alunos foram designados para cada
eixo de atuação. O projeto piloto se deu em uma única escola, mas a experiência
servirá de modelo para a expansão do mesmo. Quando dessa expansão, cada escola
terá o objetivo de implementar o maior número de ações possíveis, dentro dos
eixos propostos.
A proposta é que, a médio ou longo prazo, seja instituído um “selo verde
escolar”, com conceito variando de “D”(pior) a “A”(melhor), dependendo do número
de ações implementadas em cada escola. Ano a ano, as escolas buscarão a melhoria
contínua e, com isso, uma cultura sustentável saudável será incutida no meio
escolar do município.
EIXO ÁGUA
Foi realizada uma oficina com os alunos do eixo água, ensinando a construir um
pluviômetro a partir de garrafa descartável. Foram utilizadas garrafas PET de
2,5 litros para construir um pluviômetro caseiro.Na oficina foi ensinado como
fazer a leitura do mesmo.
EIXO ENERGIA:Assim como no eixo água, foi realizada uma palestra educativa, que
deu início à campanha contra o desperdício de energia. A campanha se deu com a
disseminação das ideias expostas na palestra educativa e também foram utilizados
materiais impressos para a concepção da campanha.
EIXO RESÍDUOS SÓLIDOS: caracterização dos resíduos inorgânicos da escola O
objetivo era ver como estava o desperdício e diminuí-lo.EIXO ARBORIZAÇÃO:se deu
pelo método de plantio de mudas . As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio
Ambiente de Maracanaú (SEMAM). Foram ensinadas técnicas de plantio e realizado
um dia para tal atividade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Logo após serem utilizados todos os quatro eixos verificou-se que os alunos
tiveram uma mudança de comportamento em relação ao que diziam conhecer sobre os
eixos.
Foram trabalhados com o projeto aspectos de algumas dimensões como o social onde
vem a questão da mudança de paradigma, as mudanças de perfil do consumidor. No
aspecto econômico o consumo consciente e as relações econômicas, captação e
reciclagem de água, campanha de atitudes conscientes. No aspecto ambiente
natural economia de recursos naturais, opções pelo uso preferencial de energia
limpa e casa ecológica.
A capacidade do recipiente onde se mediu o volume dos resíduos representativos
foi calculada a partir das dimensões de seu diâmetro e altura, por ser de área
circular. Seu volume mediu 0,011 m³, e o peso do lixo contido nele igual a 0,291
kg.
Dividindo a massa pelo volume, temos que: a massa específica dos resíduos
sólidos da escola é de 26 kg/m³. Desse total - 291 g de lixo - o percentual que
cada fração representa do total.
Na campanha contra desperdício de alimentos, criou-se um ranking das turmas que
menos desperdiça comida. Todos os dias as sobras de alimentos provenientes da
cantina são pesados e lançados numa planilha. Como as sobras são separadas em
recipientes diferentes, é possível saber quanto cada turma desperdiçou.
Na campanha lixo no lixo, foram confeccionados cartazes para conscientização dos
alunos quanto à segregação e acondicionamento dos resíduos sólidos. Assim foi
desenvolvido nos alunos em termos práticos e operacionais atividades com
concepção sustentável disseminando um conjunto de ideias.
CONCLUSÕES: Realizadas as ações propostas concluiu-se que:
• O desenvolvimento do projeto Escola Selo Verde propiciou a complementação da
grade curricular dos alunos, visto que as ações demandaram conhecimento
interdisciplinar, como por exemplo, as ciências: botânica, hidrologia, matemática,
economia, física, sociologia, dentre outras;
• A realização do ciclo de palestras foi bem recebida pelo corpo de alunos e
professores da escola, alcançando seu objetivo de conscientização e envolvimento
destes no projeto;
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EMBRAPA. Cultivo da Erva-Mate. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Erva-mate/CultivodaErvaMate/08_6_plantio.htm>. Acesso em: 06 abr. 2012.
MOTTA, Silvio R. F.; AGUILAR, Maria Teresa P.. SUSTENTABILIDADE E PROCESSOS DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES. Gestão & Tecnologia de Projetos, Minas Gerais, v. 4, n. , p.84-119, 1 maio 2009.
NATUREBA. Dicas de Economia de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.natureba.com.br/>. Acesso em: 16 abr. 2012.
SILVA, Monica Maria Pereira da & LEITE, Valderi Duarte. Diagnóstico ambiental realizado segundo a percepção de educadoras do ensino fundamental de duas escolas da rede pública do município de Campina Grande- PB. In Anais do 21ª Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa, 2001; outros.