Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: PROJETO: SEPARAÇÃO DE CORANTES PRESENTES EM DOCES COMERCIAIS
AUTORES: Andrade, T.M. (IFAL)
RESUMO: Esse projeto foi desenvolvido por uma aluna do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas - IFAL e bolsista do PIBID, que teve por finalidade elaborar e aplicar atividades experimentais envolvendo o cotidiano para alunos do ensino médio. A prática foi escolhida e desenvolvida após verificação das curiosidades do dia a dia. Os materiais utilizados foram de baixo custo incentivando a prática fora do ambiente escolar, tendo como principal objetivo, mostrar aos alunos que em química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Facilitando a compreensão a respeito dos temas propostos através da prática experimental de fácil aplicação, além de tornar a disciplina de química mais atraente.
PALAVRAS CHAVES: Aplicação; Prática; Corantes
INTRODUÇÃO: Um corante alimentar é qualquer substância adicionada ao alimento com a finalidade de modificar sua cor. Pode ser usado tanto industrialmente quanto na culinária, como é o caso do colorau, produzido a partir da semente de urucum. As pessoas associam certas cores com determinados sabores. Por causa disso, a cor do alimento tem a capacidade de influenciar na percepção do sabor em praticamente tudo, do doce ao vinho. Por esta razão, as indústrias alimentícias adicionam a coloração em seus produtos, como citado no sítio Wikipédia sobre corantes alimentares. A variação de cor nos alimentos durante as estações do ano e a consequência de seu processamento e armazenagem muitas vezes fazem a adição de cor algo comercialmente vantajoso no intuito de manter a cor esperada ou preferida pelo consumidor. Algumas das principais razões para isso incluem: Compensar a perda de cor devida à luminosidade, ar, excesso de temperatura, umidade e condições de armazenagem, de acordo com sítio Wikipédia afim de Realçar cores naturamente presentes; Conferir identidade aos alimentos; Proteger flavores e vitaminas dos danos causados pela luz; Propósitos decorativos. Um dos corantes mais empregados nos alimentos é o amarelo tartrazina - proibido em países da Europa. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga que haja um alerta sobre a presença desse corante - mas só nos medicamentos. "Este produto contém o corante amarelo tartrazina, que pode causar reações de natureza alérgica, entras as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico", diz o texto obrigatório no web site gazeta digital em 28 de agosto de 2006 em artigo com o título “Doces contêm excesso de corantes”.
MATERIAL E MÉTODOS: A realização das atividades ocorreu na escola estadual Onélia Campelo localizada na cidade de Maceió/AL. A escolha da prática experimental deu-se de acordo com a curiosidade do cotidiano. O experimento aplicado foi separação de corantes em doces comerciais o conteúdo abordado através da realização dessa prática experimental foi separação de misturas, a metodologia utilizada teve como objetivo mostrar as características do ensino de química avaliando sua importância e dificuldades, através de um questionário aplicado após o experimento que tinha os seguintes questionamentos (1ª) Porque alguns corantes mantém uma única cor durante o processo cromatográfico e outros se desdobram em várias cores? (2ª) Qual a diferença na utilização de diferentes solventes no experimento? (3ª) Por que alguns corantes se movimentam mais, ficando mais próximos do topo do papel que os outros? (ª4) Verifique se no rótulo do confeito, está descrito quais corantes foram usados e tente associar essa informação ao seu resultado. (5ª) Na sua opinião qual a relevância da utilização deste procedimento dentro do assunto no que aborda a química de alimentos?. O presente experimento foi realizado com alunos do Ensino médio a fim de verificar o grau de conhecimento dos estudantes em torno do assunto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto Separação de corantes presentes em doces comerciais teve como objetivo principal incentivar os alunos na busca das teorias de Química associadas com a prática na intenção da interação da disciplina com mais frequência no cotidiano e não só com o objetivo obrigatório de conquistar notas no ensino médio incentivando-os a buscar e resolver suas curiosidades.
As dúvidas dos alunos durante a atividade prática fez com que os mesmos notoriamente se interessassem imediatamente pelo assunto abordado ocorrendo várias ações de incentivo a buscar a disciplina não só naquele momento, mas fazendo-os perceber que eles foram ainda mais além conseguindo associar a teoria química antes tão longe com o cotidiano de cada um. Antes mesmo de iniciarmos o experimento era bastante visível o interesse dos alunos e no momento em que se abriram os questionamentos identificou-se várias situações percebendo que alguns não sabiam sequer onde buscar respostas, algo bem interessante. Tendo em vista que muitos viram apenas breves assuntos da química até porque muitos estão bem no inicio do ano e ainda não tiveram nem aulas.
No quesito questionário eles acharam que seria difícil responder as perguntas e muitos ficaram chutando respostas, porém após o experimento foi bastante proveitoso o aproveitamento dos alunos que já começaram a responder o questionário, sem muitos questionamentos. A experiência fez com que os alunos analisassem as substâncias agora com outros olhos e após que verificassem que a química esta presente não só em salas de aulas, mas também em seu dia a dia.
CONCLUSÕES: Este projeto facilitou a compreensão a respeito dos temas propostos através da prática experimental de fácil aplicação, além de tornar a disciplina Química mais atraente e dessa forma, aumentar o interesse por parte dos alunos pela mesma, além de abordar aspectos que facilitem o entendimento da natureza dos aditivos que são empregados nos alimentos, a exemplo dos corantes, Qualquer meio de aperfeiçoamento para o aprendizado é de grande valia no quesito dinâmica em sala de aula, o que proporciona ao alunado um meio diferente e prático de aprendizado.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/4/materia/119992, http://pt.wikipedia.org/wiki/Corante_alimentar